Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1997 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432 |
Resumo: | O Estagiário dispõe de um tempo limitado para realizar a contento um trabalho eficiente e proveitoso na escola. Haja visto que a realidade escolar para nós estagiários é muito diferente do imaginado. Percebemos assim o grande desafio profissional que nos espera. Isso nos traz maiores reflexões sobre o assunto, já que o curso não oferece um número de disciplinas preparatórias que estejam mais direcionadas com a prática de Ensino. Assim, o nosso trabalho fica ainda a desejar levando a nós estagiários a vários questionamentos e reflexões no sentido de: E possível se realizar satisfatoriamente um bom trabalho pedagógico de 1° e 2° graus na Escola Pública? Diante da nossa proposta de trabalho, o presente relatório está dividido em três partes, cuja divisão está contida a discussão do processo de nossa prática de ensino na escola de 1° e 2° grau. No primeiro capítulo mostraremos todas as nossas experiências do estágio supervisionado, como foram os primeiros contatos com a Escola pública, ou seja com a realidade da escola e dos alunos, enfim discutiremos a nossa atuação no processo ensino-aprendizagem. No segundo Capítulo; tentaremos mostrar ao leitor que o planejamento é fundamental para desenvolver qualquer atividade, principalmente no campo da educação. Nesse sentido, o capítulo referente ao Planejamento de Ensino procuramos utilizar auxílio bibliográfico para melhor fundamentar a nossa proposta. Quanto ao terceiro Capítulo, abordamos sobre a avaliação na aprendizagem, onde vários tópicos são discutidos a partir de conceitos teóricos, procurando esclarecer a problematização da questão. Decidimos trabalhar sobre a avaliação a partir das nossas experiências no momento da avaliação com os nossos alunos e vimos como é difícil o ato de avaliar. |
id |
UFCG_4afc637c608a9f699202d83dad7c9e55 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35432 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.Teaching practice.: the beginning of a continuous practice.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBBodocongó State College - Campina Grande - PBHistória.Educação.O Estagiário dispõe de um tempo limitado para realizar a contento um trabalho eficiente e proveitoso na escola. Haja visto que a realidade escolar para nós estagiários é muito diferente do imaginado. Percebemos assim o grande desafio profissional que nos espera. Isso nos traz maiores reflexões sobre o assunto, já que o curso não oferece um número de disciplinas preparatórias que estejam mais direcionadas com a prática de Ensino. Assim, o nosso trabalho fica ainda a desejar levando a nós estagiários a vários questionamentos e reflexões no sentido de: E possível se realizar satisfatoriamente um bom trabalho pedagógico de 1° e 2° graus na Escola Pública? Diante da nossa proposta de trabalho, o presente relatório está dividido em três partes, cuja divisão está contida a discussão do processo de nossa prática de ensino na escola de 1° e 2° grau. No primeiro capítulo mostraremos todas as nossas experiências do estágio supervisionado, como foram os primeiros contatos com a Escola pública, ou seja com a realidade da escola e dos alunos, enfim discutiremos a nossa atuação no processo ensino-aprendizagem. No segundo Capítulo; tentaremos mostrar ao leitor que o planejamento é fundamental para desenvolver qualquer atividade, principalmente no campo da educação. Nesse sentido, o capítulo referente ao Planejamento de Ensino procuramos utilizar auxílio bibliográfico para melhor fundamentar a nossa proposta. Quanto ao terceiro Capítulo, abordamos sobre a avaliação na aprendizagem, onde vários tópicos são discutidos a partir de conceitos teóricos, procurando esclarecer a problematização da questão. Decidimos trabalhar sobre a avaliação a partir das nossas experiências no momento da avaliação com os nossos alunos e vimos como é difícil o ato de avaliar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz.1997-012024-04-12T23:01:48Z2024-04-122024-04-12T23:01:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. 1997. 165f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-12T23:18:07Zoai:localhost:riufcg/35432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-12T23:18:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. Teaching practice.: the beginning of a continuous practice. |
title |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. |
spellingShingle |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Estágio supervisionado - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Supervised internship - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
title_short |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. |
title_full |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. |
title_fullStr |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. |
title_full_unstemmed |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. |
title_sort |
Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. |
author |
SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. |
author_facet |
SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DONATO, Eronides Câmara. DONATO, E. C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Estágio supervisionado - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Supervised internship - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
topic |
Relatório de estágio - História Ensino de História Prática de ensino de História Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG Formação docente - História Estágio supervisionado - História Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB Internship report - History Teaching History History teaching practice Practical History Teaching Subject - UFCG Teacher training - History Supervised internship - History Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB Bodocongó State College - Campina Grande - PB História. Educação. |
description |
O Estagiário dispõe de um tempo limitado para realizar a contento um trabalho eficiente e proveitoso na escola. Haja visto que a realidade escolar para nós estagiários é muito diferente do imaginado. Percebemos assim o grande desafio profissional que nos espera. Isso nos traz maiores reflexões sobre o assunto, já que o curso não oferece um número de disciplinas preparatórias que estejam mais direcionadas com a prática de Ensino. Assim, o nosso trabalho fica ainda a desejar levando a nós estagiários a vários questionamentos e reflexões no sentido de: E possível se realizar satisfatoriamente um bom trabalho pedagógico de 1° e 2° graus na Escola Pública? Diante da nossa proposta de trabalho, o presente relatório está dividido em três partes, cuja divisão está contida a discussão do processo de nossa prática de ensino na escola de 1° e 2° grau. No primeiro capítulo mostraremos todas as nossas experiências do estágio supervisionado, como foram os primeiros contatos com a Escola pública, ou seja com a realidade da escola e dos alunos, enfim discutiremos a nossa atuação no processo ensino-aprendizagem. No segundo Capítulo; tentaremos mostrar ao leitor que o planejamento é fundamental para desenvolver qualquer atividade, principalmente no campo da educação. Nesse sentido, o capítulo referente ao Planejamento de Ensino procuramos utilizar auxílio bibliográfico para melhor fundamentar a nossa proposta. Quanto ao terceiro Capítulo, abordamos sobre a avaliação na aprendizagem, onde vários tópicos são discutidos a partir de conceitos teóricos, procurando esclarecer a problematização da questão. Decidimos trabalhar sobre a avaliação a partir das nossas experiências no momento da avaliação com os nossos alunos e vimos como é difícil o ato de avaliar. |
publishDate |
1997 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1997-01 2024-04-12T23:01:48Z 2024-04-12 2024-04-12T23:01:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432 SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. 1997. 165f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432 |
identifier_str_mv |
SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. 1997. 165f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744619800363008 |