Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Rafael Gomes da.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
Resumo: A consciência sócio-ambiental tem gerado oportunidades mercadológicas significativas para a criação de novos negócios. Devido a isto empresas têm adotado aspectos ambientais e sociais no planejamento estratégico, mas as mesmas têm encontrado dificuldades em identificar uma estratégia que satisfaça as suas necessidades de acordo com suas contingências, demonstrando-se pessimistas em relação aos investimentos ambientais. O trabalho propõe a análise do posicionamento ambiental estratégico adotado pelas empresas do setor de confecções de Campina Grande, a partir de um estudo realizado na CoopNatural. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semi-estruturada como principal meio de levantamento de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que a empresa que compõem tal setor, foi capaz de incorporar uma imagem de responsabilidade ecológica e social, que liga as práticas organizacionais ao produto final, e que investimentos ambientais podem gerar retornos econômicos, bem como, se tornarem importantes fontes de vantagem competitiva.
id UFCG_470119935246dae79dd600b87291c354
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5407
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.Strategic environmental positioning: the case of Coopnatural.Gestão ambientalGestão estratégicaPosicionamento ambiental estratégicoEnvironmental managementStrategic managementEnvironmental strategic positioningAdministraçãoA consciência sócio-ambiental tem gerado oportunidades mercadológicas significativas para a criação de novos negócios. Devido a isto empresas têm adotado aspectos ambientais e sociais no planejamento estratégico, mas as mesmas têm encontrado dificuldades em identificar uma estratégia que satisfaça as suas necessidades de acordo com suas contingências, demonstrando-se pessimistas em relação aos investimentos ambientais. O trabalho propõe a análise do posicionamento ambiental estratégico adotado pelas empresas do setor de confecções de Campina Grande, a partir de um estudo realizado na CoopNatural. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semi-estruturada como principal meio de levantamento de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que a empresa que compõem tal setor, foi capaz de incorporar uma imagem de responsabilidade ecológica e social, que liga as práticas organizacionais ao produto final, e que investimentos ambientais podem gerar retornos econômicos, bem como, se tornarem importantes fontes de vantagem competitiva.The socio-environmental awareness has created significant marketing opportunities for the creation of new business. Because of this business has adopted the environmental and social strategic planning, but they have found difficulties in identifying a strategy that meets their needs according to its contingency, demonstrating itself pessimistic in relation to environmental investments. The paper proposes the analysis of environmental positioning strategies adopted by companies in the sector of clothing from Campina Grande, from a study in CoopNatural. As the methodology was carried out a search of character exploratory, descriptive and qualitative, using a semi- structured interview as the primary means of survey data. The results showed that the companies that make up this sector, was able to incorporate an image of social and ecological responsibility, which links the organizational practices to the final product, and environmental investments that can generate economic returns, and become important sources of competitive advantage.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGFREITAS, Lúcia Santana de.FREITAS, L. S.http://lattes.cnpq.br/4689902016970348SOUSA, Darcon.SOUSA, D.http://lattes.cnpq.br/5848730942873666LEAL, Francisco Nery.LEAL, F. N.http://lattes.cnpq.br/9480406503625125COSTA, Rafael Gomes da.20092019-08-03T04:41:25Z20092019-08-03T04:41:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407COSTA, Rafael Gomes da. Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural. 2009. 61 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Dispnível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-24T18:09:42Zoai:localhost:riufcg/5407Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-24T18:09:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
Strategic environmental positioning: the case of Coopnatural.
title Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
spellingShingle Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
COSTA, Rafael Gomes da.
Gestão ambiental
Gestão estratégica
Posicionamento ambiental estratégico
Environmental management
Strategic management
Environmental strategic positioning
Administração
title_short Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
title_full Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
title_fullStr Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
title_full_unstemmed Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
title_sort Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural.
author COSTA, Rafael Gomes da.
author_facet COSTA, Rafael Gomes da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv FREITAS, Lúcia Santana de.
FREITAS, L. S.
http://lattes.cnpq.br/4689902016970348
SOUSA, Darcon.
SOUSA, D.
http://lattes.cnpq.br/5848730942873666
LEAL, Francisco Nery.
LEAL, F. N.
http://lattes.cnpq.br/9480406503625125
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Rafael Gomes da.
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão ambiental
Gestão estratégica
Posicionamento ambiental estratégico
Environmental management
Strategic management
Environmental strategic positioning
Administração
topic Gestão ambiental
Gestão estratégica
Posicionamento ambiental estratégico
Environmental management
Strategic management
Environmental strategic positioning
Administração
description A consciência sócio-ambiental tem gerado oportunidades mercadológicas significativas para a criação de novos negócios. Devido a isto empresas têm adotado aspectos ambientais e sociais no planejamento estratégico, mas as mesmas têm encontrado dificuldades em identificar uma estratégia que satisfaça as suas necessidades de acordo com suas contingências, demonstrando-se pessimistas em relação aos investimentos ambientais. O trabalho propõe a análise do posicionamento ambiental estratégico adotado pelas empresas do setor de confecções de Campina Grande, a partir de um estudo realizado na CoopNatural. Quanto à metodologia utilizada, foi realizada uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e qualitativo, utilizando-se de uma entrevista semi-estruturada como principal meio de levantamento de dados. Os resultados obtidos evidenciaram que a empresa que compõem tal setor, foi capaz de incorporar uma imagem de responsabilidade ecológica e social, que liga as práticas organizacionais ao produto final, e que investimentos ambientais podem gerar retornos econômicos, bem como, se tornarem importantes fontes de vantagem competitiva.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2019-08-03T04:41:25Z
2019-08-03T04:41:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
COSTA, Rafael Gomes da. Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural. 2009. 61 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Dispnível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
identifier_str_mv COSTA, Rafael Gomes da. Posicionamento estratégico ambiental: o caso da Coopnatural. 2009. 61 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Dispnível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5407
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744384125566976