Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31853 |
Resumo: | Com um mercado cada vez mais amplo e competitivo no setor de serviços, os clientes buscam requisitos que atendem suas expectativas ao adquirir um serviço, prezando principalmente pela qualidade e aderência daquilo que almejam em um serviço a ser prestado. A partir da ferramenta SERVQUAL que visa mensurar a qualidade de um serviço através de um comparativo entre expectativa e percepção do cliente, foi realizado uma análise aplicada aos clientes de uma autoescola situada na cidade de Juiz de Fora - MG que utilizam do serviço para habilitar em diversas categorias propostas como carro, moto, ônibus e carreta. Essa pesquisa é de caráter descritivo- exploratória, e natureza qualitativa, com realizações de questionários com os usuários desse serviço. Através das análises realizadas, conclui-se que o método permitiu verificar falhas e até mesmo excelência em determinados setores e áreas da empresa, mensurando assim a qualidade do serviço prestado, destacando-se as deficiências encontradas para posteriormente otimizar o serviço já prestado. |
id |
UFCG_4c741154296419db9e1c35e347e05e3c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31853 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola.Assessment of service quality using the SERVQUAL scale: a case study in a driving school.Qualidade de serviçosAvaliação da qualidadeAutoescola - qualidade de serviçosEscala SERVQUALEstudo de casoJuiz de Fora - MG - autoescolaSERVQUALQuality of servicesQuality assessmentDriving school - quality of servicesSERVQUAL scaleCase studyJuiz de Fora - MG - driving schoolQualité des prestationsÉvaluation de la qualitéAuto-école - qualité des servicesÉchelle SERVQUALÉtude de casJuiz de Fora - MG - auto-écoleCalidad de los serviciosEvaluación de calidadEscuela de conducción: calidad de los servicios.Juiz de Fora - MG - autoescuelaEstudio de casoEngenharia de Produção.Com um mercado cada vez mais amplo e competitivo no setor de serviços, os clientes buscam requisitos que atendem suas expectativas ao adquirir um serviço, prezando principalmente pela qualidade e aderência daquilo que almejam em um serviço a ser prestado. A partir da ferramenta SERVQUAL que visa mensurar a qualidade de um serviço através de um comparativo entre expectativa e percepção do cliente, foi realizado uma análise aplicada aos clientes de uma autoescola situada na cidade de Juiz de Fora - MG que utilizam do serviço para habilitar em diversas categorias propostas como carro, moto, ônibus e carreta. Essa pesquisa é de caráter descritivo- exploratória, e natureza qualitativa, com realizações de questionários com os usuários desse serviço. Através das análises realizadas, conclui-se que o método permitiu verificar falhas e até mesmo excelência em determinados setores e áreas da empresa, mensurando assim a qualidade do serviço prestado, destacando-se as deficiências encontradas para posteriormente otimizar o serviço já prestado.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-10-09T12:14:15Z2023-10-092023-10-09T12:14:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31853MIQUILINO, Rafael Barbosa; PINTO, Natália Fernandes. Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31853porMIQUILINO, Rafael Barbosa.PINTO, Natália Fernandes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-11-28T18:55:19Zoai:localhost:riufcg/31853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-11-28T18:55:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. Assessment of service quality using the SERVQUAL scale: a case study in a driving school. |
title |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. |
spellingShingle |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. MIQUILINO, Rafael Barbosa. Qualidade de serviços Avaliação da qualidade Autoescola - qualidade de serviços Escala SERVQUAL Estudo de caso Juiz de Fora - MG - autoescola SERVQUAL Quality of services Quality assessment Driving school - quality of services SERVQUAL scale Case study Juiz de Fora - MG - driving school Qualité des prestations Évaluation de la qualité Auto-école - qualité des services Échelle SERVQUAL Étude de cas Juiz de Fora - MG - auto-école Calidad de los servicios Evaluación de calidad Escuela de conducción: calidad de los servicios. Juiz de Fora - MG - autoescuela Estudio de caso Engenharia de Produção. |
title_short |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. |
title_full |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. |
title_fullStr |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. |
title_full_unstemmed |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. |
title_sort |
Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. |
author |
MIQUILINO, Rafael Barbosa. |
author_facet |
MIQUILINO, Rafael Barbosa. PINTO, Natália Fernandes. |
author_role |
author |
author2 |
PINTO, Natália Fernandes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MIQUILINO, Rafael Barbosa. PINTO, Natália Fernandes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Qualidade de serviços Avaliação da qualidade Autoescola - qualidade de serviços Escala SERVQUAL Estudo de caso Juiz de Fora - MG - autoescola SERVQUAL Quality of services Quality assessment Driving school - quality of services SERVQUAL scale Case study Juiz de Fora - MG - driving school Qualité des prestations Évaluation de la qualité Auto-école - qualité des services Échelle SERVQUAL Étude de cas Juiz de Fora - MG - auto-école Calidad de los servicios Evaluación de calidad Escuela de conducción: calidad de los servicios. Juiz de Fora - MG - autoescuela Estudio de caso Engenharia de Produção. |
topic |
Qualidade de serviços Avaliação da qualidade Autoescola - qualidade de serviços Escala SERVQUAL Estudo de caso Juiz de Fora - MG - autoescola SERVQUAL Quality of services Quality assessment Driving school - quality of services SERVQUAL scale Case study Juiz de Fora - MG - driving school Qualité des prestations Évaluation de la qualité Auto-école - qualité des services Échelle SERVQUAL Étude de cas Juiz de Fora - MG - auto-école Calidad de los servicios Evaluación de calidad Escuela de conducción: calidad de los servicios. Juiz de Fora - MG - autoescuela Estudio de caso Engenharia de Produção. |
description |
Com um mercado cada vez mais amplo e competitivo no setor de serviços, os clientes buscam requisitos que atendem suas expectativas ao adquirir um serviço, prezando principalmente pela qualidade e aderência daquilo que almejam em um serviço a ser prestado. A partir da ferramenta SERVQUAL que visa mensurar a qualidade de um serviço através de um comparativo entre expectativa e percepção do cliente, foi realizado uma análise aplicada aos clientes de uma autoescola situada na cidade de Juiz de Fora - MG que utilizam do serviço para habilitar em diversas categorias propostas como carro, moto, ônibus e carreta. Essa pesquisa é de caráter descritivo- exploratória, e natureza qualitativa, com realizações de questionários com os usuários desse serviço. Através das análises realizadas, conclui-se que o método permitiu verificar falhas e até mesmo excelência em determinados setores e áreas da empresa, mensurando assim a qualidade do serviço prestado, destacando-se as deficiências encontradas para posteriormente otimizar o serviço já prestado. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2023-10-09T12:14:15Z 2023-10-09 2023-10-09T12:14:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31853 MIQUILINO, Rafael Barbosa; PINTO, Natália Fernandes. Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31853 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31853 |
identifier_str_mv |
MIQUILINO, Rafael Barbosa; PINTO, Natália Fernandes. Avaliação da qualidade de serviços através da escala SERVQUAL: um estudo de caso em uma autoescola. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 6., 2018. Anais [...]. Salvador - BA: UNIFACS, 2018. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31853 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744593361567744 |