Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
Resumo: Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante, do acervo do PNBE/2014 e sugerir uma abordagem metodológica da obra para sala de aula. E, de forma específica, observar o que propõe o Plano Nacional Biblioteca na Escola para subsidiar o trabalho com textos literários na sala de aula; analisar estilisticamente o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante e propor uma abordagem metodológica que desperte interesse dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O embasamento teórico que norteou nossa pesquisa dividiu-se em três etapas: no primeiro fez-se necessário destacar a importância da poesia para a literatura infantil, foram estudados vários autores, entre eles podemos citar Bordini(1986), Alves(2012), Coelho(1991), Cosson(2014). O segundo momento, refletimos sobre o edital de convocação para inscrição de obras de literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em seguida discutimos um pouco sobre o que evidencia o acervo de 2014, do presente edital e ainda nesse tópico ressaltamos o que diz o acervo específico dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de como se deu o processo de seleção para esse referido ano, desse modo, abordamos o que ressalta Brasil(2014). E o terceiro momento, analisamos a obra Cobras e Lagartos, do referido programa, para essa análise evidenciamos também a presença de animais na literatura infantil e lançamos mão de algumas abordagens metodológicas de poesia infantil para a obra analisada em sala de aula, nos embasamos assim, dentre outros, em Held(1980). Vale destacar que os poemas analisados tiveram o intuito de apontar o valor estético dos poemas e a proximidade que os poemas estabelecem com o universo dos bichos, na intenção de aguçar a atenção das crianças.
id UFCG_4b1f29a086984e213fbfcc331f965df7
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28600
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.A look at children's poetry in the PNBE: an approach to the work Cobras e LagartosPrograma Nacional Biblioteca na Escola - PNBEPoesia infantilLiteratura infantil - poesiaLeitura literáriaWania Amarante - crítica e interpretaçãoCobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantilNational School Library Program - PNBEChildren's poetryChildren's Literature - PoetryLiterary readingWania Amarante - criticism and interpretationSnakes and Lizards - Wania Amarante - children's literatureLiteraturaEsta pesquisa tem como principal objetivo analisar o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante, do acervo do PNBE/2014 e sugerir uma abordagem metodológica da obra para sala de aula. E, de forma específica, observar o que propõe o Plano Nacional Biblioteca na Escola para subsidiar o trabalho com textos literários na sala de aula; analisar estilisticamente o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante e propor uma abordagem metodológica que desperte interesse dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O embasamento teórico que norteou nossa pesquisa dividiu-se em três etapas: no primeiro fez-se necessário destacar a importância da poesia para a literatura infantil, foram estudados vários autores, entre eles podemos citar Bordini(1986), Alves(2012), Coelho(1991), Cosson(2014). O segundo momento, refletimos sobre o edital de convocação para inscrição de obras de literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em seguida discutimos um pouco sobre o que evidencia o acervo de 2014, do presente edital e ainda nesse tópico ressaltamos o que diz o acervo específico dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de como se deu o processo de seleção para esse referido ano, desse modo, abordamos o que ressalta Brasil(2014). E o terceiro momento, analisamos a obra Cobras e Lagartos, do referido programa, para essa análise evidenciamos também a presença de animais na literatura infantil e lançamos mão de algumas abordagens metodológicas de poesia infantil para a obra analisada em sala de aula, nos embasamos assim, dentre outros, em Held(1980). Vale destacar que os poemas analisados tiveram o intuito de apontar o valor estético dos poemas e a proximidade que os poemas estabelecem com o universo dos bichos, na intenção de aguçar a atenção das crianças.This research aims to analyze the book Cobras e Lagartos of Wania Amarante, from the collection of PNBE/2014 and suggest a methodological approach to work for the classroom. And, specifically, look at what the proposed National Plan School Library to subsidize the work with literary texts in the classroom; to analyze stylistically the book Cobras e Lagartos, of Wania Amarante and propose a methodological approach to arouse students' interest in the early years of elementary school. The theoretical framework that guided our research was divided into three stages: in the first stage, it was necessary to highlight the importance of poetry for children's literature, several were studied authors, among them we can mention Bordini (1986), Rabbit (1991), Alves (2012), and Cosson (2014); in the second stage, we reflect on the call notice for registration of works of literary National Library Program School (PNBE), and then discussed about what evidences the 2014 collection, the announcement and, still on this topic, the specific achievements of the early years of elementary school – how was the selection process for this year; for this, we used Brazil (2014). In the last stage, we analyze the book Cobras e Lagartos, from the referred program; for this analysis, we also evidenced the presence of animals in children's literature and lay hold of some methodological approaches of nursery rhymes for the book analyzed in the classroom. We based ourselves, among others, in Held (1980). Perceive that the analyzed poems were designed to point the aesthetic value of the poems and the closeness that the poems have with the universe of animals, with the intention to sharpen the children's attention.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCARVALHO, Aluska Silva.CARVALHO, A. S.ALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.OLIVEIRA, P. N.MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.20152023-01-04T12:22:32Z2023-01-042023-01-04T12:22:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600MARTINS, Joseane de Fátima Vieira. Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T12:23:15Zoai:localhost:riufcg/28600Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T12:23:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
A look at children's poetry in the PNBE: an approach to the work Cobras e Lagartos
title Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
spellingShingle Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.
Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE
Poesia infantil
Literatura infantil - poesia
Leitura literária
Wania Amarante - crítica e interpretação
Cobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantil
National School Library Program - PNBE
Children's poetry
Children's Literature - Poetry
Literary reading
Wania Amarante - criticism and interpretation
Snakes and Lizards - Wania Amarante - children's literature
Literatura
title_short Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
title_full Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
title_fullStr Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
title_full_unstemmed Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
title_sort Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos.
author MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.
author_facet MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARVALHO, Aluska Silva.
CARVALHO, A. S.
ALVES, José Hélder Pinheiro.
ALVES, J. H. P.
OLIVEIRA, Paloma do Nascimento.
OLIVEIRA, P. N.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Joseane de Fátima Vieira.
dc.subject.por.fl_str_mv Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE
Poesia infantil
Literatura infantil - poesia
Leitura literária
Wania Amarante - crítica e interpretação
Cobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantil
National School Library Program - PNBE
Children's poetry
Children's Literature - Poetry
Literary reading
Wania Amarante - criticism and interpretation
Snakes and Lizards - Wania Amarante - children's literature
Literatura
topic Programa Nacional Biblioteca na Escola - PNBE
Poesia infantil
Literatura infantil - poesia
Leitura literária
Wania Amarante - crítica e interpretação
Cobras e Lagartos - Wania Amarante - literatura infantil
National School Library Program - PNBE
Children's poetry
Children's Literature - Poetry
Literary reading
Wania Amarante - criticism and interpretation
Snakes and Lizards - Wania Amarante - children's literature
Literatura
description Esta pesquisa tem como principal objetivo analisar o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante, do acervo do PNBE/2014 e sugerir uma abordagem metodológica da obra para sala de aula. E, de forma específica, observar o que propõe o Plano Nacional Biblioteca na Escola para subsidiar o trabalho com textos literários na sala de aula; analisar estilisticamente o livro Cobras e Lagartos, de Wania Amarante e propor uma abordagem metodológica que desperte interesse dos alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O embasamento teórico que norteou nossa pesquisa dividiu-se em três etapas: no primeiro fez-se necessário destacar a importância da poesia para a literatura infantil, foram estudados vários autores, entre eles podemos citar Bordini(1986), Alves(2012), Coelho(1991), Cosson(2014). O segundo momento, refletimos sobre o edital de convocação para inscrição de obras de literárias do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), em seguida discutimos um pouco sobre o que evidencia o acervo de 2014, do presente edital e ainda nesse tópico ressaltamos o que diz o acervo específico dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de como se deu o processo de seleção para esse referido ano, desse modo, abordamos o que ressalta Brasil(2014). E o terceiro momento, analisamos a obra Cobras e Lagartos, do referido programa, para essa análise evidenciamos também a presença de animais na literatura infantil e lançamos mão de algumas abordagens metodológicas de poesia infantil para a obra analisada em sala de aula, nos embasamos assim, dentre outros, em Held(1980). Vale destacar que os poemas analisados tiveram o intuito de apontar o valor estético dos poemas e a proximidade que os poemas estabelecem com o universo dos bichos, na intenção de aguçar a atenção das crianças.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2023-01-04T12:22:32Z
2023-01-04
2023-01-04T12:22:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
MARTINS, Joseane de Fátima Vieira. Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
identifier_str_mv MARTINS, Joseane de Fátima Vieira. Um olhar para a poesia infantil no PNBE: uma abordagem da obra Cobras e Lagartos. 2015. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744566613442560