Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395 |
Resumo: | A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras. |
id |
UFCG_4ca3318679da2808d180bafc1948c3bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6395 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes.From the quarters to the classrooms: analysis of teaching actions.Racismo - escolaAtuação docenteCombate ao racismoDiversidadeRacism - SchoolTeaching PracticeFight against racismDiversityEducação.A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras.This research aims to investigate teaching practices in detriment of racial discrimination in classroom, addressing discriminatory practices in this very same context, as well as describing teaching actions in exploring such phenomenon. Racism in school is a phenomenon that has been already debated before, but the study of causes, dynamics and consequences lies between methodological and theoretical obstacles. Thus, this study provides an analysis that contributes to teaching regarding the effectiveness of the proposal to combat racism. To accomplish this work, a bibliographical investigation was carried out followed by a field research, using semi-structured interview, with data analyzed through the content analysis of Bardin. The analysis of the data collected allowed the organization of the chapters into three categories: Difficulties and potentialities; Teaching performance; Perception of the phenomenon in the classroom. Therefore, this study provides new insights into the issue of the black child in the classroom, as an accurate study of racial discrimination as a recurring phenomenon in school context, neglected or ignored, showing that the professional performance is still poorly targeted to make a concrete contribution to black children lives.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBATISTA, Maria Thais de Oliveira.BATISTA, M. T. O.http://lattes.cnpq.br/6670856676696185CEZARIO , Danilo de Sousa.FERREIRA , Joseano A. de Sousa.RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento.2018-07-252019-08-30T15:36:47Z2019-08-302019-08-30T15:36:47Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-02T17:15:25Zoai:localhost:riufcg/6395Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-02T17:15:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. From the quarters to the classrooms: analysis of teaching actions. |
title |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. |
spellingShingle |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Racismo - escola Atuação docente Combate ao racismo Diversidade Racism - School Teaching Practice Fight against racism Diversity Educação. |
title_short |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. |
title_full |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. |
title_fullStr |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. |
title_full_unstemmed |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. |
title_sort |
Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. |
author |
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. |
author_facet |
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
BATISTA, Maria Thais de Oliveira. BATISTA, M. T. O. http://lattes.cnpq.br/6670856676696185 CEZARIO , Danilo de Sousa. FERREIRA , Joseano A. de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Racismo - escola Atuação docente Combate ao racismo Diversidade Racism - School Teaching Practice Fight against racism Diversity Educação. |
topic |
Racismo - escola Atuação docente Combate ao racismo Diversidade Racism - School Teaching Practice Fight against racism Diversity Educação. |
description |
A presente pesquisa propõe-se a investigar as práticas docentes em detrimento a discriminação racial em sala de aula, abordando as práticas discriminatórias no contexto da sala de aula, como também, descrevendo as ações docentes ao explorar o fenômeno. O racismo na escola é um fenômeno debatido desde outrora contudo, o estudo das causas, dinâmicas e consequências encontra-se entre entraves metodológicos e teóricos. Proporcionado assim, uma análise que contribua à docência no concernente a efetivação da proposta de combate ao racismo. Para a realização do trabalho, realizou-se uma investigação bibliográfica seguida de uma pesquisa de campo, utilizando entrevista semiestruturada, com dados analisados através da análise de conteúdo de Bardin. A análise dos dados permitiu a organização em três categorias: Dificuldades e potencialidades; Atuação docente; Percepção do fenômeno em sala de aula. Assim, o estudo em questão, possibilita novos olhares para a questão da criança negra em sala de aula, como um estudo apurado sobre a discriminação racial como um fenômeno recorrente no contexto escolar, negligenciado ou ignorado, mostrando que a atuação profissionais ainda está pouco direcionada a uma contribuição concreta na vida das crianças negras. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-25 2019-08-30T15:36:47Z 2019-08-30 2019-08-30T15:36:47Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395 RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6395 |
identifier_str_mv |
RODRIGUES, Ana Paula do Nascimento. Das senzalas para as salas de aula: análise das ações docentes. 2018. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1823892129503510528 |