A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Vanessa Ferreira.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15621
Resumo: A grande permanência dos jovens em ambientes de ensino traz consigo a necessidade de que estes sejam agradáveis, acolhedores e aconchegantes. A cor aplicada em ambientes tem sido objeto de pesquisas em diferentes áreas de conhecimento, devido aos efeitos e influências que a mesma pode exercer sobre os indivíduos. Nesse contexto, considera-se que o projeto da cor de ambientes escolares deve avaliar a adequação e usabilidade do espaço e levar em conta tais fenômenos, visando o conforto visual e bem-estar psicológico dos usuários. Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções afetivas de alunos do Ensino Médio em relação às cores aplicadas nas paredes das salas de aula. Trata-se de estudo exploratório, com abordagem quali-quantitativa, realizado com 139 alunos do Ensino Médio de duas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Foram realizadas fotografias panorâmicas em formato 360º das salas de aula, cujas cores foram alteradas por meio digital. Nas paredes, originalmente brancas, foram aplicadas quatro cores distintas: amarelo, vermelho, verde e azul claros, preservando-se as cores do teto, piso e mobiliário já existentes. Foram utilizados óculos de realidade virtual tridimensional para proporcionar aos participantes uma sensação de imersão no ambiente simulado, com a possibilidade de explorá-lo visualmente por diferentes ângulos. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, buscando-se averiguar possíveis efeitos da mudança da cor nas respostas emocionais. A ferramenta utilizada para medir o Afeto Positivo (AP) e o Afeto Negativo (AN) foi a Positive and Negative Affect Schedule - Versão Portuguesa Reduzida (PANAS-VPR). Os resultados não apresentaram afeto negativo. Houve alterações na intensidade do afeto positivo, mostrando uma predileção dos alunos por ambientes coloridos. O vermelho e azul claros foram as tonalidades que apresentaram afeto positivo mais intenso, enquanto a cor atual das salas de aula (ambiente predominantemente branco) não obteve veemência no afeto positivo.
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Esta pesquisa tem como objetivo analisar as percepções afetivas de alunos do Ensino Médio em relação às cores aplicadas nas paredes das salas de aula. Trata-se de estudo exploratório, com abordagem quali-quantitativa, realizado com 139 alunos do Ensino Médio de duas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. Foram realizadas fotografias panorâmicas em formato 360º das salas de aula, cujas cores foram alteradas por meio digital. Nas paredes, originalmente brancas, foram aplicadas quatro cores distintas: amarelo, vermelho, verde e azul claros, preservando-se as cores do teto, piso e mobiliário já existentes. Foram utilizados óculos de realidade virtual tridimensional para proporcionar aos participantes uma sensação de imersão no ambiente simulado, com a possibilidade de explorá-lo visualmente por diferentes ângulos. Os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, buscando-se averiguar possíveis efeitos da mudança da cor nas respostas emocionais. A ferramenta utilizada para medir o Afeto Positivo (AP) e o Afeto Negativo (AN) foi a Positive and Negative Affect Schedule - Versão Portuguesa Reduzida (PANAS-VPR). Os resultados não apresentaram afeto negativo. Houve alterações na intensidade do afeto positivo, mostrando uma predileção dos alunos por ambientes coloridos. O vermelho e azul claros foram as tonalidades que apresentaram afeto positivo mais intenso, enquanto a cor atual das salas de aula (ambiente predominantemente branco) não obteve veemência no afeto positivo.The extended permanence of young people in school spaces brings with it the need for pleasant, welcoming and cozy environments. The color applied in environments has been a research object for many different knowledge areas, due to the effect and influences that it can have under individuals. In this context, it is considered that the color design of school spaces must evaluate suitability and usability of the space and take such phenomena into consideration, aiming for the visual comfort and the psychological well-being of the users. This research aims to analyze the affective perception of high school students regarding the colors used on the walls of the classrooms. It is an exploratory research with a quali-quantitative approach, involving 139 high school students from two full-time citizen schools in Paraíba. 360-degree panoramic photographs of the classrooms were taken, and the colors were changed digitally. On the originally white walls, four different colors were applied: yellow, red, green and light blue – the colors of the ceiling, the floor and the furniture remained the same. Virtual reality three-dimensional glasses were used to provide a feeling of immersion in the simulated environment, with the possibility to explore it visually through different angles. The data were collected through semi-structured questionnaires, aiming at investigating possible effects of the color changes on the emotional response of the participants. The tool used to measure the Positive Affect (PA) and the Negative Affect (NA) was the Positive and Negative Affect Schedule – Reduced Portuguese Version (PANAS-RPV). The results did not present a negative affect. There were alterations on the intensity of the positive affect, showing students’ preference for colorful environments. Red and light blue were the colors which presented the most intense positive affect, while the current color of the classrooms (a mostly white environment) did not obtained vehemence in positive affection.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGNUFCGPEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.PEREIRA, C. P. A.http://lattes.cnpq.br/6212993906357383SILVA, Camila Assis Peres.ELALI, Gleice Azambuja.OLIVEIRA, Vanessa Ferreira.2020-08-192020-09-25T09:15:36Z2020-09-252020-09-25T09:15:36Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15621OLIVEIRA, V. F. A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas Escolas Cidadãs Integrais na Paraíba. 2020. 120 f. Dissertação (Mestrado em Design) – Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-10-15T07:04:25Zoai:localhost:riufcg/15621Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-10-15T07:04:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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