O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 |
Resumo: | A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil. |
id |
UFCG_489d21a0f988c62fc80bfb6e462a4eee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/32122 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança.The behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety.AutomóveisComportamento de consumidor de automóveisSegurança automotivaMercado automotivoSegurança de veículosConsumidor de automóveisTeste de colisão Latin NCAPAutomobilesCar consumer behaviorAutomotive safetyAutomotive marketVehicle safetyCar consumerLatin NCAP crash testEngenharia de Produção.A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20192023-10-17T19:29:25Z2023-10-172023-10-17T19:29:25Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122porOLIVEIRA, Nathan Nunes de.BENEVENUTTI, Valdésio.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:14:17Zoai:localhost:riufcg/32122Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:14:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. The behavior of the Brazilian car consumer: a comparative analysis between two vehicles focused on safety. |
title |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. |
spellingShingle |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. OLIVEIRA, Nathan Nunes de. Automóveis Comportamento de consumidor de automóveis Segurança automotiva Mercado automotivo Segurança de veículos Consumidor de automóveis Teste de colisão Latin NCAP Automobiles Car consumer behavior Automotive safety Automotive market Vehicle safety Car consumer Latin NCAP crash test Engenharia de Produção. |
title_short |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. |
title_full |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. |
title_fullStr |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. |
title_full_unstemmed |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. |
title_sort |
O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. |
author |
OLIVEIRA, Nathan Nunes de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Nathan Nunes de. BENEVENUTTI, Valdésio. |
author_role |
author |
author2 |
BENEVENUTTI, Valdésio. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Nathan Nunes de. BENEVENUTTI, Valdésio. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Automóveis Comportamento de consumidor de automóveis Segurança automotiva Mercado automotivo Segurança de veículos Consumidor de automóveis Teste de colisão Latin NCAP Automobiles Car consumer behavior Automotive safety Automotive market Vehicle safety Car consumer Latin NCAP crash test Engenharia de Produção. |
topic |
Automóveis Comportamento de consumidor de automóveis Segurança automotiva Mercado automotivo Segurança de veículos Consumidor de automóveis Teste de colisão Latin NCAP Automobiles Car consumer behavior Automotive safety Automotive market Vehicle safety Car consumer Latin NCAP crash test Engenharia de Produção. |
description |
A aquisição de um automóvel pelo consumidor brasileiro deveria ser pautada em grande planejamento e estudo sobre as opções disponíveis no mercado, vista a importância e valor de tal bem. Contudo, percebe-se que dentre os três veículos mais vendidos de 2017, dois são destaques negativos em segurança automotiva, obtendo péssimo desempenho (nota mínima) no teste de colisão realizado pelo Latin NCAP. A partir disso, questiona-se o porque de carros com baixa qualidade em proteção veicular serem os líderes de vendas no mercado brasileiro, enquanto outras opções de mesmo valor e categoria, mas com qualidade em segurança muito superior,são menos preferidos pelos consumidores. Com isso, o estudo tem o objetivo geral de comprovar, analisar e compreender o comportamento do consumidor brasileiro ao dar pouca relevância para o quesito segurança no processo decisório de aquisição de um automóvel. Para isso, foi realizada uma pesquisa comparativa com proprietários de dois automóveis "chave" de mesma categoria e preço vendidos no Brasil. Um deles entrega baixa proteção aos seus ocupantes e mesmo assim é o líder de vendas, enquanto o outro é apenas o 21º mais vendido no ranking geral, porém, possui nota máxima no teste de colisão. Esta pesquisa, respondida por 200 proprietários (100 de cada veículo), buscava entender as razõesque os levaram a comprar o seu automóvel e o conhecimento de cada proprietário sobre segurança automotiva. Com a análise dos resultados da pesquisa foi possível chegar a conclusões a respeito do perfil e caracateristicas do comportamento do consumidor dos dois automóveis comercializados no Brasil. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2023-10-17T19:29:25Z 2023-10-17 2023-10-17T19:29:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Nathan Nunes de; BENEVENUTTI, Valdésio. O comportamento do consumidor brasileiro de automóveis: uma análise comparativa entre dois veículos voltada ao quesito segurança. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 7., 2019. Anais [...]. Montes Claros - MG: Faculdade Santo Agostinho - FASA, 2019. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744595039289344 |