Uma abordagem de nanociência e nanotecnologia no ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAIS, Mariza Fernandes de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8378
Resumo: A nanociência é vista como uma ciência nova que permite inúmeras aplicações na nanotecnologia. É uma tecnologia que tem se destacado muito. É um novo mundo para a ciência, o mundo nanômétrico. É uma área que tem contribuído para o crescimento econômico de diversos países. A nanociência e nanotecnologia prometem inovações em tudo. Desta forma ela não poderá deixar de ser incluída na educação básica. Ela precisa ser inserida no currículo das escolas urgentemente. O objetivo deste trabalho é introduzir o conceito de nanociência e nanotecnologia em uma escola de ensino médio, e apresentar as diversas aplicações existentes na nanotecnologia, que são obtidos a partir do uso dos nanomateriais, destacando os alótropos do carbono que são os nanomateriais de interesse no nosso trabalho, e permite inúmeras aplicações na nanotecnologia. Este trabalho foi desenvolvido na escola estadual Cidadã integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, através de uma disciplina eletiva. Os alunos participantes foram Dos anos 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Para alcançar o objetivo proposto por nós, elaboramos uma sequência de estudos, que foi aplicada no segundo semestre do ano de 2018. A disciplina nanociência e nanotecnologia teve uma duração de cinco meses. As aulas foram distribuídas da seguinte forma: Começamos abordando alguns tópicos da física quântica que são essenciais a compreensão do tema nanociência, logo após iniciamos as aulas sobre nanociência e nanotecnologia, definindo cada um dos dois termos em seguida explorando o estudo dos alótropos do carbono, que são eles: grafite, diamante, Grafeno, nanotubos de carbono e fulereno, os quais possuem muitas aplicações na nanotecnologia, principalmente na medicina, eletrônica, meio ambiente, farmácia e nos cosméticos. Os materiais utilizados na sala de aula foram apostilas, filmes, documentários, dinâmicas e apresentações em slides. Para coleta dos resultados sobre a introdução deste tópico na escola, utilizamos um questionário como método de avaliação. As respostas apresentadas pelos alunos não tiveram muitas divergências com o tema que foi trabalhado na eletiva. A partir desta pesquisa os discentes passaram a ter uma compreensão melhor acerca do tema. Eles transpareceram ter uma nova visão sobre a importância da ciência na sociedade, e a necessidade dela ser discutida no ambiente escolar de forma muito mais ampla.
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spelling Uma abordagem de nanociência e nanotecnologia no ensino médio.A nanoscience and nanotechnology approach in high school.Una aproximación a la nanociencia y la nanotecnología en el bachillerato.Ensino médioNanotecnologia.NanociênciaTeachingNanotechnologyBachilleratoFísicaA nanociência é vista como uma ciência nova que permite inúmeras aplicações na nanotecnologia. É uma tecnologia que tem se destacado muito. É um novo mundo para a ciência, o mundo nanômétrico. É uma área que tem contribuído para o crescimento econômico de diversos países. A nanociência e nanotecnologia prometem inovações em tudo. Desta forma ela não poderá deixar de ser incluída na educação básica. Ela precisa ser inserida no currículo das escolas urgentemente. O objetivo deste trabalho é introduzir o conceito de nanociência e nanotecnologia em uma escola de ensino médio, e apresentar as diversas aplicações existentes na nanotecnologia, que são obtidos a partir do uso dos nanomateriais, destacando os alótropos do carbono que são os nanomateriais de interesse no nosso trabalho, e permite inúmeras aplicações na nanotecnologia. Este trabalho foi desenvolvido na escola estadual Cidadã integral Orlando Venâncio dos Santos, em Cuité-PB, através de uma disciplina eletiva. Os alunos participantes foram Dos anos 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Para alcançar o objetivo proposto por nós, elaboramos uma sequência de estudos, que foi aplicada no segundo semestre do ano de 2018. A disciplina nanociência e nanotecnologia teve uma duração de cinco meses. As aulas foram distribuídas da seguinte forma: Começamos abordando alguns tópicos da física quântica que são essenciais a compreensão do tema nanociência, logo após iniciamos as aulas sobre nanociência e nanotecnologia, definindo cada um dos dois termos em seguida explorando o estudo dos alótropos do carbono, que são eles: grafite, diamante, Grafeno, nanotubos de carbono e fulereno, os quais possuem muitas aplicações na nanotecnologia, principalmente na medicina, eletrônica, meio ambiente, farmácia e nos cosméticos. Os materiais utilizados na sala de aula foram apostilas, filmes, documentários, dinâmicas e apresentações em slides. Para coleta dos resultados sobre a introdução deste tópico na escola, utilizamos um questionário como método de avaliação. As respostas apresentadas pelos alunos não tiveram muitas divergências com o tema que foi trabalhado na eletiva. A partir desta pesquisa os discentes passaram a ter uma compreensão melhor acerca do tema. Eles transpareceram ter uma nova visão sobre a importância da ciência na sociedade, e a necessidade dela ser discutida no ambiente escolar de forma muito mais ampla.Nanoscience is seen as a new science that allows numerous applications in nanotechnology, is a technology that has stood out a lot, is a new world for science, the nanometer world is an area that has contributed to the economic growth of various countries. Nanoscience and nanotechnology promises innovations at all. In this way nanoscience and nanotechnology can not fail to be included in basic education, it needs to be inserted in the curriculum of schools urgently. The aim of this work is to introduce the concept of nanoscience and nanotechnology in a high school, and present the various applications in nanotechnology that are obtained from the use of nanomaterials, highlighting the carbon allotropes that are the nanomaterials of interest in the our work, and allows numerous applications in nanotechnology. The work was developed at the state school Orlando Venâncio dos Santos, in Cuité-PB, through an elective course, the students were 1st, 2nd and 3rd year of high school. To achieve the goal proposed by us, we developed a sequence of studies, which was applied in the second half of 2018, the discipline nanoscience and nanotechnology lasted five months. The classes were distributed as follows: We began by discussing some topics of quantum physics that are essential for understanding the nanoscience theme, soon after we started the classes on nanoscience and nanotechnology, defining each of the two terms then exploring the study of carbon allotropes, which are: Graphene, carbon nanotubes and fullerene, which have many applications in nanotechnology, mainly in medicine, electronics, environment, pharmacy and cosmetics. The materials used in the classroom were handouts, films, documentaries, dynamics and slide presentations. To collect the results on the introduction of this topic in school, we used a questionnaire as an evaluation method, the answers presented by the students did not have many differences with the topic that was worked in the elective. From this research the students have a better understanding about the subject, they will have a new vision about the importance of science in society, and the need to be discussed in the school environment much more broadly.La nanociencia es vista como una nueva ciencia que permite numerosas aplicaciones en nanotecnología. Es una tecnología que ha destacado mucho. Es un nuevo mundo para la ciencia, el mundo nanométrico. Es un área que ha contribuido al crecimiento económico de varios países. La nanociencia y la nanotecnología prometen innovaciones en todo. Por lo tanto, no puede dejar de incluirse en la educación básica. Es urgente que se inserte en el currículo de las escuelas. El objetivo de este trabajo es introducir el concepto de nanociencia y nanotecnología en un colegio secundario, y dar a conocer las diversas aplicaciones existentes en nanotecnología, que se obtienen a partir del uso de nanomateriales, destacando los alótropos de carbono que son los nanomateriales de interés en nuestro trabajo, y permite numerosas aplicaciones en nanotecnología. Este trabajo fue desarrollado en la escuela estatal Ciudadano Integral Orlando Venâncio dos Santos, en Cuité-PB, a través de una asignatura optativa. Los estudiantes participantes eran de 1°, 2° y 3° año de bachillerato. Para lograr el objetivo propuesto por nosotros, desarrollamos una secuencia de estudios, la cual fue aplicada en el segundo semestre de 2018. La disciplina de nanociencia y nanotecnología tuvo una duración de cinco meses. Las clases se distribuyeron de la siguiente manera: comenzamos abordando algunos temas de física cuántica que son esenciales para comprender el tema de la nanociencia, luego comenzamos las clases sobre nanociencia y nanotecnología, definiendo cada uno de los dos términos, luego explorando el estudio de los alótropos de carbono. , que son: grafito, diamante, grafeno, nanotubos de carbono y fullereno, que tienen múltiples aplicaciones en nanotecnología, principalmente en medicina, electrónica, medio ambiente, farmacia y cosmética. Los materiales utilizados en el aula fueron folletos, películas, documentales, dinámicas y diapositivas. Para recoger los resultados sobre la introducción de este tema en la escuela, utilizamos un cuestionario como método de evaluación. Las respuestas presentadas por los estudiantes no tuvieron muchas divergencias con el tema trabajado en la electiva. A partir de esta investigación, los estudiantes comenzaron a tener una mejor comprensión del tema. Parecían tener una nueva visión sobre la importancia de la ciencia en la sociedad y la necesidad de que se discutiera en el ámbito escolar de una manera mucho más amplia.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Educação e Saúde - CESUFCGJAVIER, Luis Alberto Terrazos.Terrazos, L. A.http://lattes.cnpq.br/8685343970026801FRAZÃO, Nilton Ferreira.FRAZÃO, Nilton Ferreirahttp://lattes.cnpq.br/8166419576714173ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.MORAIS, Mariza Fernandes de.2019-07-042019-10-23T09:53:00Z2019-10-232019-10-23T09:53:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/8378MORAIS, Mariza Fernandes de. Uma abordagem de nanociência e nanotecnologia no ensino médio. 2019. 84 fl. 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