Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 |
Resumo: | Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes. |
id |
UFCG_4f226aea64a2b3db488169877ad7751a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/28518 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.REINALDO, M. A. G. M.http://lattes.cnpq.br/0323008945925363Bezerra, Maria Auxiliadora.LIMA, C.LIMA, Camila Silva.Submitted by Ruth Quaresma de Freitas (ruth_quaresma@hotmail.com) on 2023-01-02T12:00:24Z No. of bitstreams: 1 CAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdf: 1735986 bytes, checksum: 5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459 (MD5)Made available in DSpace on 2023-01-02T12:00:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdf: 1735986 bytes, checksum: 5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459 (MD5) Previous issue date: 2012-11-08Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Humanidades - CHLinguísticaAnálise linguísticaLivro didático de português - ensino fundamentalSujeito indeterminadoParâmetros Curriculares Nacionais 1998Programa Nacional do Livro DidáticoConcepção interacionista da linguagemLinguistic analysisPortuguese textbook - elementary schoolIndeterminate subjectNational Curriculum Parameters 1998National Textbook ProgramInteractionist conception of languageAnálise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado.Linguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject.2012-11-082023-01-02T12:00:25Z2023-01-022023-01-02T12:00:25Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALCAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfCAMILA SILVA LIMA - MON. LIC. LÍNGUA PORTUGUESA CH 2012.pdfapplication/pdf1735986http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/1/CAMILA+SILVA+LIMA+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2012.pdf5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459MD51riufcg/285182023-01-02 09:01:19.791oai:localhost:riufcg/28518Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:33:40.525957Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Linguistic analysis in Portuguese textbooks in elementary school: the case of the indeterminate subject. |
title |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
spellingShingle |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. LIMA, Camila Silva. Linguística Análise linguística Livro didático de português - ensino fundamental Sujeito indeterminado Parâmetros Curriculares Nacionais 1998 Programa Nacional do Livro Didático Concepção interacionista da linguagem Linguistic analysis Portuguese textbook - elementary school Indeterminate subject National Curriculum Parameters 1998 National Textbook Program Interactionist conception of language |
title_short |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
title_full |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
title_fullStr |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
title_full_unstemmed |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
title_sort |
Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. |
author |
LIMA, Camila Silva. |
author_facet |
LIMA, Camila Silva. |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
REINALDO, M. A. G. M. |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Bezerra, Maria Auxiliadora. |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
LIMA, C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, Camila Silva. |
contributor_str_mv |
REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo. Bezerra, Maria Auxiliadora. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Linguística |
topic |
Linguística Análise linguística Livro didático de português - ensino fundamental Sujeito indeterminado Parâmetros Curriculares Nacionais 1998 Programa Nacional do Livro Didático Concepção interacionista da linguagem Linguistic analysis Portuguese textbook - elementary school Indeterminate subject National Curriculum Parameters 1998 National Textbook Program Interactionist conception of language |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Análise linguística Livro didático de português - ensino fundamental Sujeito indeterminado Parâmetros Curriculares Nacionais 1998 Programa Nacional do Livro Didático Concepção interacionista da linguagem Linguistic analysis Portuguese textbook - elementary school Indeterminate subject National Curriculum Parameters 1998 National Textbook Program Interactionist conception of language |
description |
Esta monografia é resultado de uma pesquisa de caráter descritivo e interpretativo que teve como objetivo geral contribuir para a formação inicial do professor de língua portuguesa, no eixo reflexão sobre a língua; e como objetivos específicos: a) descrever as influências teóricas subjacentes à prática de reflexão sobre a língua em livros didáticos do Ensino Fundamental publicados na segunda metade da primeira década de 2000; b) descrever os tipos de reflexão contemplados nas atividades para o ensino desse eixo nesses mesmos livros. O referencial teórico baseia-se, sobretudo, na perspectiva da análise linguística como eixo de ensino, proposta por Geraldi (1984;1991) e ampliada pelas contribuições de Perfeito (2005) e Mendonça (2006); Como principais resultados, verificou-se que com o desenvolvimento da linguística, tanto na esfera da descrição, quanto na proposição de ensino de língua materna, ao lado do programa de avaliação dos livros didáticos (PNLD), as obras publicadas na segunda metade da primeira década do século XXI apresentam forte tendência para a descrição da tradição gramatical, ampliada, de uma ou de outra forma, com a reflexão que sinaliza incorporação dos estudos linguísticos recentes. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-11-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-01-02T12:00:25Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-01-02 2023-01-02T12:00:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 |
identifier_str_mv |
LIMA, Camila Silva. Análise linguística em livros didáticos de português no ensino fundamental: o caso do sujeito indeterminado. 2012. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28518 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Centro de Humanidades - CH |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/28518/1/CAMILA+SILVA+LIMA+-+MON.+LIC.+L%C3%8DNGUA+PORTUGUESA+CH+2012.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 5c770da7cf379a39d11e6a91debd5459 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396851762724864 |