Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz.
Data de Publicação: 1997
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432
Resumo: O Estagiário dispõe de um tempo limitado para realizar a contento um trabalho eficiente e proveitoso na escola. Haja visto que a realidade escolar para nós estagiários é muito diferente do imaginado. Percebemos assim o grande desafio profissional que nos espera. Isso nos traz maiores reflexões sobre o assunto, já que o curso não oferece um número de disciplinas preparatórias que estejam mais direcionadas com a prática de Ensino. Assim, o nosso trabalho fica ainda a desejar levando a nós estagiários a vários questionamentos e reflexões no sentido de: E possível se realizar satisfatoriamente um bom trabalho pedagógico de 1° e 2° graus na Escola Pública? Diante da nossa proposta de trabalho, o presente relatório está dividido em três partes, cuja divisão está contida a discussão do processo de nossa prática de ensino na escola de 1° e 2° grau. No primeiro capítulo mostraremos todas as nossas experiências do estágio supervisionado, como foram os primeiros contatos com a Escola pública, ou seja com a realidade da escola e dos alunos, enfim discutiremos a nossa atuação no processo ensino-aprendizagem. No segundo Capítulo; tentaremos mostrar ao leitor que o planejamento é fundamental para desenvolver qualquer atividade, principalmente no campo da educação. Nesse sentido, o capítulo referente ao Planejamento de Ensino procuramos utilizar auxílio bibliográfico para melhor fundamentar a nossa proposta. Quanto ao terceiro Capítulo, abordamos sobre a avaliação na aprendizagem, onde vários tópicos são discutidos a partir de conceitos teóricos, procurando esclarecer a problematização da questão. Decidimos trabalhar sobre a avaliação a partir das nossas experiências no momento da avaliação com os nossos alunos e vimos como é difícil o ato de avaliar.
id UFCG_4afc637c608a9f699202d83dad7c9e55
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35432
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.Teaching practice.: the beginning of a continuous practice.Relatório de estágio - HistóriaEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaDisciplina Prática de Ensino de História - UFCGFormação docente - HistóriaEstágio supervisionado - HistóriaEscola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PBColégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PBInternship report - HistoryTeaching HistoryHistory teaching practicePractical History Teaching Subject - UFCGTeacher training - HistorySupervised internship - HistoryAdemar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PBBodocongó State College - Campina Grande - PBHistória.Educação.O Estagiário dispõe de um tempo limitado para realizar a contento um trabalho eficiente e proveitoso na escola. Haja visto que a realidade escolar para nós estagiários é muito diferente do imaginado. Percebemos assim o grande desafio profissional que nos espera. Isso nos traz maiores reflexões sobre o assunto, já que o curso não oferece um número de disciplinas preparatórias que estejam mais direcionadas com a prática de Ensino. Assim, o nosso trabalho fica ainda a desejar levando a nós estagiários a vários questionamentos e reflexões no sentido de: E possível se realizar satisfatoriamente um bom trabalho pedagógico de 1° e 2° graus na Escola Pública? Diante da nossa proposta de trabalho, o presente relatório está dividido em três partes, cuja divisão está contida a discussão do processo de nossa prática de ensino na escola de 1° e 2° grau. No primeiro capítulo mostraremos todas as nossas experiências do estágio supervisionado, como foram os primeiros contatos com a Escola pública, ou seja com a realidade da escola e dos alunos, enfim discutiremos a nossa atuação no processo ensino-aprendizagem. No segundo Capítulo; tentaremos mostrar ao leitor que o planejamento é fundamental para desenvolver qualquer atividade, principalmente no campo da educação. Nesse sentido, o capítulo referente ao Planejamento de Ensino procuramos utilizar auxílio bibliográfico para melhor fundamentar a nossa proposta. Quanto ao terceiro Capítulo, abordamos sobre a avaliação na aprendizagem, onde vários tópicos são discutidos a partir de conceitos teóricos, procurando esclarecer a problematização da questão. Decidimos trabalhar sobre a avaliação a partir das nossas experiências no momento da avaliação com os nossos alunos e vimos como é difícil o ato de avaliar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz.1997-012024-04-12T23:01:48Z2024-04-122024-04-12T23:01:48Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. 1997. 165f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-04-12T23:18:07Zoai:localhost:riufcg/35432Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-04-12T23:18:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
Teaching practice.: the beginning of a continuous practice.
title Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
spellingShingle Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz.
Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Supervised internship - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
title_short Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
title_full Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
title_fullStr Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
title_full_unstemmed Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
title_sort Prática de ensino: o começo de uma prática contínua.
author SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz.
author_facet SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DONATO, Eronides Câmara.
DONATO, E. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz.
dc.subject.por.fl_str_mv Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Supervised internship - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
topic Relatório de estágio - História
Ensino de História
Prática de ensino de História
Disciplina Prática de Ensino de História - UFCG
Formação docente - História
Estágio supervisionado - História
Escola Estadual Ademar Veloso da Silveira - Campina Grande - PB
Colégio Estadual de Bodocongó - Campina Grande - PB
Internship report - History
Teaching History
History teaching practice
Practical History Teaching Subject - UFCG
Teacher training - History
Supervised internship - History
Ademar Veloso da Silveira State School - Campina Grande - PB
Bodocongó State College - Campina Grande - PB
História.
Educação.
description O Estagiário dispõe de um tempo limitado para realizar a contento um trabalho eficiente e proveitoso na escola. Haja visto que a realidade escolar para nós estagiários é muito diferente do imaginado. Percebemos assim o grande desafio profissional que nos espera. Isso nos traz maiores reflexões sobre o assunto, já que o curso não oferece um número de disciplinas preparatórias que estejam mais direcionadas com a prática de Ensino. Assim, o nosso trabalho fica ainda a desejar levando a nós estagiários a vários questionamentos e reflexões no sentido de: E possível se realizar satisfatoriamente um bom trabalho pedagógico de 1° e 2° graus na Escola Pública? Diante da nossa proposta de trabalho, o presente relatório está dividido em três partes, cuja divisão está contida a discussão do processo de nossa prática de ensino na escola de 1° e 2° grau. No primeiro capítulo mostraremos todas as nossas experiências do estágio supervisionado, como foram os primeiros contatos com a Escola pública, ou seja com a realidade da escola e dos alunos, enfim discutiremos a nossa atuação no processo ensino-aprendizagem. No segundo Capítulo; tentaremos mostrar ao leitor que o planejamento é fundamental para desenvolver qualquer atividade, principalmente no campo da educação. Nesse sentido, o capítulo referente ao Planejamento de Ensino procuramos utilizar auxílio bibliográfico para melhor fundamentar a nossa proposta. Quanto ao terceiro Capítulo, abordamos sobre a avaliação na aprendizagem, onde vários tópicos são discutidos a partir de conceitos teóricos, procurando esclarecer a problematização da questão. Decidimos trabalhar sobre a avaliação a partir das nossas experiências no momento da avaliação com os nossos alunos e vimos como é difícil o ato de avaliar.
publishDate 1997
dc.date.none.fl_str_mv 1997-01
2024-04-12T23:01:48Z
2024-04-12
2024-04-12T23:01:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432
SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. 1997. 165f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432
identifier_str_mv SOUTO MAIOR, Célia Jean Diniz. Prática de ensino: o começo de uma prática contínua. 1997. 165f. Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio (Curso de Licenciatura em História) - Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 1997. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744619800363008