Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Camila Silva.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
Resumo: Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes.
id UFCG_4f226aea64a2b3db488169877ad7751a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/28518
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363Bezerra, Maria Auxiliadora.LIMA, C.LIMA, Camila Silva.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-01-02T12:00:24Z No. of bitstreams: 1 CAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdf: 1735986 bytes, checksum: 5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T12:00:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdf: 1735986 bytes, checksum: 5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459 (MD5) Previous issue date: 2012-11-08Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguísticaAnálise linguísticaLivro didático de português - ensino fundamentalSujeito indeterminadoParâmetros Curriculares Nacionais 1998Programa Nacional do Livro DidáticoConcepção interacionista da linguagemLinguistic analysisPortuguese textbook - elementary schoolIndeterminate subjectNational Curriculum Parameters 1998National Textbook ProgramInteractionist conception of languageAnálise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.Linguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject.2012-11-082023-01-02T12:00:25Z2023-01-022023-01-02T12:00:25Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfCAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfapplication/pdf1735986http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/1/CAMILA+SILVA+LIMA+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2012.pdf5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459MD51riufcg/285182023-01-02 09:01:19.791oai:localhost:riufcg/28518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:33:40.525957Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Linguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject.
title Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
spellingShingle Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
LIMA, Camila Silva.
Linguística
Análise linguística
Livro didático de português - ensino fundamental
Sujeito indeterminado
Parâmetros Curriculares Nacionais 1998
Programa Nacional do Livro Didático
Concepção interacionista da linguagem
Linguistic analysis
Portuguese textbook - elementary school
Indeterminate subject
National Curriculum Parameters 1998
National Textbook Program
Interactionist conception of language
title_short Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
title_full Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
title_fullStr Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
title_full_unstemmed Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
title_sort Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
author LIMA, Camila Silva.
author_facet LIMA, Camila Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv REINALDO, M. A. G. M.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0323008945925363
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bezerra, Maria Auxiliadora.
dc.contributor.authorID.fl_str_mv LIMA, C.
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Camila Silva.
contributor_str_mv REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
Bezerra, Maria Auxiliadora.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguística
topic Linguística
Análise linguística
Livro didático de português - ensino fundamental
Sujeito indeterminado
Parâmetros Curriculares Nacionais 1998
Programa Nacional do Livro Didático
Concepção interacionista da linguagem
Linguistic analysis
Portuguese textbook - elementary school
Indeterminate subject
National Curriculum Parameters 1998
National Textbook Program
Interactionist conception of language
dc.subject.por.fl_str_mv Análise linguística
Livro didático de português - ensino fundamental
Sujeito indeterminado
Parâmetros Curriculares Nacionais 1998
Programa Nacional do Livro Didático
Concepção interacionista da linguagem
Linguistic analysis
Portuguese textbook - elementary school
Indeterminate subject
National Curriculum Parameters 1998
National Textbook Program
Interactionist conception of language
description Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-11-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-02T12:00:25Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-02
2023-01-02T12:00:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
identifier_str_mv LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Humanidades - CH
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/1/CAMILA+SILVA+LIMA+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2012.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396851762724864