Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | spa |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016 |
Resumo: | Este trabalho tem o objetivo de identificar, descrever e analisar os estudos empíricos publicados no Brasil sobre a motivação no ensino aprendizagem de ELE. Diversos autores nacionais e internacionais (ANDRADE, S.,2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre outros) apontam a motivação como um dos principais fatores individuais que influencia o processo de aprendizagem aquisição de uma LE. Por esta razão, realizamos uma revisão bibliográfica em torno dos estudos locais brasileiros relacionados com o assunto, na tentativa de oferecer um breve panorama deles. Os dados foram levantados mediante uma busca intensa nos bancos de dados do CAPES e nos bancos de teses e dissertações de universidades do Brasil. Os resultados apontam que as pesquisas se centralizam nos fatores emocionais, na autonomia, na metodologia de ensino e nos materiais, e que a metodologia de pesquisa se baseia em procedimentos qualitativos, mas na maioria dos casos, os instrumentos de coleta de dados não foram suficientemente eficazes para dar consistência aos estudos; contudo os resultados apontam que existe motivação intrínseca e extrínseca nos aprendizes. |
id |
UFCG_463baa23604c1f873798387eec6993a2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/18016 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.Motivation in teaching ELE learning: the forgotten dimension.Español como lengua extranjeraFactores emocionales - aprendizajeMotivación - aprendizaje de españolEnseñanza de español - motivaciónEnsino de língua espanholaEspanhol como língua estrangeiraMotivação para aprendizagem - espanholFatores emocionais - aprendizagemLetras.Este trabalho tem o objetivo de identificar, descrever e analisar os estudos empíricos publicados no Brasil sobre a motivação no ensino aprendizagem de ELE. Diversos autores nacionais e internacionais (ANDRADE, S.,2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre outros) apontam a motivação como um dos principais fatores individuais que influencia o processo de aprendizagem aquisição de uma LE. Por esta razão, realizamos uma revisão bibliográfica em torno dos estudos locais brasileiros relacionados com o assunto, na tentativa de oferecer um breve panorama deles. Os dados foram levantados mediante uma busca intensa nos bancos de dados do CAPES e nos bancos de teses e dissertações de universidades do Brasil. Os resultados apontam que as pesquisas se centralizam nos fatores emocionais, na autonomia, na metodologia de ensino e nos materiais, e que a metodologia de pesquisa se baseia em procedimentos qualitativos, mas na maioria dos casos, os instrumentos de coleta de dados não foram suficientemente eficazes para dar consistência aos estudos; contudo os resultados apontam que existe motivação intrínseca e extrínseca nos aprendizes.Este trabajo tiene el objetivo de identificar, describir y analizar los estudios empíricos publicados en Brasil sobre la motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE. Diversos autores nacionales e internacionales (ANDRADE, S., 2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre otros) apuntan la motivación como uno de los principales factores individuales que inciden en el proceso de aprendizaje adquisición de una LE. Por consiguiente, se hizo una revisión bibliográfica en torno a los estudios locales brasileños relacionados con el asunto, en la tentativa de ofrecer un breve panorama de estos. Los datos se recogieron mediante una busca intensa en bancos de datos de CAPES y bancos de teses y disertaciones de universidades de Brasil. Los resultados apuntan que las investigaciones se centralizan en los factores emocionales, la autonomía, la metodología de enseñanza y los materiales, y que la metodología de investigación se basa en procedimientos cualitativos, pero, en la mayoría de los casos, los instrumentos de recogida de datos no fueran suficientemente eficaces para dar consistencia a los estudios; asimismo los resultados apuntan que hay motivación intrínseca y extrínseca en los aprendices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTASET, Idelso Espinosa.TASET, I. E.http://lattes.cnpq.br/2636005288639730SOUZA, Fábio Márques de.MILREU, Isis.ARAÚJO, Joilma Fernandes de.2018-08-012021-04-09T17:53:30Z2021-04-092021-04-09T17:53:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016ARAÚJO, Joilma Fernandes de. Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. 2018. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T18:44:33Zoai:localhost:riufcg/18016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T18:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. Motivation in teaching ELE learning: the forgotten dimension. |
title |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. |
spellingShingle |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. ARAÚJO, Joilma Fernandes de. Español como lengua extranjera Factores emocionales - aprendizaje Motivación - aprendizaje de español Enseñanza de español - motivación Ensino de língua espanhola Espanhol como língua estrangeira Motivação para aprendizagem - espanhol Fatores emocionais - aprendizagem Letras. |
title_short |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. |
title_full |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. |
title_fullStr |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. |
title_full_unstemmed |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. |
title_sort |
Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. |
author |
ARAÚJO, Joilma Fernandes de. |
author_facet |
ARAÚJO, Joilma Fernandes de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
TASET, Idelso Espinosa. TASET, I. E. http://lattes.cnpq.br/2636005288639730 SOUZA, Fábio Márques de. MILREU, Isis. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Joilma Fernandes de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Español como lengua extranjera Factores emocionales - aprendizaje Motivación - aprendizaje de español Enseñanza de español - motivación Ensino de língua espanhola Espanhol como língua estrangeira Motivação para aprendizagem - espanhol Fatores emocionais - aprendizagem Letras. |
topic |
Español como lengua extranjera Factores emocionales - aprendizaje Motivación - aprendizaje de español Enseñanza de español - motivación Ensino de língua espanhola Espanhol como língua estrangeira Motivação para aprendizagem - espanhol Fatores emocionais - aprendizagem Letras. |
description |
Este trabalho tem o objetivo de identificar, descrever e analisar os estudos empíricos publicados no Brasil sobre a motivação no ensino aprendizagem de ELE. Diversos autores nacionais e internacionais (ANDRADE, S.,2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre outros) apontam a motivação como um dos principais fatores individuais que influencia o processo de aprendizagem aquisição de uma LE. Por esta razão, realizamos uma revisão bibliográfica em torno dos estudos locais brasileiros relacionados com o assunto, na tentativa de oferecer um breve panorama deles. Os dados foram levantados mediante uma busca intensa nos bancos de dados do CAPES e nos bancos de teses e dissertações de universidades do Brasil. Os resultados apontam que as pesquisas se centralizam nos fatores emocionais, na autonomia, na metodologia de ensino e nos materiais, e que a metodologia de pesquisa se baseia em procedimentos qualitativos, mas na maioria dos casos, os instrumentos de coleta de dados não foram suficientemente eficazes para dar consistência aos estudos; contudo os resultados apontam que existe motivação intrínseca e extrínseca nos aprendizes. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-01 2021-04-09T17:53:30Z 2021-04-09 2021-04-09T17:53:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016 ARAÚJO, Joilma Fernandes de. Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. 2018. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Joilma Fernandes de. Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. 2018. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744484671422464 |