Relatório final da prática de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Lana Camila Gomes de.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403
Resumo: A realização do estágio supervisionado é uma fase essencial para a reflexão dos professores em formação, um a vez que auxilia na formação da identidade profissional e permite uma articulação entre o estudo teórico e a atividade prática em sala de aula. De acordo com Borssoi (2008), o estágio pode ser compreendido como um a via fundamental na formação do professor, pois além de possibilitar a relação teoria-prática, permite a participação do aluno da licenciatura no contato com outros conhecimentos, como: do campo de trabalho, pedagógicos, administrativos, organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Além do mais, é durante o estágio supervisionado que o professor em formação pode demonstrar sua aptidão técnica, criatividade e independência em sala de aula, como aponta Bianchi et al (2005). Por isso, o estágio supervisionado vai além do cumprimento de exigências acadêmicas, proporcionando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Para a realização do estágio supervisionado, requisito para formação dos alunos graduandos do curso de licenciatura em História, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada na cidade de Campina Grande - PB. A E.E.E.F.M Assis Chateaubriand é um a das maiores escolas da referida cidade e oferece serviços educacionais no âmbito do ensino fundamental, médio e educação de Jovens e Adultos, contendo aproximadamente 1.400 (mil e quatrocentos) alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. O objetivo principal do estágio foi desenvolver aulas práticas de História a partir de um ensino que valorizasse outros recursos didáticos, além do livro adotado pela escola, a saber: filmes, poesias, recursos audiovisuais (imagens, charges, pequenos documentários e entrevistas) e documentos oficiais. Nesse sentido, cada aula foi pensada e elaborada a partir de um novo recurso didático para auxilio do processo ensino-aprendizagem, como forma de chamar a atenção dos alunos, mostrando outras possibilidades pelas quais podemos discutir a disciplina.
id UFCG_4a06ca66dc6fcce791126d123fa4f29f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35403
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relatório final da prática de ensino.Final report on teaching practice.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistoryAssis Chateaubriand State School - Campina Grande - PBHistória.Educação.A realização do estágio supervisionado é uma fase essencial para a reflexão dos professores em formação, um a vez que auxilia na formação da identidade profissional e permite uma articulação entre o estudo teórico e a atividade prática em sala de aula. De acordo com Borssoi (2008), o estágio pode ser compreendido como um a via fundamental na formação do professor, pois além de possibilitar a relação teoria-prática, permite a participação do aluno da licenciatura no contato com outros conhecimentos, como: do campo de trabalho, pedagógicos, administrativos, organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Além do mais, é durante o estágio supervisionado que o professor em formação pode demonstrar sua aptidão técnica, criatividade e independência em sala de aula, como aponta Bianchi et al (2005). Por isso, o estágio supervisionado vai além do cumprimento de exigências acadêmicas, proporcionando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Para a realização do estágio supervisionado, requisito para formação dos alunos graduandos do curso de licenciatura em História, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada na cidade de Campina Grande - PB. A E.E.E.F.M Assis Chateaubriand é um a das maiores escolas da referida cidade e oferece serviços educacionais no âmbito do ensino fundamental, médio e educação de Jovens e Adultos, contendo aproximadamente 1.400 (mil e quatrocentos) alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. O objetivo principal do estágio foi desenvolver aulas práticas de História a partir de um ensino que valorizasse outros recursos didáticos, além do livro adotado pela escola, a saber: filmes, poesias, recursos audiovisuais (imagens, charges, pequenos documentários e entrevistas) e documentos oficiais. Nesse sentido, cada aula foi pensada e elaborada a partir de um novo recurso didático para auxilio do processo ensino-aprendizagem, como forma de chamar a atenção dos alunos, mostrando outras possibilidades pelas quais podemos discutir a disciplina.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina.NASCIMENTO, R.ARAÚJO, Lana Camila Gomes de.20162024-04-10T16:22:30Z2024-04-102024-04-10T16:22:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. Relatório final da prática de ensino. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-10T16:22:56Zoai:localhost:riufcg/35403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-10T16:22:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final da prática de ensino.
Final report on teaching practice.
title Relatório final da prática de ensino.
spellingShingle Relatório final da prática de ensino.
ARAÚJO, Lana Camila Gomes de.
Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Assis Chateaubriand State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
title_short Relatório final da prática de ensino.
title_full Relatório final da prática de ensino.
title_fullStr Relatório final da prática de ensino.
title_full_unstemmed Relatório final da prática de ensino.
title_sort Relatório final da prática de ensino.
author ARAÚJO, Lana Camila Gomes de.
author_facet ARAÚJO, Lana Camila Gomes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NASCIMENTO, Regina.
NASCIMENTO, R.
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Lana Camila Gomes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Assis Chateaubriand State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
topic Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Escola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Assis Chateaubriand State School - Campina Grande - PB
História.
Educação.
description A realização do estágio supervisionado é uma fase essencial para a reflexão dos professores em formação, um a vez que auxilia na formação da identidade profissional e permite uma articulação entre o estudo teórico e a atividade prática em sala de aula. De acordo com Borssoi (2008), o estágio pode ser compreendido como um a via fundamental na formação do professor, pois além de possibilitar a relação teoria-prática, permite a participação do aluno da licenciatura no contato com outros conhecimentos, como: do campo de trabalho, pedagógicos, administrativos, organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Além do mais, é durante o estágio supervisionado que o professor em formação pode demonstrar sua aptidão técnica, criatividade e independência em sala de aula, como aponta Bianchi et al (2005). Por isso, o estágio supervisionado vai além do cumprimento de exigências acadêmicas, proporcionando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Para a realização do estágio supervisionado, requisito para formação dos alunos graduandos do curso de licenciatura em História, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada na cidade de Campina Grande - PB. A E.E.E.F.M Assis Chateaubriand é um a das maiores escolas da referida cidade e oferece serviços educacionais no âmbito do ensino fundamental, médio e educação de Jovens e Adultos, contendo aproximadamente 1.400 (mil e quatrocentos) alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. O objetivo principal do estágio foi desenvolver aulas práticas de História a partir de um ensino que valorizasse outros recursos didáticos, além do livro adotado pela escola, a saber: filmes, poesias, recursos audiovisuais (imagens, charges, pequenos documentários e entrevistas) e documentos oficiais. Nesse sentido, cada aula foi pensada e elaborada a partir de um novo recurso didático para auxilio do processo ensino-aprendizagem, como forma de chamar a atenção dos alunos, mostrando outras possibilidades pelas quais podemos discutir a disciplina.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2024-04-10T16:22:30Z
2024-04-10
2024-04-10T16:22:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403
ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. Relatório final da prática de ensino. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403
identifier_str_mv ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. Relatório final da prática de ensino. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619300192256