Seleção de anúncios em sinalização digital baseada na segmentação de mercado e comportamento do consumidor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Leonardo Soares e.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1625
Resumo: Em uma sociedade cada vez mais individualista e exigente, o aumento na demanda por produtos personalizados e adaptados às necessidades individuais se reflete diretamente na publicidade. Consumidores estão expostos diariamente a inúmeros meios de comunicação e requerem anúncios de produtos de seu interesse para que a mensagem seja lembrada. ma alternativa para tornar o anúncio relevante é adequá-lo às expectativas do consumidor. A publicidade pervasiva se mostra viável à realização desse processo, por possibilitar a veiculação de anúncios adaptados ao contexto do consumidor. sinalização digital é um exemplo de publicidade pervasiva e vem ganhando destaque pelo seu crescimento, oportunidades apresentadas e pelo barateamento das tecnologias que tornam viável a sua utilização. A sinalização digital possibilita a entrega de anúncios adaptados às necessidades dos consumidores, utilizando elementos gráficos com maior potencial para atrair sua atenção, além de possibilitar a exibição dos anúncios em momentos oportunos. Com o objetivo de tornai- a sinalização digital mais adaptada aos consumidores, diversas abordagens foram propostas. No entanto, a maioria dessas abordagens depende de interações explícitas com o consumidor, o que pode não ocorrer devido à casualidade desse meio de comunicação. trabalho propõe-se um método para tornar mais efetiva a seleção de anúncios sem a necessidade de interação e retorno do consumidor. O método proposto baseia-se no uso da informação sobre o público alvo e interesses relacionados aos produtos. O método foi testado e validado com a comparação a outras abordagens identificadas na literatura e de propósitos similares. Os testes foram realizados em um experimento com a participação de 112 entrevistados, obtendo-se resultados satisfatórios e compatíveis com abordagens que exigem a interação e o retorno explícito do consumidor.
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A publicidade pervasiva se mostra viável à realização desse processo, por possibilitar a veiculação de anúncios adaptados ao contexto do consumidor. sinalização digital é um exemplo de publicidade pervasiva e vem ganhando destaque pelo seu crescimento, oportunidades apresentadas e pelo barateamento das tecnologias que tornam viável a sua utilização. A sinalização digital possibilita a entrega de anúncios adaptados às necessidades dos consumidores, utilizando elementos gráficos com maior potencial para atrair sua atenção, além de possibilitar a exibição dos anúncios em momentos oportunos. Com o objetivo de tornai- a sinalização digital mais adaptada aos consumidores, diversas abordagens foram propostas. No entanto, a maioria dessas abordagens depende de interações explícitas com o consumidor, o que pode não ocorrer devido à casualidade desse meio de comunicação. trabalho propõe-se um método para tornar mais efetiva a seleção de anúncios sem a necessidade de interação e retorno do consumidor. O método proposto baseia-se no uso da informação sobre o público alvo e interesses relacionados aos produtos. O método foi testado e validado com a comparação a outras abordagens identificadas na literatura e de propósitos similares. Os testes foram realizados em um experimento com a participação de 112 entrevistados, obtendo-se resultados satisfatórios e compatíveis com abordagens que exigem a interação e o retorno explícito do consumidor.world where the consumer's individual demand is ever growing, the increase in the desire for custom products causes a direct impact in publicity. Consumers are daily exposed to a myriad of communication media and require advertisements for products of interest. An alternative to make advertisement relevant to the interests of the consumers is making it customizable. Pervasive advertising makes feasible that process, because it allows advertisements to be adapted to the consumer's context. Digiital Signage is an example of pervasive advertising and has received increasing attention for its growth in adoption. Price drop on related technologies makes its adoption viable. Digital signage allows adapting and presenting advertisements to the consumers, using graphical elements which can be used to get further attention from the consumers. Also, this media can make the advertisements situational. Several approaches were proposed in order to adapt Digital Signage for the consumers. Most of these, however, depend on the explicit interaction with the consumer which may not take place due to the casualness of the communication media. In this work, we propose a method for making the advertisements selection more effective without the need for interaction with the customers. This method is based on information about the target audience and products of interest. The method was validated, tested and compared with other methods with similar purposes. The tests were performed in an experiment involving 112 interviewed. The results were satisfactory and compatible with approaches that require explicit interaction.Submitted by Johnny Rodrigues (johnnyrodrigues@ufcg.edu.br) on 2018-09-02T13:47:24Z No. of bitstreams: 1 LEONARDO SOARES E SILVA - DISSERTAÇÃO PPGCC 2012..pdf: 18507669 bytes, checksum: bf0fea9d5676260e8d9ac8cb53c6b9c6 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-02T13:47:24Z (GMT). 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(Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1625info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALLEONARDO SOARES E SILVA - DISSERTAÇÃO PPGCC 2012.pdfLEONARDO SOARES E SILVA - DISSERTAÇÃO PPGCC 2012.pdfapplication/pdf19223049http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/1625/3/LEONARDO+SOARES+E+SILVA+-+DISSERTA%C3%87%C3%83O+PPGCC+2012.pdfd3efb2e60f7ae60399ac215f0293d709MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/1625/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52riufcg/16252022-03-21 10:53:55.939oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-28T13:53:00.014995Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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