Primeiros socorros com escolares: intervenção educativa em saúde.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Elionay Sabino da.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11578
Resumo: Ações de educação em saúde no âmbito escolar são importantes estratégias de difusão de conhecimentos, propiciando um processo de capacitação dos escolares para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde. Desse modo, se faz necessário a realização de ações educativas que objetivem orientar e instruir crianças e adolescentes acerca das noções básicas de primeiros socorros, tornando-os capazes de prevenir e ajudar nas diversas condições que colocam a vida em risco. Este estudo teve o objetivo de proporcionar aos escolares o conhecimento sobre noções de primeiros socorros através de intervenção educativa em saúde. Trata-se de um estudo de campo, de caráter exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, mediado pela metodologia da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em uma escola do município de Igaracy-Pb, e contou com a participação de 69 escolares do ensino médio. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi aplicado um questionário para identificar as fragilidades nos conhecimentos dos escolares sobre as noções de primeiros socorros, após isso, foi implementada a intervenção educativa frente ao diagnóstico, e por fim, utilizou-se de um segundo questionário para avaliar o conhecimento adquirido a partir da ação realizada bem como a opinião dos escolares sobre a intervenção. Os dados coletados foram tabulados em planilhas no programa Microsoft Excel 2016, utilizando de estatística descritiva simples, sendo apresentados por meio de tabela e gráficos, e discutidos a partir do embasamento teórico sobre a temática. O estudo em sua primeira etapa identificou dificuldades nos conhecimentos dos escolares sobre primeiros socorros bem como a falta de segurança de agir em situações emergenciais, embora a maioria já tenha vivenciado algum tipo de situação que necessitasse de socorro imediato. A partir do diagnóstico situacional realizado e implementação da intervenção educativa foi possível mudar a realidade encontrada, ou seja, o conhecimento sobre a temática apresentou resultados bastante positivos, sendo a média de acertos acima de 80%, o que tornou os escolares mais confiantes para intervir caso se deparassem com uma situação emergencial. É de extrema importância preparar a população leiga para situações de urgência e emergência, com o intuito de diminuir o índice de morbimortalidade por causas externas. Portanto, sugere-se o desenvolvimento de novos estudos que abordem a temática, visto a importância da mesma e sua relevância para formação pessoal dos indivíduos. Logo, conhecer as noções básicas de primeiros socorros pode ajudar a salvar uma vida, visto que a população leiga é a primeira a presenciar acidentes e outros tipos de agravos.
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Trata-se de um estudo de campo, de caráter exploratório, descritivo com abordagem quantitativa, mediado pela metodologia da pesquisa-ação. O estudo foi realizado em uma escola do município de Igaracy-Pb, e contou com a participação de 69 escolares do ensino médio. Para a coleta de dados do diagnóstico situacional foi aplicado um questionário para identificar as fragilidades nos conhecimentos dos escolares sobre as noções de primeiros socorros, após isso, foi implementada a intervenção educativa frente ao diagnóstico, e por fim, utilizou-se de um segundo questionário para avaliar o conhecimento adquirido a partir da ação realizada bem como a opinião dos escolares sobre a intervenção. Os dados coletados foram tabulados em planilhas no programa Microsoft Excel 2016, utilizando de estatística descritiva simples, sendo apresentados por meio de tabela e gráficos, e discutidos a partir do embasamento teórico sobre a temática. O estudo em sua primeira etapa identificou dificuldades nos conhecimentos dos escolares sobre primeiros socorros bem como a falta de segurança de agir em situações emergenciais, embora a maioria já tenha vivenciado algum tipo de situação que necessitasse de socorro imediato. A partir do diagnóstico situacional realizado e implementação da intervenção educativa foi possível mudar a realidade encontrada, ou seja, o conhecimento sobre a temática apresentou resultados bastante positivos, sendo a média de acertos acima de 80%, o que tornou os escolares mais confiantes para intervir caso se deparassem com uma situação emergencial. É de extrema importância preparar a população leiga para situações de urgência e emergência, com o intuito de diminuir o índice de morbimortalidade por causas externas. Portanto, sugere-se o desenvolvimento de novos estudos que abordem a temática, visto a importância da mesma e sua relevância para formação pessoal dos indivíduos. Logo, conhecer as noções básicas de primeiros socorros pode ajudar a salvar uma vida, visto que a população leiga é a primeira a presenciar acidentes e outros tipos de agravos.Health education actions in schools are important strategies for the dissemination of knowledge, providing a process for training students to improve their quality of life and health. Thus, it is necessary to carry out educational actions that aim to guide and instruct children and adolescents about the basics of first aid, making them able to prevent and help in the various conditions that put their lives at risk. This study aimed to provide students with knowledge about first aid notions through educational intervention in health. This is an exploratory, descriptive field study with a quantitative approach, mediated by the action research methodology. The study was conducted at a school in the municipality of Igaracy-Pb, and was attended by 69 high school students. To collect situational diagnosis data, a questionnaire was applied to identify the weaknesses in the students' knowledge about the first aid notions, after which the educational intervention was implemented regarding the diagnosis, and finally, a second questionnaire was used. to evaluate the knowledge acquired from the action performed as well as the opinion of the students about the intervention. The collected data were tabulated in Microsoft Excel 2016 spreadsheets, using simple descriptive statistics, presented through tables and graphs, and discussed from the theoretical basis on the subject. The study in its first stage identified difficulties in students' knowledge of first aid as well as the lack of security to act in emergency situations, although most have already experienced some kind of situation that needed immediate help. From the situational diagnosis made and implementation of the educational intervention it was possible to change the reality found, that is, the knowledge about the theme presented very positive results, with the average of hits above 80%, which made the students more confident to intervene. if they were faced with an emergency situation. It is extremely important to prepare the lay population for urgent and emergency situations in order to reduce the morbidity and mortality rate due to external causes. Therefore, the development of new studies that address the theme is suggested, considering its importance and its relevance to the personal formation of individuals. Therefore, knowing the basics of first aid can help save a life, as the lay population is the first to witness accidents and other types of injuries.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGBATISTA, Jessika Lopes Figueiredo Pereira.PEREIRA, J. L. F.http://lattes.cnpq.br/1291036327003087ABRANTES, Kennia Sibelly Marques de.PINHEIRO, Maria Berenice Gomes Nascimento.SILVA, Elionay Sabino da.2019-11-292020-02-06T15:54:18Z2020-02-062020-02-06T15:54:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11578SILVA, Elionay Sabino da. Primeiros socorros com escolares: intervenção educativa em saúde. 2019. 73f. 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