Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama, Cátia Fernandes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar o ensino e aprendizado de conceitos da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio, envolvendo o estudo dos nanomateriais e seus impactos na sociedade. Muitas vezes a percepção da nanociência e da nanotecnologia está associada a atividades científicas desenvolvidas em laboratórios sofisticados e caros, o que estabelece uma barreira para o seu ensino e aprendizagem. Sendo o carbono um elemento muito comum na natureza, o estudo das nanopartículas de carbono permite introduzir conceitos da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo, e assim possibilitando a aproximação dos alunos de um dos ramos centrais da ciência atual.
id USP_64f56339fac90cf9b18beb27911871cb
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-25112014-152017
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médioA proposal for teaching nanoscience and nanotechnology, in high school physics classesAprendizagemCarbonCarbonoEnsinoLearningNanociênciaNanoparticlesNanopartículasNanoscienceNanotechnologyNanotecnologiaTeachingO objetivo deste trabalho é investigar o ensino e aprendizado de conceitos da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio, envolvendo o estudo dos nanomateriais e seus impactos na sociedade. Muitas vezes a percepção da nanociência e da nanotecnologia está associada a atividades científicas desenvolvidas em laboratórios sofisticados e caros, o que estabelece uma barreira para o seu ensino e aprendizagem. Sendo o carbono um elemento muito comum na natureza, o estudo das nanopartículas de carbono permite introduzir conceitos da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo, e assim possibilitando a aproximação dos alunos de um dos ramos centrais da ciência atual.The purpose of this study is to investigate the teaching and learning of concepts of nanoscience and nanotechnology in high school, involving the study of nanomaterials and its impact on society. Many times the perception of nanoscience and nanotechnology is associated with scientific activities developed in sophisticated and expensive laboratories; this idea establishes a barrier to teaching and learning. Since carbon is a very common element in nature, the study of carbon nanoparticles allows us to introduce concepts of nanoscience and nanotechnology in the classroom, using low cost materials and, thus, making possible the approach of the students to one of the central branches of modern science.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPessoa Junior, Osvaldo FrotaGama, Cátia Fernandes2013-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-25112014-152017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
A proposal for teaching nanoscience and nanotechnology, in high school physics classes
title Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
spellingShingle Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
Gama, Cátia Fernandes
Aprendizagem
Carbon
Carbono
Ensino
Learning
Nanociência
Nanoparticles
Nanopartículas
Nanoscience
Nanotechnology
Nanotecnologia
Teaching
title_short Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
title_full Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
title_fullStr Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
title_full_unstemmed Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
title_sort Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
author Gama, Cátia Fernandes
author_facet Gama, Cátia Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pessoa Junior, Osvaldo Frota
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama, Cátia Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem
Carbon
Carbono
Ensino
Learning
Nanociência
Nanoparticles
Nanopartículas
Nanoscience
Nanotechnology
Nanotecnologia
Teaching
topic Aprendizagem
Carbon
Carbono
Ensino
Learning
Nanociência
Nanoparticles
Nanopartículas
Nanoscience
Nanotechnology
Nanotecnologia
Teaching
description O objetivo deste trabalho é investigar o ensino e aprendizado de conceitos da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio, envolvendo o estudo dos nanomateriais e seus impactos na sociedade. Muitas vezes a percepção da nanociência e da nanotecnologia está associada a atividades científicas desenvolvidas em laboratórios sofisticados e caros, o que estabelece uma barreira para o seu ensino e aprendizagem. Sendo o carbono um elemento muito comum na natureza, o estudo das nanopartículas de carbono permite introduzir conceitos da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo, e assim possibilitando a aproximação dos alunos de um dos ramos centrais da ciência atual.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1815257346328231936