O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Stephanie Andrade.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo investigar a configuração do agir docente nas práticas de ensino de leitura a partir do dizer do professor sobre suas ações, tendo como objeto de estudo o agir docente manifestado pela fala dos professores. Partindo do pressuposto de que esse agir é norteado por concepções teóricas de leitura e por planos relacionados a razões, intenções e motivos, essa pesquisa objetivou, especificamente: (1) Identificar a(s) concepção(ões) teóricas de leitura que direciona(m) o agir do professor no ensino médio; (2) Descrever os planos do agir que orientam as práticas de ensino de leitura dos professores, e; (3) Analisar o dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura.Nosso aporte teórico girou sobre as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) que nos permitiu analisar o agir dos professores por meio da fala dos próprios trabalhadores. Utilizamos ainda os pressupostos oriundos das Ciências do Trabalho, de modo especifico, a Clinica da Atividade e a Ergonomia da Atividade (CLOT, 1999, 2006), e, outrossim, os estudos sobre o ensino-aprendizagem de leitura (KLEIMAN,1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SÁNCHEZ, 2007). A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativainterpretativista de base etnográfica desenvolvido a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, gravações de aulas e sessões de autoconfrontação, as quais foram realizadas com três professores da rede pública que lecionam no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que os professores-participantes da pesquisa, ao falarem sobre suas ações, revelam concepções de leitura que orientam seu agir, a saber: a concepção ascendente e a de leitura enquanto prática social. Os planos do agir que se fizeram presentes nas falas dos professores são os de ordem motivacional, intencional e dos recursos, os quais são mobilizados pelos docentes durante a realização do trabalho. Por fim, a respeito do dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura, eles evidenciam que o trabalho docente é permeado por dificuldades que interferem em suas ações, contudo, também revelam que precisam melhorar suas práticas de ensino, indicando uma conscientização sobre o próprio agir.
id UFCG_4b93fc49dd6adc3ece903c8ea435acef
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/2403
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.The teaching act in the practices of teaching reading: what do high school teachers tell us.Ensino de leituraProfessoresEnsino médioDocentesReading TeachingTeachersHigh schoolTeachersEnsino e Aprendizagem na Sala de AulaEnsino-AprendizagemEducaçãoA presente pesquisa tem por objetivo investigar a configuração do agir docente nas práticas de ensino de leitura a partir do dizer do professor sobre suas ações, tendo como objeto de estudo o agir docente manifestado pela fala dos professores. Partindo do pressuposto de que esse agir é norteado por concepções teóricas de leitura e por planos relacionados a razões, intenções e motivos, essa pesquisa objetivou, especificamente: (1) Identificar a(s) concepção(ões) teóricas de leitura que direciona(m) o agir do professor no ensino médio; (2) Descrever os planos do agir que orientam as práticas de ensino de leitura dos professores, e; (3) Analisar o dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura.Nosso aporte teórico girou sobre as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) que nos permitiu analisar o agir dos professores por meio da fala dos próprios trabalhadores. Utilizamos ainda os pressupostos oriundos das Ciências do Trabalho, de modo especifico, a Clinica da Atividade e a Ergonomia da Atividade (CLOT, 1999, 2006), e, outrossim, os estudos sobre o ensino-aprendizagem de leitura (KLEIMAN,1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SÁNCHEZ, 2007). A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativainterpretativista de base etnográfica desenvolvido a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, gravações de aulas e sessões de autoconfrontação, as quais foram realizadas com três professores da rede pública que lecionam no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que os professores-participantes da pesquisa, ao falarem sobre suas ações, revelam concepções de leitura que orientam seu agir, a saber: a concepção ascendente e a de leitura enquanto prática social. Os planos do agir que se fizeram presentes nas falas dos professores são os de ordem motivacional, intencional e dos recursos, os quais são mobilizados pelos docentes durante a realização do trabalho. Por fim, a respeito do dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura, eles evidenciam que o trabalho docente é permeado por dificuldades que interferem em suas ações, contudo, também revelam que precisam melhorar suas práticas de ensino, indicando uma conscientização sobre o próprio agir.This study aimed at exploring the configuration of the teaching act in practices of teaching reading from the teachers’ speech about their actions. Assuming that the act is guided by theoretical conceptions of reading and also by plans related to reasons, intentions and motives, this research aimed, specifically, at: (1) Identifying the theoretical conceptions of reading that guide the teachers’ act at high school; (2) Verifying teachers’ plans that guide their practices of teaching reading, and (3) Analyzing what do the teachers say about their practices of teaching reading. Our theoretical background is based on the contributions of the Socio Discursive Interactionism Theory (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) which allowed us to analyze the teachers’ act by their own speech. We also used the assumptions of the Labor’s Science, specifically, of the Clinic of Activity and of Ergonomics of Activity (CLOT, 1999, 2006), and also on the studies on teaching and learning of reading (KLEIMAN, 1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SANCHEZ, 2007). This is a qualitative-interpretivist and ethnographic research developed by semistructured interviews, classes recordings and self-confrontation sessions. The sessions and interviews were carried out with three teachers of public schools who teach at high school.The data analysis showed that teachers - participants, to talk about their actions reveal reading concepts that guide their actions, namely: the ascending design and reading as a social practice . The plans of action that were present in the teachers' speeches are the motivational order, intentional and resources, which are mobilized by teachers during the course of work. Finally, as to tell the teachers about their reading teaching practices , they show that teaching is permeated by difficulties that interfere with their actions , however, also reveal that need to improve their teaching practices , indicating an awareness of the own act.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, Maria de Fátima.ALVES, M. F.http://lattes.cnpq.br/5290512017403409RIBEIRO, Roziane Marinho.SILVA, Williany Miranda da.RAMOS, Fabiana.SOUZA, Stephanie Andrade.2016-07-262018-12-13T17:57:41Z2018-12-132018-12-13T17:57:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403SOUZA, Stephanie Andrade. O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T17:40:15Zoai:localhost:riufcg/2403Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T17:40:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
The teaching act in the practices of teaching reading: what do high school teachers tell us.
title O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
spellingShingle O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
SOUZA, Stephanie Andrade.
Ensino de leitura
Professores
Ensino médio
Docentes
Reading Teaching
Teachers
High school
Teachers
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Ensino-Aprendizagem
Educação
title_short O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
title_full O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
title_fullStr O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
title_full_unstemmed O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
title_sort O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio.
author SOUZA, Stephanie Andrade.
author_facet SOUZA, Stephanie Andrade.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv ALVES, Maria de Fátima.
ALVES, M. F.
http://lattes.cnpq.br/5290512017403409
RIBEIRO, Roziane Marinho.
SILVA, Williany Miranda da.
RAMOS, Fabiana.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Stephanie Andrade.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de leitura
Professores
Ensino médio
Docentes
Reading Teaching
Teachers
High school
Teachers
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Ensino-Aprendizagem
Educação
topic Ensino de leitura
Professores
Ensino médio
Docentes
Reading Teaching
Teachers
High school
Teachers
Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula
Ensino-Aprendizagem
Educação
description A presente pesquisa tem por objetivo investigar a configuração do agir docente nas práticas de ensino de leitura a partir do dizer do professor sobre suas ações, tendo como objeto de estudo o agir docente manifestado pela fala dos professores. Partindo do pressuposto de que esse agir é norteado por concepções teóricas de leitura e por planos relacionados a razões, intenções e motivos, essa pesquisa objetivou, especificamente: (1) Identificar a(s) concepção(ões) teóricas de leitura que direciona(m) o agir do professor no ensino médio; (2) Descrever os planos do agir que orientam as práticas de ensino de leitura dos professores, e; (3) Analisar o dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura.Nosso aporte teórico girou sobre as contribuições do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2008, 2012 [1999]; CRISTOVÃO, 2008) que nos permitiu analisar o agir dos professores por meio da fala dos próprios trabalhadores. Utilizamos ainda os pressupostos oriundos das Ciências do Trabalho, de modo especifico, a Clinica da Atividade e a Ergonomia da Atividade (CLOT, 1999, 2006), e, outrossim, os estudos sobre o ensino-aprendizagem de leitura (KLEIMAN,1999, LEFFA, 1999, CORACINI, 2005, SÁNCHEZ, 2007). A pesquisa se caracteriza como um estudo de natureza qualitativainterpretativista de base etnográfica desenvolvido a partir da realização de entrevistas semi-estruturadas, gravações de aulas e sessões de autoconfrontação, as quais foram realizadas com três professores da rede pública que lecionam no Ensino Médio. A análise dos dados evidenciou que os professores-participantes da pesquisa, ao falarem sobre suas ações, revelam concepções de leitura que orientam seu agir, a saber: a concepção ascendente e a de leitura enquanto prática social. Os planos do agir que se fizeram presentes nas falas dos professores são os de ordem motivacional, intencional e dos recursos, os quais são mobilizados pelos docentes durante a realização do trabalho. Por fim, a respeito do dizer dos professores sobre suas práticas de ensino de leitura, eles evidenciam que o trabalho docente é permeado por dificuldades que interferem em suas ações, contudo, também revelam que precisam melhorar suas práticas de ensino, indicando uma conscientização sobre o próprio agir.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-26
2018-12-13T17:57:41Z
2018-12-13
2018-12-13T17:57:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403
SOUZA, Stephanie Andrade. O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403
identifier_str_mv SOUZA, Stephanie Andrade. O agir docente nas práticas de ensino de leitura: o que nos dizem os professores do ensino médio. 2016. 105 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/2403
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744363795775488