Filosofia da vila: a representação do cotidiano popular carioca na música de Noel Rosa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36959 |
Resumo: | Certa vez, em entrevista concedida ao Diário Carioca, Noel Rosa, considerado hoje um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, afirmou que “ninguém foge ao seu destino: quiseram que eu fosse médico e eu acabei sambista...”. Palavras sábias do saudoso Poeta da Vila. Afinal, tivesse Noel realmente abraçado a Medicina, o país perderia talvez o seu mais genial compositor popular, dono de uma lírica fascinante, de qualidades indiscutíveis: inventiva, inusitada, cômica, trágica, antiromântica, simples, atual. Sua capacidade de retratar, através de suas letras, aspectos da vida cotidiana do Rio de Janeiro de sua época é simplesmente fantástica, justificando o merecido rótulo de “cronista das coisas nossas”. É partindo deste pressuposto que se torna possível tomar os sambas compostos por Noel Rosa como um interessante instrumento para compreender melhor determinados aspectos relacionados ao cotidiano das camadas populares cariocas das primeiras décadas do século XX – particularmente os anos 1920 e 1930 –, em especial aqueles que não podem ser acessados através de uma documentação oficial. Para tanto, são utilizados aqui dois conceitos-chave: o de representação, presente em Chartier (1990) e o de vida cotidiana, presente em Heller (s/d). |
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Filosofia da vila: a representação do cotidiano popular carioca na música de Noel Rosa.Philosophy of the village: the representation of everyday life in Rio de Janeiro in the music of Noel Rosa.Noel Rosa - músicaMúsica carioca - Noel RosaCotidiano popular carioca - Noel RosaMúsica e História - Rio de janeiro - Noel RosaVida cotidiana - HellerRepresentação - ChartierEtnomusicologiaNoel Rosa - musicMusic from Rio de Janeiro - Noel RosaPopular life in Rio de Janeiro - Noel RosaMusic and History - Rio de Janeiro - Noel RosaEveryday life - HellerRepresentation - ChartierEthnomusicologyHistória.MúsicaCerta vez, em entrevista concedida ao Diário Carioca, Noel Rosa, considerado hoje um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, afirmou que “ninguém foge ao seu destino: quiseram que eu fosse médico e eu acabei sambista...”. Palavras sábias do saudoso Poeta da Vila. Afinal, tivesse Noel realmente abraçado a Medicina, o país perderia talvez o seu mais genial compositor popular, dono de uma lírica fascinante, de qualidades indiscutíveis: inventiva, inusitada, cômica, trágica, antiromântica, simples, atual. Sua capacidade de retratar, através de suas letras, aspectos da vida cotidiana do Rio de Janeiro de sua época é simplesmente fantástica, justificando o merecido rótulo de “cronista das coisas nossas”. É partindo deste pressuposto que se torna possível tomar os sambas compostos por Noel Rosa como um interessante instrumento para compreender melhor determinados aspectos relacionados ao cotidiano das camadas populares cariocas das primeiras décadas do século XX – particularmente os anos 1920 e 1930 –, em especial aqueles que não podem ser acessados através de uma documentação oficial. Para tanto, são utilizados aqui dois conceitos-chave: o de representação, presente em Chartier (1990) e o de vida cotidiana, presente em Heller (s/d).Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-07-31T16:17:12Z2024-07-312024-07-31T16:17:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36959EGYPTO, Diogo José Freitas do. Filosofia da vila: a representação do cotidiano popular carioca na música de Noel Rosa. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. Simpósio Temático 09: Cultura Histórica e Linguagens Historiográficas no Século 20. 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36959porEGYPTO, Diogo José Freitas do.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-31T16:17:50Zoai:localhost:riufcg/36959Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-31T16:17:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Certa vez, em entrevista concedida ao Diário Carioca, Noel Rosa, considerado hoje um dos mais importantes nomes da música popular brasileira, afirmou que “ninguém foge ao seu destino: quiseram que eu fosse médico e eu acabei sambista...”. Palavras sábias do saudoso Poeta da Vila. Afinal, tivesse Noel realmente abraçado a Medicina, o país perderia talvez o seu mais genial compositor popular, dono de uma lírica fascinante, de qualidades indiscutíveis: inventiva, inusitada, cômica, trágica, antiromântica, simples, atual. Sua capacidade de retratar, através de suas letras, aspectos da vida cotidiana do Rio de Janeiro de sua época é simplesmente fantástica, justificando o merecido rótulo de “cronista das coisas nossas”. É partindo deste pressuposto que se torna possível tomar os sambas compostos por Noel Rosa como um interessante instrumento para compreender melhor determinados aspectos relacionados ao cotidiano das camadas populares cariocas das primeiras décadas do século XX – particularmente os anos 1920 e 1930 –, em especial aqueles que não podem ser acessados através de uma documentação oficial. Para tanto, são utilizados aqui dois conceitos-chave: o de representação, presente em Chartier (1990) e o de vida cotidiana, presente em Heller (s/d). |
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