Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395
Resumo: A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras.
id UFCG_4ca3318679da2808d180bafc1948c3bd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6395
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.From the quarters to the classrooms: analysis of teaching actions.Racismo - escolaAtuação docenteCombate ao racismoDiversidadeRacism - SchoolTeaching PracticeFight against racismDiversityEducação.A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras.This research aims to investigate teaching practices in detriment of racial discrimination in classroom, addressing discriminatory practices in this very same context, as well as describing teaching actions in exploring such phenomenon. Racism in school is a phenomenon that has been already debated before, but the study of causes, dynamics and consequences lies between methodological and theoretical obstacles. Thus, this study provides an analysis that contributes to teaching regarding the effectiveness of the proposal to combat racism. To accomplish this work, a bibliographical investigation was carried out followed by a field research, using semi-structured interview, with data analyzed through the content analysis of Bardin. The analysis of the data collected allowed the organization of the chapters into three categories: Difficulties and potentialities; Teaching performance; Perception of the phenomenon in the classroom. Therefore, this study provides new insights into the issue of the black child in the classroom, as an accurate study of racial discrimination as a recurring phenomenon in school context, neglected or ignored, showing that the professional performance is still poorly targeted to make a concrete contribution to black children lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBATISTA, Maria Thais de Oliveira.BATISTA, M. T. O.http://lattes.cnpq.br/6670856676696185CEZARIO , Danilo de Sousa.FERREIRA , Joseano A. de Sousa.RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.2018-07-252019-08-30T15:36:47Z2019-08-302019-08-30T15:36:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:15:25Zoai:localhost:riufcg/6395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:15:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
From the quarters to the classrooms: analysis of teaching actions.
title Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
spellingShingle Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.
Racismo - escola
Atuação docente
Combate ao racismo
Diversidade
Racism - School
Teaching Practice
Fight against racism
Diversity
Educação.
title_short Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
title_full Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
title_fullStr Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
title_full_unstemmed Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
title_sort Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
author RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.
author_facet RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BATISTA, Maria Thais de Oliveira.
BATISTA, M. T. O.
http://lattes.cnpq.br/6670856676696185
CEZARIO , Danilo de Sousa.
FERREIRA , Joseano A. de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.
dc.subject.por.fl_str_mv Racismo - escola
Atuação docente
Combate ao racismo
Diversidade
Racism - School
Teaching Practice
Fight against racism
Diversity
Educação.
topic Racismo - escola
Atuação docente
Combate ao racismo
Diversidade
Racism - School
Teaching Practice
Fight against racism
Diversity
Educação.
description A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-25
2019-08-30T15:36:47Z
2019-08-30
2019-08-30T15:36:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395
identifier_str_mv RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390190530560