Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Victor Couto da Silveira.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7607
Resumo: Introdução: A Fluência Verbal é uma função básica de linguagem que designa a capacidade de produzir discurso fluente. Apesar de consistir em uma função essencialmente linguística, suas medidas vêm sendo largamente desenvolvidas e utilizadas também para a avaliação de aspectos executivos do comportamento verbal. O desempenho em Tarefas de Fluência Verbal varia de acordo com a idade, escolaridade e desenvolvimento cognitivo. No entanto, existem poucos estudos no Brasil com dados amostrais neste paradigma em escolas públicas, o que torna relevante o levantamento de dados advindos de diversos contextos culturais. Objetivo: Este estudo tem como objetivo principal analisar o desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas Fluência Verbal Fonológica e Semântica. Metodologia: Realizaram-se três tarefas de Fluência Verbal Fonológica e três tarefas de Fluência Verbal Semântica com 100 crianças de sete a dez anos, devidamente matriculadas no Ensino Fundamental I de escolas públicas da Rede de Ensino Municipal de Patos. Os dados encontrados foram analisados utilizando os testes de Kolmogorov-Smirnov (K-S), Análise Multivariada de Variâncias (MANOVA), seguida por Análises de Variância (ANOVA) e testes de Post-Hoc. Utilizou-se ainda o teste t, Coeficiente de Correlação de Pearson e o Eta-parcial ao quadrado (ηp²). Resultados: Não foi evidenciado efeito de interação entre as variáveis gênero e idade; assim como, da variável gênero sobre o desempenho geral dos participantes, contudo, foi encontrado efeito geral da idade sobre este. As três tarefas de Fluência Verbal Fonológica (FVF) tanto isoladamente quanto em sua somatória foram influenciadas pela idade. Já no teste de Fluência Verbal Semântica (FVS), foi encontrado efeito significativo relacionado à idade na categoria “animais” e “frutas” e para o total de acertos na FVS. Conclusão: Os resultados encontrados parecem estar respaldados por aspectos neurodesenvolvimentais, visto que os sistemas de memória explícita apresentam curso maturacional mais precoce e de consolidação anterior em relação às funções executivas e os lobos frontais, cujo desenvolvimento se estende à idade adulta. Os dados foram compatíveis com a literatura existente, no entanto, comparando com estudo de mesmo desenho metodológico com crianças de escolas particulares de bairro, as crianças de escola pública apresentaram maiores dificuldades quando comparadas com aquelas crianças. Levanta-se a possibilidade da variável socioeconômica estar influenciando no desempenho de tarefas de fluência verbal.
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spelling Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica.Performance of children in public schools in fluency tasks phonological and semantic verbal.Fluência verbal fonológicaFluência verbal semânticaCrianças - linguagemFunções executivasMemória semânticaNeurodesenvolvimento infantilPhonological verbal fluencySemantic verbal fluencyChildren - languageExecutive FunctionsSemantic MemoryChild neurodevelopmentMedicina.Introdução: A Fluência Verbal é uma função básica de linguagem que designa a capacidade de produzir discurso fluente. Apesar de consistir em uma função essencialmente linguística, suas medidas vêm sendo largamente desenvolvidas e utilizadas também para a avaliação de aspectos executivos do comportamento verbal. O desempenho em Tarefas de Fluência Verbal varia de acordo com a idade, escolaridade e desenvolvimento cognitivo. No entanto, existem poucos estudos no Brasil com dados amostrais neste paradigma em escolas públicas, o que torna relevante o levantamento de dados advindos de diversos contextos culturais. Objetivo: Este estudo tem como objetivo principal analisar o desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas Fluência Verbal Fonológica e Semântica. Metodologia: Realizaram-se três tarefas de Fluência Verbal Fonológica e três tarefas de Fluência Verbal Semântica com 100 crianças de sete a dez anos, devidamente matriculadas no Ensino Fundamental I de escolas públicas da Rede de Ensino Municipal de Patos. Os dados encontrados foram analisados utilizando os testes de Kolmogorov-Smirnov (K-S), Análise Multivariada de Variâncias (MANOVA), seguida por Análises de Variância (ANOVA) e testes de Post-Hoc. Utilizou-se ainda o teste t, Coeficiente de Correlação de Pearson e o Eta-parcial ao quadrado (ηp²). Resultados: Não foi evidenciado efeito de interação entre as variáveis gênero e idade; assim como, da variável gênero sobre o desempenho geral dos participantes, contudo, foi encontrado efeito geral da idade sobre este. As três tarefas de Fluência Verbal Fonológica (FVF) tanto isoladamente quanto em sua somatória foram influenciadas pela idade. Já no teste de Fluência Verbal Semântica (FVS), foi encontrado efeito significativo relacionado à idade na categoria “animais” e “frutas” e para o total de acertos na FVS. Conclusão: Os resultados encontrados parecem estar respaldados por aspectos neurodesenvolvimentais, visto que os sistemas de memória explícita apresentam curso maturacional mais precoce e de consolidação anterior em relação às funções executivas e os lobos frontais, cujo desenvolvimento se estende à idade adulta. Os dados foram compatíveis com a literatura existente, no entanto, comparando com estudo de mesmo desenho metodológico com crianças de escolas particulares de bairro, as crianças de escola pública apresentaram maiores dificuldades quando comparadas com aquelas crianças. Levanta-se a possibilidade da variável socioeconômica estar influenciando no desempenho de tarefas de fluência verbal.Introduction: Verbal fluency is a basic function of language that designates the ability to produce fluent speech. Although it consists of an essentially linguistic function, its measures have been widely developed and used also for the evaluation of executive aspects of verbal behavior. Performance in tasks of verbal fluency varies according to age, schooling and cognitive development. However, there are few studies in Brazil with sample data in this paradigm in public schools, which makes it relevant to collect data from different cultural contexts. Objective: This study has as main objective to analyze the performance of children from public schools in Semantic and Phonemic Verbal Fluency Tasks. Methodology: Three tasks of Verbal Phonological Fluency and three tasks of Semantic Verbal Fluency were performed with 100 children from seven to ten years old, duly enrolled in Elementary School I of public schools of the Patos Municipal Education Network. The data were analyzed using the Kolmogorov-Smirnov (K-S), Multivariate Analysis of Variance (MANOVA), followed by Variance Analysis (ANOVA) and Post-Hoc tests. The t test, Pearson's Correlation Coefficient and the Eta-partial squared (ηp²) were also used. Results: There was no effect of interaction between the variables: sex and age, as well as the gender variable on the general performance of the participants, however, a general effect of age was found. The three phonological fluency tasks both individually and in their summation were influenced by age. In the semantic fluency test, a significant age-related effect was found in the category "animals", in the category "fruits" and in the total number of correct answers in the task of semantic fluency. Conclusion: The results obtained seem to be supported by neurodevelopmental aspects, since explicit memory systems present an earlier maturational course and previous consolidation in relation to the executive functions and the frontal lobes, whose development extends to adulthood. The data were compatible with the existing literature, however, comparing with a study of the same methodological design with children from neighborhood private schools, public school children presented greater difficulties when compared to those children. The possibility that the socioeconomic variable is influencing the performance of verbal fluency tasks is raised.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGCARIRY, Emmanuelle Lira.Cariry, E L.http://lattes.cnpq.br/2648381709955784LEITE, Gilmara de Lucena.LEITE, G. L.http://lattes.cnpq.br/4604166311090814LUNA, Giliara Carol Diniz Gomes de.LEITE, Eliane de Sousa.ARAÚJO, Victor Couto da Silveira.2016-12-192019-10-02T11:21:11Z2019-10-022019-10-02T11:21:11Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7607ARAÚJO, Victor Couto da Silveira. Desempenho de crianças de escolas públicas em tarefas de fluência verbal fonológica e semântica. 2016. 44f. 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