O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Nathan Nunes de.
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: BENEVENUTTI, Valdésio.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
Resumo: A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil.
id UFCG_489d21a0f988c62fc80bfb6e462a4eee
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32122
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Teresa Sousa (teresacris1027@gmail.com) on 2023-10-17T19:29:25Z No. of bitstreams: 1 O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE AUTOMÓVEIS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdf: 259487 bytes, checksum: 3dd6f3455610f8ee994e61f10e56b159 (MD5)Made available in DSpace on 2023-10-17T19:29:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE AUTOMÓVEIS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdf: 259487 bytes, checksum: 3dd6f3455610f8ee994e61f10e56b159 (MD5) Previous issue date: 2019A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.AutomóveisComportamento de consumidor de automóveisSegurança automotivaMercado automotivoSegurança de veículosConsumidor de automóveisTeste de colisão Latin NCAPAutomobilesCar consumer behaviorAutomotive safetyAutomotive marketVehicle safetyCar consumerLatin NCAP crash test7O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.The behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety.20192023-10-17T19:29:25Z2023-10-172023-10-17T19:29:25Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporOLIVEIRA, Nathan Nunes de.BENEVENUTTI, Valdésio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32122/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE AUTOMÓVEIS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR BRASILEIRO DE AUTOMÓVEIS - ANAIS VII SIMEP ARTIGO 2019.pdfapplication/pdf259487http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32122/1/O+COMPORTAMENTO+DO+CONSUMIDOR+BRASILEIRO+DE+AUTOM%C3%93VEIS+-+ANAIS+VII+SIMEP+ARTIGO+2019.pdf3dd6f3455610f8ee994e61f10e56b159MD51riufcg/321222023-11-28 15:14:17.515oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-28T14:35:37.908287Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety.
title O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
spellingShingle O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
OLIVEIRA, Nathan Nunes de.
Engenharia de Produção.
Automóveis
Comportamento de consumidor de automóveis
Segurança automotiva
Mercado automotivo
Segurança de veículos
Consumidor de automóveis
Teste de colisão Latin NCAP
Automobiles
Car consumer behavior
Automotive safety
Automotive market
Vehicle safety
Car consumer
Latin NCAP crash test
title_short O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
title_full O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
title_fullStr O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
title_full_unstemmed O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
title_sort O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
author OLIVEIRA, Nathan Nunes de.
author_facet OLIVEIRA, Nathan Nunes de.
BENEVENUTTI, Valdésio.
author_role author
author2 BENEVENUTTI, Valdésio.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Nathan Nunes de.
BENEVENUTTI, Valdésio.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
Automóveis
Comportamento de consumidor de automóveis
Segurança automotiva
Mercado automotivo
Segurança de veículos
Consumidor de automóveis
Teste de colisão Latin NCAP
Automobiles
Car consumer behavior
Automotive safety
Automotive market
Vehicle safety
Car consumer
Latin NCAP crash test
dc.subject.por.fl_str_mv Automóveis
Comportamento de consumidor de automóveis
Segurança automotiva
Mercado automotivo
Segurança de veículos
Consumidor de automóveis
Teste de colisão Latin NCAP
Automobiles
Car consumer behavior
Automotive safety
Automotive market
Vehicle safety
Car consumer
Latin NCAP crash test
description A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil.
publishDate 2019
dc.date.issued.fl_str_mv 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-17T19:29:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-17
2023-10-17T19:29:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
identifier_str_mv OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32122/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32122/1/O+COMPORTAMENTO+DO+CONSUMIDOR+BRASILEIRO+DE+AUTOM%C3%93VEIS+-+ANAIS+VII+SIMEP+ARTIGO+2019.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
3dd6f3455610f8ee994e61f10e56b159
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803131733931982848