Relatório final da prática de ensino.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403 |
Resumo: | A realização do estágio supervisionado é uma fase essencial para a reflexão dos professores em formação, um a vez que auxilia na formação da identidade profissional e permite uma articulação entre o estudo teórico e a atividade prática em sala de aula. De acordo com Borssoi (2008), o estágio pode ser compreendido como um a via fundamental na formação do professor, pois além de possibilitar a relação teoria-prática, permite a participação do aluno da licenciatura no contato com outros conhecimentos, como: do campo de trabalho, pedagógicos, administrativos, organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Além do mais, é durante o estágio supervisionado que o professor em formação pode demonstrar sua aptidão técnica, criatividade e independência em sala de aula, como aponta Bianchi et al (2005). Por isso, o estágio supervisionado vai além do cumprimento de exigências acadêmicas, proporcionando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Para a realização do estágio supervisionado, requisito para formação dos alunos graduandos do curso de licenciatura em História, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada na cidade de Campina Grande - PB. A E.E.E.F.M Assis Chateaubriand é um a das maiores escolas da referida cidade e oferece serviços educacionais no âmbito do ensino fundamental, médio e educação de Jovens e Adultos, contendo aproximadamente 1.400 (mil e quatrocentos) alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. O objetivo principal do estágio foi desenvolver aulas práticas de História a partir de um ensino que valorizasse outros recursos didáticos, além do livro adotado pela escola, a saber: filmes, poesias, recursos audiovisuais (imagens, charges, pequenos documentários e entrevistas) e documentos oficiais. Nesse sentido, cada aula foi pensada e elaborada a partir de um novo recurso didático para auxilio do processo ensino-aprendizagem, como forma de chamar a atenção dos alunos, mostrando outras possibilidades pelas quais podemos discutir a disciplina. |
id |
UFCG_4a06ca66dc6fcce791126d123fa4f29f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35403 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Relatório final da prática de ensino.Final report on teaching practice.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEscola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistoryAssis Chateaubriand State School - Campina Grande - PBHistória.Educação.A realização do estágio supervisionado é uma fase essencial para a reflexão dos professores em formação, um a vez que auxilia na formação da identidade profissional e permite uma articulação entre o estudo teórico e a atividade prática em sala de aula. De acordo com Borssoi (2008), o estágio pode ser compreendido como um a via fundamental na formação do professor, pois além de possibilitar a relação teoria-prática, permite a participação do aluno da licenciatura no contato com outros conhecimentos, como: do campo de trabalho, pedagógicos, administrativos, organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Além do mais, é durante o estágio supervisionado que o professor em formação pode demonstrar sua aptidão técnica, criatividade e independência em sala de aula, como aponta Bianchi et al (2005). Por isso, o estágio supervisionado vai além do cumprimento de exigências acadêmicas, proporcionando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Para a realização do estágio supervisionado, requisito para formação dos alunos graduandos do curso de licenciatura em História, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada na cidade de Campina Grande - PB. A E.E.E.F.M Assis Chateaubriand é um a das maiores escolas da referida cidade e oferece serviços educacionais no âmbito do ensino fundamental, médio e educação de Jovens e Adultos, contendo aproximadamente 1.400 (mil e quatrocentos) alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. O objetivo principal do estágio foi desenvolver aulas práticas de História a partir de um ensino que valorizasse outros recursos didáticos, além do livro adotado pela escola, a saber: filmes, poesias, recursos audiovisuais (imagens, charges, pequenos documentários e entrevistas) e documentos oficiais. Nesse sentido, cada aula foi pensada e elaborada a partir de um novo recurso didático para auxilio do processo ensino-aprendizagem, como forma de chamar a atenção dos alunos, mostrando outras possibilidades pelas quais podemos discutir a disciplina.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGNASCIMENTO, Regina.NASCIMENTO, R.ARAÚJO, Lana Camila Gomes de.20162024-04-10T16:22:30Z2024-04-102024-04-10T16:22:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. Relatório final da prática de ensino. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-10T16:22:56Zoai:localhost:riufcg/35403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-10T16:22:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final da prática de ensino. Final report on teaching practice. |
title |
Relatório final da prática de ensino. |
spellingShingle |
Relatório final da prática de ensino. ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Assis Chateaubriand State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
title_short |
Relatório final da prática de ensino. |
title_full |
Relatório final da prática de ensino. |
title_fullStr |
Relatório final da prática de ensino. |
title_full_unstemmed |
Relatório final da prática de ensino. |
title_sort |
Relatório final da prática de ensino. |
author |
ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. |
author_facet |
ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NASCIMENTO, Regina. NASCIMENTO, R. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Assis Chateaubriand State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
topic |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Escola Estadual Assis Chateaubriand - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Assis Chateaubriand State School - Campina Grande - PB História. Educação. |
description |
A realização do estágio supervisionado é uma fase essencial para a reflexão dos professores em formação, um a vez que auxilia na formação da identidade profissional e permite uma articulação entre o estudo teórico e a atividade prática em sala de aula. De acordo com Borssoi (2008), o estágio pode ser compreendido como um a via fundamental na formação do professor, pois além de possibilitar a relação teoria-prática, permite a participação do aluno da licenciatura no contato com outros conhecimentos, como: do campo de trabalho, pedagógicos, administrativos, organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Além do mais, é durante o estágio supervisionado que o professor em formação pode demonstrar sua aptidão técnica, criatividade e independência em sala de aula, como aponta Bianchi et al (2005). Por isso, o estágio supervisionado vai além do cumprimento de exigências acadêmicas, proporcionando uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. Para a realização do estágio supervisionado, requisito para formação dos alunos graduandos do curso de licenciatura em História, pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), foi escolhida a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Assis Chateaubriand, situada na cidade de Campina Grande - PB. A E.E.E.F.M Assis Chateaubriand é um a das maiores escolas da referida cidade e oferece serviços educacionais no âmbito do ensino fundamental, médio e educação de Jovens e Adultos, contendo aproximadamente 1.400 (mil e quatrocentos) alunos matriculados nos turnos da manhã, tarde e noite. O objetivo principal do estágio foi desenvolver aulas práticas de História a partir de um ensino que valorizasse outros recursos didáticos, além do livro adotado pela escola, a saber: filmes, poesias, recursos audiovisuais (imagens, charges, pequenos documentários e entrevistas) e documentos oficiais. Nesse sentido, cada aula foi pensada e elaborada a partir de um novo recurso didático para auxilio do processo ensino-aprendizagem, como forma de chamar a atenção dos alunos, mostrando outras possibilidades pelas quais podemos discutir a disciplina. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2024-04-10T16:22:30Z 2024-04-10 2024-04-10T16:22:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403 ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. Relatório final da prática de ensino. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403 |
identifier_str_mv |
ARAÚJO, Lana Camila Gomes de. Relatório final da prática de ensino. 2016. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35403 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619300192256 |