A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas escolas cidadãs integrais na Paraíba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Vanessa Ferreira
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Carla Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/173026
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções afetivas de estudantes do ensino médio de duas escolas públicas situadas em duas cidades do interior do estado da Paraíba, em relação às cores aplicadas nas paredes internas de suas salas de aula. O método utilizado foi a simulação virtual de mudança das cores nos ambientes internos das salas de aula, sua projeção e posterior visualização desses ambientes por 139 alunos participantes, a fim de registrar suas percepções. As ferramentas utilizadas foram: câmera digital, fotografias digitais em formato panorâmico de 360 graus, uso de cores distintas (amarelo, vermelho, verde e azul) aplicadas nas paredes internas, óculos de realidade virtual tridimensional, questionários semiestruturados e a escala Positive and Negative Affect Schedule – Versão Portuguesa Reduzida (PANASVPR). Os resultados obtidos mostraram predileção por ambientes coloridos, destacando-se as cores vermelha clara e azul clara com afeto positivo mais intenso.
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spelling A percepção da cor ambiental em salas de aula do ensino médio: um estudo em duas escolas cidadãs integrais na Paraíba The perception of environmental color in high school classrooms: a study in two integrated citizen schools in ParaíbaCorambiente escolarpercepção da corafetoensino médioColorSchool environmentPerception of colorAffectHigh SchoolO objetivo desta pesquisa foi identificar as percepções afetivas de estudantes do ensino médio de duas escolas públicas situadas em duas cidades do interior do estado da Paraíba, em relação às cores aplicadas nas paredes internas de suas salas de aula. O método utilizado foi a simulação virtual de mudança das cores nos ambientes internos das salas de aula, sua projeção e posterior visualização desses ambientes por 139 alunos participantes, a fim de registrar suas percepções. As ferramentas utilizadas foram: câmera digital, fotografias digitais em formato panorâmico de 360 graus, uso de cores distintas (amarelo, vermelho, verde e azul) aplicadas nas paredes internas, óculos de realidade virtual tridimensional, questionários semiestruturados e a escala Positive and Negative Affect Schedule – Versão Portuguesa Reduzida (PANASVPR). Os resultados obtidos mostraram predileção por ambientes coloridos, destacando-se as cores vermelha clara e azul clara com afeto positivo mais intenso.The aim of this research is to analyze the affective perceptions of public high school students from two cities in the interior of the state of Paraíba, in relation to the colors applied on the internal walls of the classrooms. The research method was the virtual simulation through color changes in the interior of classrooms, its projection and the subsequent visualization of these environments by students in order to verify their affective perceptions. The tools used were: digital camera, 360-degree panoramic digital photographs, distinct colors – yellow, red, green and blue – applied on the interior walls, virtual reality three-dimensional glasses, semi-structure questionnaires and the Positive and Negative Affect Schedule – Reduced Portuguese Version (PANASVPV). The results show a preference to colorful environments, with light red and light blue with the most intense positive affect.Profa. Andrea Buchidid Loewen2022-02-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/17302610.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2022.173026PosFAUUSP; v. 29 n. 54 (2022); e173026Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 29 No. 54 (2022); e173026Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP; Vol. 29 Núm. 54 (2022); e1730262317-27621518-9554reponame:Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/posfau/article/view/173026/179969Copyright (c) 2022 Vanessa Ferreira Oliveira, Carla Patrícia Pereirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Vanessa FerreiraPereira, Carla Patrícia2023-02-23T13:21:20Zoai:revistas.usp.br:article/173026Revistahttp://www.revistas.usp.br/posfauPUBhttp://www.revistas.usp.br/posfau/oairvposfau@usp.br||2317-27621518-9554opendoar:2023-02-23T13:21:20Pós. Revista do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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