A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Larissa Goulart da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/105260
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar os critérios utilizados pelos professores de Língua Estrangeira das escolas públicas para selecionar o livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD abrange a componente curricular de Língua Estrangeira desde 2011, sendo esta uma ação recente que visa contribuir com a melhoria do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do país. Estudos anteriores (SARMENTO E SILVA, 2012 e 2013) investigaram o uso do livro didático do PNLD em sala de aula, sem, contudo, investigar o processo de escolha do LD do PNLD. Esta pesquisa é relevante para os professores que poderão refletir sobre a sua prática, para as editoras que poderão repensar a divulgação dos seus materiais e, por fim, para o próprio PNLD como forma de acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas. Foram analisados questionários e entrevistas realizados com professores de inglês e espanhol. Concluiu-se que a maioria dos professores tem realizado uma seleção impressionista (CUNNINGSWORTH, 1995) do LD devido à falta de tempo para realizar uma avaliação criteriosa e ao desconhecimento dos recursos disponíveis para auxiliar na escolha, como, por exemplo, o Guia do Livro Didático.
id UFRGS-2_9cc52325e1940d64b77fb814987f65ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105260
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Larissa Goulart daSarmento, Simone2014-11-01T02:18:37Z2014http://hdl.handle.net/10183/105260000941508Este trabalho tem por objetivo investigar os critérios utilizados pelos professores de Língua Estrangeira das escolas públicas para selecionar o livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD abrange a componente curricular de Língua Estrangeira desde 2011, sendo esta uma ação recente que visa contribuir com a melhoria do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do país. Estudos anteriores (SARMENTO E SILVA, 2012 e 2013) investigaram o uso do livro didático do PNLD em sala de aula, sem, contudo, investigar o processo de escolha do LD do PNLD. Esta pesquisa é relevante para os professores que poderão refletir sobre a sua prática, para as editoras que poderão repensar a divulgação dos seus materiais e, por fim, para o próprio PNLD como forma de acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas. Foram analisados questionários e entrevistas realizados com professores de inglês e espanhol. Concluiu-se que a maioria dos professores tem realizado uma seleção impressionista (CUNNINGSWORTH, 1995) do LD devido à falta de tempo para realizar uma avaliação criteriosa e ao desconhecimento dos recursos disponíveis para auxiliar na escolha, como, por exemplo, o Guia do Livro Didático.This paper aims to investigate the criteria used by teachers of foreign languages in public schools to choose the textbook (TB) from the National Textbook Program (PNLD). The PNLD encompasses foreign languages since 2011, thus, being a recent action. Its aims are to contribute to the improvement of learning a foreign language in public schools. Previous studies (SARMENTO E SILVA, 2012 and 2013) investigated the use of PNLD textbooks in schools and in the classroom; however, these studies did not investigate the selection of PNLD Textbooks. This research is relevant to the teachers, so they can reflect on their own practice; to publishers who may rethink the dissemination of materials and, finally, to PNLD as a way to monitor the development of the program in schools. I analyzed questionnaires and interviews conducted with teachers of English and Spanish. I concluded that most teachers have done an impressionistic selection (CUNNINGSWORTH, 1995) of textbooks due to lack of time for evaluation and lack of knowledge about the resources available to assist in choosing, for example, the textbook guide.application/pdfporLivro didáticoPrograma Nacional do Livro DidáticoTextbookNational program of textbookTextbook selectionA seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didáticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de LetrasPorto Alegre, BR-RS2014Letras: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000941508.pdf000941508.pdfTexto completoapplication/pdf1388429http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105260/1/000941508.pdfeb21100c4acba1a33752e684637cd964MD51TEXT000941508.pdf.txt000941508.pdf.txtExtracted Texttext/plain147621http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105260/2/000941508.pdf.txt64f92e71c0d502945c49d6528279b0a0MD52THUMBNAIL000941508.pdf.jpg000941508.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1050http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105260/3/000941508.pdf.jpg228b5833b0d4b22fede8563f59f9a30aMD5310183/1052602022-08-06 04:46:11.329363oai:www.lume.ufrgs.br:10183/105260Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-08-06T07:46:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
title A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
spellingShingle A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
Silva, Larissa Goulart da
Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Textbook
National program of textbook
Textbook selection
title_short A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
title_full A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
title_fullStr A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
title_full_unstemmed A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
title_sort A seleção do livro didático de língua estrangeira do Programa Nacional do Livro Didático
author Silva, Larissa Goulart da
author_facet Silva, Larissa Goulart da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Larissa Goulart da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sarmento, Simone
contributor_str_mv Sarmento, Simone
dc.subject.por.fl_str_mv Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
topic Livro didático
Programa Nacional do Livro Didático
Textbook
National program of textbook
Textbook selection
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbook
National program of textbook
Textbook selection
description Este trabalho tem por objetivo investigar os critérios utilizados pelos professores de Língua Estrangeira das escolas públicas para selecionar o livro didático (LD) do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O PNLD abrange a componente curricular de Língua Estrangeira desde 2011, sendo esta uma ação recente que visa contribuir com a melhoria do ensino de línguas estrangeiras nas escolas públicas do país. Estudos anteriores (SARMENTO E SILVA, 2012 e 2013) investigaram o uso do livro didático do PNLD em sala de aula, sem, contudo, investigar o processo de escolha do LD do PNLD. Esta pesquisa é relevante para os professores que poderão refletir sobre a sua prática, para as editoras que poderão repensar a divulgação dos seus materiais e, por fim, para o próprio PNLD como forma de acompanhar o desenvolvimento do programa nas escolas. Foram analisados questionários e entrevistas realizados com professores de inglês e espanhol. Concluiu-se que a maioria dos professores tem realizado uma seleção impressionista (CUNNINGSWORTH, 1995) do LD devido à falta de tempo para realizar uma avaliação criteriosa e ao desconhecimento dos recursos disponíveis para auxiliar na escolha, como, por exemplo, o Guia do Livro Didático.
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-11-01T02:18:37Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/105260
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000941508
url http://hdl.handle.net/10183/105260
identifier_str_mv 000941508
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105260/1/000941508.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105260/2/000941508.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/105260/3/000941508.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eb21100c4acba1a33752e684637cd964
64f92e71c0d502945c49d6528279b0a0
228b5833b0d4b22fede8563f59f9a30a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447135977472000