Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/ |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar o ensino e aprendizado de conceitos da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio, envolvendo o estudo dos nanomateriais e seus impactos na sociedade. Muitas vezes a percepção da nanociência e da nanotecnologia está associada a atividades científicas desenvolvidas em laboratórios sofisticados e caros, o que estabelece uma barreira para o seu ensino e aprendizagem. Sendo o carbono um elemento muito comum na natureza, o estudo das nanopartículas de carbono permite introduzir conceitos da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo, e assim possibilitando a aproximação dos alunos de um dos ramos centrais da ciência atual. |
id |
USP_64f56339fac90cf9b18beb27911871cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-25112014-152017 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médioA proposal for teaching nanoscience and nanotechnology, in high school physics classesAprendizagemCarbonCarbonoEnsinoLearningNanociênciaNanoparticlesNanopartículasNanoscienceNanotechnologyNanotecnologiaTeachingO objetivo deste trabalho é investigar o ensino e aprendizado de conceitos da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio, envolvendo o estudo dos nanomateriais e seus impactos na sociedade. Muitas vezes a percepção da nanociência e da nanotecnologia está associada a atividades científicas desenvolvidas em laboratórios sofisticados e caros, o que estabelece uma barreira para o seu ensino e aprendizagem. Sendo o carbono um elemento muito comum na natureza, o estudo das nanopartículas de carbono permite introduzir conceitos da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo, e assim possibilitando a aproximação dos alunos de um dos ramos centrais da ciência atual.The purpose of this study is to investigate the teaching and learning of concepts of nanoscience and nanotechnology in high school, involving the study of nanomaterials and its impact on society. Many times the perception of nanoscience and nanotechnology is associated with scientific activities developed in sophisticated and expensive laboratories; this idea establishes a barrier to teaching and learning. Since carbon is a very common element in nature, the study of carbon nanoparticles allows us to introduce concepts of nanoscience and nanotechnology in the classroom, using low cost materials and, thus, making possible the approach of the students to one of the central branches of modern science.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPPessoa Junior, Osvaldo FrotaGama, Cátia Fernandes2013-09-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2016-07-28T16:11:55Zoai:teses.usp.br:tde-25112014-152017Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212016-07-28T16:11:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio A proposal for teaching nanoscience and nanotechnology, in high school physics classes |
title |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio |
spellingShingle |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio Gama, Cátia Fernandes Aprendizagem Carbon Carbono Ensino Learning Nanociência Nanoparticles Nanopartículas Nanoscience Nanotechnology Nanotecnologia Teaching |
title_short |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio |
title_full |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio |
title_fullStr |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio |
title_sort |
Uma proposta para o ensino de nanociência e da nanotecnologia, nas aulas de física do ensino médio |
author |
Gama, Cátia Fernandes |
author_facet |
Gama, Cátia Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pessoa Junior, Osvaldo Frota |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama, Cátia Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem Carbon Carbono Ensino Learning Nanociência Nanoparticles Nanopartículas Nanoscience Nanotechnology Nanotecnologia Teaching |
topic |
Aprendizagem Carbon Carbono Ensino Learning Nanociência Nanoparticles Nanopartículas Nanoscience Nanotechnology Nanotecnologia Teaching |
description |
O objetivo deste trabalho é investigar o ensino e aprendizado de conceitos da nanociência e da nanotecnologia no ensino médio, envolvendo o estudo dos nanomateriais e seus impactos na sociedade. Muitas vezes a percepção da nanociência e da nanotecnologia está associada a atividades científicas desenvolvidas em laboratórios sofisticados e caros, o que estabelece uma barreira para o seu ensino e aprendizagem. Sendo o carbono um elemento muito comum na natureza, o estudo das nanopartículas de carbono permite introduzir conceitos da nanociência e da nanotecnologia em sala de aula, utilizando materiais de baixo custo, e assim possibilitando a aproximação dos alunos de um dos ramos centrais da ciência atual. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-09-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81131/tde-25112014-152017/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1815257346328231936 |