O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Joicy Silva de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: http://app.uff.br/riuff/handle/1/27065
Resumo: O ambiente escolar é um lugar propício a acidentes devido ao grande número de crianças que nele se encontra, interagindo e desenvolvendo as mais diversas atividades motoras e esportivas. A fim de identificar o conhecimento dos professores que atuam na educação básica sobre primeiros socorros, fora pesquisado nas bases de dados LILACS, BDENF e Medline artigos com os descritores saúde escolar, emergências e primeiros socorros integrados entre si pelo boleano “AND”, onde foram selecionadas 9 artigos para compor o estudo. Na maioria das obras analisadas observou-se que os professores não demonstram conhecimento suficiente para agir em situações que exijam intervenções imediatas, como na urgência e emergência. Sendo o enfermeiro um profissional capacitado em potencial para a educação em saúde, sua intervenção junto às escolas pode colaborar para mudança deste cenário.
id UFF-2_2d87b328ba4535bf5acfdfa1a2dcdb72
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/27065
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativaSaúde escolarPrimeiros socorrosEnsino fundamental e médioServiços de saúde escolarEducação em saúdeSchool healthFirst aidElementary and high schoolO ambiente escolar é um lugar propício a acidentes devido ao grande número de crianças que nele se encontra, interagindo e desenvolvendo as mais diversas atividades motoras e esportivas. A fim de identificar o conhecimento dos professores que atuam na educação básica sobre primeiros socorros, fora pesquisado nas bases de dados LILACS, BDENF e Medline artigos com os descritores saúde escolar, emergências e primeiros socorros integrados entre si pelo boleano “AND”, onde foram selecionadas 9 artigos para compor o estudo. Na maioria das obras analisadas observou-se que os professores não demonstram conhecimento suficiente para agir em situações que exijam intervenções imediatas, como na urgência e emergência. Sendo o enfermeiro um profissional capacitado em potencial para a educação em saúde, sua intervenção junto às escolas pode colaborar para mudança deste cenário.The school environment is a place conducive to accidents due to the large number of children in it, interacting and developing the most diverse motor and sports activities. In order to identify the knowledge of teachers working in basic education about first aid, the LILACS, BDENF and Medline databases had been searched with the descriptors school health, emergencies and first aid integrated by the Boolean “AND”, where they were 9 articles were selected to compose the study. In most of the analyzed works, it was observed that teachers do not show sufficient knowledge to act in situations that require immediate interventions, such as urgency and emergency. As the nurse is a potential qualified professional for health education, his intervention with schools can contribute to change this scenario.39 p.Escudeiro, Cristina Lavoyerhttp://lattes.cnpq.br/8322536789804225Cortes, Ana Laura Biralhttp://lattes.cnpq.br/0876854989669834Cortes, Ana Laura Biralhttp://lattes.cnpq.br/0876854989669834Silveira, Ana Luiza Dorneles dahttp://lattes.cnpq.br/9862893379399340http://lattes.cnpq.br/2547513465126951Almeida, Joicy Silva de2022-11-25T12:01:41Z2022-11-25T12:01:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfAlmeida, Joicy Silva de. O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.http://app.uff.br/riuff/handle/1/27065CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2022-11-25T12:01:46Zoai:app.uff.br:1/27065Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202022-11-25T12:01:46Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
title O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
spellingShingle O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
Almeida, Joicy Silva de
Saúde escolar
Primeiros socorros
Ensino fundamental e médio
Serviços de saúde escolar
Educação em saúde
School health
First aid
Elementary and high school
title_short O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
title_full O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
title_fullStr O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
title_full_unstemmed O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
title_sort O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa
author Almeida, Joicy Silva de
author_facet Almeida, Joicy Silva de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Escudeiro, Cristina Lavoyer
http://lattes.cnpq.br/8322536789804225
Cortes, Ana Laura Biral
http://lattes.cnpq.br/0876854989669834
Cortes, Ana Laura Biral
http://lattes.cnpq.br/0876854989669834
Silveira, Ana Luiza Dorneles da
http://lattes.cnpq.br/9862893379399340
http://lattes.cnpq.br/2547513465126951
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Joicy Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Saúde escolar
Primeiros socorros
Ensino fundamental e médio
Serviços de saúde escolar
Educação em saúde
School health
First aid
Elementary and high school
topic Saúde escolar
Primeiros socorros
Ensino fundamental e médio
Serviços de saúde escolar
Educação em saúde
School health
First aid
Elementary and high school
description O ambiente escolar é um lugar propício a acidentes devido ao grande número de crianças que nele se encontra, interagindo e desenvolvendo as mais diversas atividades motoras e esportivas. A fim de identificar o conhecimento dos professores que atuam na educação básica sobre primeiros socorros, fora pesquisado nas bases de dados LILACS, BDENF e Medline artigos com os descritores saúde escolar, emergências e primeiros socorros integrados entre si pelo boleano “AND”, onde foram selecionadas 9 artigos para compor o estudo. Na maioria das obras analisadas observou-se que os professores não demonstram conhecimento suficiente para agir em situações que exijam intervenções imediatas, como na urgência e emergência. Sendo o enfermeiro um profissional capacitado em potencial para a educação em saúde, sua intervenção junto às escolas pode colaborar para mudança deste cenário.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-25T12:01:41Z
2022-11-25T12:01:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Almeida, Joicy Silva de. O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
http://app.uff.br/riuff/handle/1/27065
identifier_str_mv Almeida, Joicy Silva de. O conhecimento dos docentes da educação básica brasileira acerca dos primeiros socorros: revisão integrativa. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação e Licenciatura em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2019.
url http://app.uff.br/riuff/handle/1/27065
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838897950949376