A prática da psicologia em um grupo interdisciplinar de apoio a mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: um relato de experiência.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Marília Cavalcante de.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15111
Resumo: A paralisia cerebral (PC) afeta a coordenação motora e muscular na fase infantil. Após o diagnóstico modifica toda a estrutura familiar, gerando dedicação exclusiva de muitas mães, sendo estas as principais cuidadoras, quando não são as únicas, visto a cobrança de uma rotina em diversos atendimentos profissionais e cuidados com locomoção e vigilância. Se fazendo preciso inserir essas mães no processo de cuidado enquanto agente no processo terapêutico de seus (as) filhos (as). O relato de experiência busca apresentar a prática de dois períodos de estágio do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Campina Grande-PB em um grupo interprofissional da psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, com quatro crianças e adolescentes de 10 a 17 anos e suas mães-cuidadoras. O objetivo do relato é pensar o papel da psicologia em um grupo interdisciplinar, quanto aos pontos indispensáveis de uma equipe e o cuidado com as mães-cuidadoras de crianças e adolescentes diagnosticados com paralisia cerebral (CID10-G80). Este foi um trabalho pautado em metodologias participativas como a tenda do conto, roda de conversa, terapia comunitária e técnicas da Psicologia Social Comunitária.
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Após o diagnóstico modifica toda a estrutura familiar, gerando dedicação exclusiva de muitas mães, sendo estas as principais cuidadoras, quando não são as únicas, visto a cobrança de uma rotina em diversos atendimentos profissionais e cuidados com locomoção e vigilância. Se fazendo preciso inserir essas mães no processo de cuidado enquanto agente no processo terapêutico de seus (as) filhos (as). O relato de experiência busca apresentar a prática de dois períodos de estágio do curso de Psicologia da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) na cidade de Campina Grande-PB em um grupo interprofissional da psicologia, fisioterapia e fonoaudiologia, com quatro crianças e adolescentes de 10 a 17 anos e suas mães-cuidadoras. O objetivo do relato é pensar o papel da psicologia em um grupo interdisciplinar, quanto aos pontos indispensáveis de uma equipe e o cuidado com as mães-cuidadoras de crianças e adolescentes diagnosticados com paralisia cerebral (CID10-G80). Este foi um trabalho pautado em metodologias participativas como a tenda do conto, roda de conversa, terapia comunitária e técnicas da Psicologia Social Comunitária.Cerebral palsy (CP) affects motor and muscle coordination in the infantile phase. After diagnosis, it modifies the whole family structure, generating exclusive dedication of many mothers, these being the main caregivers, when they are not the only ones, since the collection of a routine in several professional care and care with locomotion and vigilance. It is necessary to insert these mothers into the care process as an agent in the therapeutic process of their children. The experience report seeks to present the practice of two periods of the Psychology course of the Federal University of Campina Grande (UFCG), the Association of Parents and Friends of the Exceptional (APAE) in the city of Campina Grande-PB in an interprofessional group of psychology, physiotherapy and speech therapy, with four children and adolescents aged 10 to 17 years and their caretaker mothers. The objective of the report is to think about the role of psychology in an interdisciplinary group, regarding the indispensable points of a team and the care with the mothers-caregivers of children and adolescents diagnosed with cerebral palsy (CID10-G80). This was a work based on participative methodologies such as the tent of the story, talk wheel, community therapy and techniques of Community Social Psychology.La parálisis cerebral (PC) afecta la coordinación motora y muscular en la infancia. Luego del diagnóstico, toda la estructura familiar se modifica, generando dedicación exclusiva de muchas madres, quienes son las principales cuidadoras, cuando no son las únicas, dada la demanda de una rutina en varias asistencias profesionales y cuidados con locomoción y vigilancia. Haciéndose necesaria la inserción de estas madres en el proceso de cuidado como agentes en el proceso terapéutico de sus hijos. El relato de experiencia busca presentar la práctica de dos períodos de prácticas del curso de Psicología de la Universidad Federal de Campina Grande (UFCG), en la Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de la ciudad de Campina Grande-PB en un contexto interprofesional. grupo de psicología, fisioterapia y logopedia, con cuatro niños y adolescentes de 10 a 17 años y sus madres-cuidadoras. El informe tiene como objetivo reflexionar sobre el papel de la psicología en un grupo interdisciplinario, respecto a los puntos indispensables de un equipo y el cuidado a las madres-cuidadoras de niños y adolescentes diagnosticados con parálisis cerebral (CIE10-G80). Este fue un trabajo basado en metodologías participativas como la carpa de cuentos, círculo de conversación, terapia comunitaria y técnicas de Psicología Social Comunitaria.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBSUFCGOLIVEIRA FILHO, Pedro de.OLIVEIRA FILHO, P.http://lattes.cnpq.br/2268597352863613OLIVEIRA, Suenny Fonsêca de.BATISTA, José Roniere Morais.OLIVEIRA, Marília Cavalcante de.2017-08-312020-09-10T18:21:33Z2020-09-102020-09-10T18:21:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15111OLIVEIRA, Marília Cavalcante de. A prática da psicologia em um grupo interdisciplinar de apoio a mães de crianças e adolescentes com paralisia cerebral: um relato de experiência. 2017. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Psicologia, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/15111porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-02-01T14:02:25Zoai:localhost:riufcg/15111Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-02-01T14:02:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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