Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Joilma Fernandes de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de identificar, descrever e analisar os estudos empíricos publicados no Brasil sobre a motivação no ensino aprendizagem de ELE. Diversos autores nacionais e internacionais (ANDRADE, S.,2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre outros) apontam a motivação como um dos principais fatores individuais que influencia o processo de aprendizagem aquisição de uma LE. Por esta razão, realizamos uma revisão bibliográfica em torno dos estudos locais brasileiros relacionados com o assunto, na tentativa de oferecer um breve panorama deles. Os dados foram levantados mediante uma busca intensa nos bancos de dados do CAPES e nos bancos de teses e dissertações de universidades do Brasil. Os resultados apontam que as pesquisas se centralizam nos fatores emocionais, na autonomia, na metodologia de ensino e nos materiais, e que a metodologia de pesquisa se baseia em procedimentos qualitativos, mas na maioria dos casos, os instrumentos de coleta de dados não foram suficientemente eficazes para dar consistência aos estudos; contudo os resultados apontam que existe motivação intrínseca e extrínseca nos aprendizes.
id UFCG_463baa23604c1f873798387eec6993a2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/18016
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.Motivation in teaching ELE learning: the forgotten dimension.Español como lengua extranjeraFactores emocionales - aprendizajeMotivación - aprendizaje de españolEnseñanza de español - motivaciónEnsino de língua espanholaEspanhol como língua estrangeiraMotivação para aprendizagem - espanholFatores emocionais - aprendizagemLetras.Este trabalho tem o objetivo de identificar, descrever e analisar os estudos empíricos publicados no Brasil sobre a motivação no ensino aprendizagem de ELE. Diversos autores nacionais e internacionais (ANDRADE, S.,2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre outros) apontam a motivação como um dos principais fatores individuais que influencia o processo de aprendizagem aquisição de uma LE. Por esta razão, realizamos uma revisão bibliográfica em torno dos estudos locais brasileiros relacionados com o assunto, na tentativa de oferecer um breve panorama deles. Os dados foram levantados mediante uma busca intensa nos bancos de dados do CAPES e nos bancos de teses e dissertações de universidades do Brasil. Os resultados apontam que as pesquisas se centralizam nos fatores emocionais, na autonomia, na metodologia de ensino e nos materiais, e que a metodologia de pesquisa se baseia em procedimentos qualitativos, mas na maioria dos casos, os instrumentos de coleta de dados não foram suficientemente eficazes para dar consistência aos estudos; contudo os resultados apontam que existe motivação intrínseca e extrínseca nos aprendizes.Este trabajo tiene el objetivo de identificar, describir y analizar los estudios empíricos publicados en Brasil sobre la motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE. Diversos autores nacionales e internacionales (ANDRADE, S., 2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre otros) apuntan la motivación como uno de los principales factores individuales que inciden en el proceso de aprendizaje adquisición de una LE. Por consiguiente, se hizo una revisión bibliográfica en torno a los estudios locales brasileños relacionados con el asunto, en la tentativa de ofrecer un breve panorama de estos. Los datos se recogieron mediante una busca intensa en bancos de datos de CAPES y bancos de teses y disertaciones de universidades de Brasil. Los resultados apuntan que las investigaciones se centralizan en los factores emocionales, la autonomía, la metodología de enseñanza y los materiales, y que la metodología de investigación se basa en procedimientos cualitativos, pero, en la mayoría de los casos, los instrumentos de recogida de datos no fueran suficientemente eficaces para dar consistencia a los estudios; asimismo los resultados apuntan que hay motivación intrínseca y extrínseca en los aprendices.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGTASET, Idelso Espinosa.TASET, I. E.http://lattes.cnpq.br/2636005288639730SOUZA, Fábio Márques de.MILREU, Isis.ARAÚJO, Joilma Fernandes de.2018-08-012021-04-09T17:53:30Z2021-04-092021-04-09T17:53:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016ARAÚJO, Joilma Fernandes de. Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. 2018. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016spainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-23T18:44:33Zoai:localhost:riufcg/18016Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-23T18:44:33Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
Motivation in teaching ELE learning: the forgotten dimension.
title Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
spellingShingle Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
ARAÚJO, Joilma Fernandes de.
Español como lengua extranjera
Factores emocionales - aprendizaje
Motivación - aprendizaje de español
Enseñanza de español - motivación
Ensino de língua espanhola
Espanhol como língua estrangeira
Motivação para aprendizagem - espanhol
Fatores emocionais - aprendizagem
Letras.
title_short Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
title_full Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
title_fullStr Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
title_full_unstemmed Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
title_sort Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada.
author ARAÚJO, Joilma Fernandes de.
author_facet ARAÚJO, Joilma Fernandes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv TASET, Idelso Espinosa.
TASET, I. E.
http://lattes.cnpq.br/2636005288639730
SOUZA, Fábio Márques de.
MILREU, Isis.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Joilma Fernandes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Español como lengua extranjera
Factores emocionales - aprendizaje
Motivación - aprendizaje de español
Enseñanza de español - motivación
Ensino de língua espanhola
Espanhol como língua estrangeira
Motivação para aprendizagem - espanhol
Fatores emocionais - aprendizagem
Letras.
topic Español como lengua extranjera
Factores emocionales - aprendizaje
Motivación - aprendizaje de español
Enseñanza de español - motivación
Ensino de língua espanhola
Espanhol como língua estrangeira
Motivação para aprendizagem - espanhol
Fatores emocionais - aprendizagem
Letras.
description Este trabalho tem o objetivo de identificar, descrever e analisar os estudos empíricos publicados no Brasil sobre a motivação no ensino aprendizagem de ELE. Diversos autores nacionais e internacionais (ANDRADE, S.,2012; GARCÍA, 2004; GARDNER 2007; JIMÉNEZ, 2005; WILLIAMS y BURDEN, 1999, entre outros) apontam a motivação como um dos principais fatores individuais que influencia o processo de aprendizagem aquisição de uma LE. Por esta razão, realizamos uma revisão bibliográfica em torno dos estudos locais brasileiros relacionados com o assunto, na tentativa de oferecer um breve panorama deles. Os dados foram levantados mediante uma busca intensa nos bancos de dados do CAPES e nos bancos de teses e dissertações de universidades do Brasil. Os resultados apontam que as pesquisas se centralizam nos fatores emocionais, na autonomia, na metodologia de ensino e nos materiais, e que a metodologia de pesquisa se baseia em procedimentos qualitativos, mas na maioria dos casos, os instrumentos de coleta de dados não foram suficientemente eficazes para dar consistência aos estudos; contudo os resultados apontam que existe motivação intrínseca e extrínseca nos aprendizes.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-01
2021-04-09T17:53:30Z
2021-04-09
2021-04-09T17:53:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016
ARAÚJO, Joilma Fernandes de. Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. 2018. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016
identifier_str_mv ARAÚJO, Joilma Fernandes de. Motivación en la enseñanza aprendizaje de ELE: la dimensión olvidada. 2018. 62f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18016
dc.language.iso.fl_str_mv spa
language spa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744484671422464