“O único Deus na terra para uma mulher é o seu marido”: a produção de códigos de gênero no jornal “O povo” e em processos-crimes do seridó potiguar (1880-1900).
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1068 |
Resumo: | O presente trabalho tem como tema a produção de códigos de gênero no Seridó Potiguar durante os finais do século XIX, mais especificamente entre os anos de 1880 e 1900, tomando como principal referencia o jornal “O Povo”, que circulou pela região entre os anos de 1889 e 1892. O objetivo deste texto é investigar como a transição do período monárquico para o republicano, e sobretudo o germinar de uma sociedade burguesa no Seridó, implementou na região uma produção discursiva voltada à fabricação/formação de modelos de homem e de mulher visando o desenvolvimento de uma sociedade seridoense “moderna”. Durante a elaboração da pesquisa, além de edições do jornal, foram analisados, também, processos-crimes e inquéritos policiais do Seridó das décadas de 1880 e 1890. Através de uma análise discursiva destas fontes e lançando mão de arcabouços teóricos da História Cultural, procurou-se neste estudo perceber os sujeitos na qualidade de indivíduos mutáveis e plurais frutos de um processo articulado por relações de poder. A partir desta perspectiva trabalhou-se a concepção de gênero sob um ponto de vista relacional, atentando para o entendimento de que tanto as feminilidades quanto as masculinidades são construções sociais, culturais e, sobretudo, históricas. |
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“O único Deus na terra para uma mulher é o seu marido”: a produção de códigos de gênero no jornal “O povo” e em processos-crimes do seridó potiguar (1880-1900).Gênero - Produção de CódigosJornal "O Povo"Seridó PotiguarGenderNewspaper “O Povo”Criminal ProceedingsHistóriaO presente trabalho tem como tema a produção de códigos de gênero no Seridó Potiguar durante os finais do século XIX, mais especificamente entre os anos de 1880 e 1900, tomando como principal referencia o jornal “O Povo”, que circulou pela região entre os anos de 1889 e 1892. O objetivo deste texto é investigar como a transição do período monárquico para o republicano, e sobretudo o germinar de uma sociedade burguesa no Seridó, implementou na região uma produção discursiva voltada à fabricação/formação de modelos de homem e de mulher visando o desenvolvimento de uma sociedade seridoense “moderna”. Durante a elaboração da pesquisa, além de edições do jornal, foram analisados, também, processos-crimes e inquéritos policiais do Seridó das décadas de 1880 e 1890. Através de uma análise discursiva destas fontes e lançando mão de arcabouços teóricos da História Cultural, procurou-se neste estudo perceber os sujeitos na qualidade de indivíduos mutáveis e plurais frutos de um processo articulado por relações de poder. A partir desta perspectiva trabalhou-se a concepção de gênero sob um ponto de vista relacional, atentando para o entendimento de que tanto as feminilidades quanto as masculinidades são construções sociais, culturais e, sobretudo, históricas.The present work has as its theme the production of gender codes in Seridó Potiguar during the late nineteenth century, more specifically between the years 1880 and 1900, taking as main reference the newspaper “O Povo”, which circulated throughout the region between the years of 1889 and 1892. The objective of this text is to investigate how the transition from the monarchical period to the republican, and especially the germination of a bourgeois society in Seridó, implemented in the region a discursive production aimed at the manufacture/formation of models of man and woman aiming at the development of a “modern” Seridó society. During the preparation of the research, in addition to newspaper editions, Seridó's criminal proceedings and police inquiries of the 1880s and 1890s were also analyzed. Through a discursive analysis of these sources and using theoretical frameworks of Cultural History, he sought In this study, we perceive subjects as changeable and plural individuals, fruits of a process articulated by power relations. From this perspective the conception of gender was worked from a relational point of view, attempting to understand that both femininities and masculinities are social, cultural and, above all, historical constructs.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGOLIVEIRA, Iranilson Buriti de.OLIVEIRA, I. B.http://lattes.cnpq.br/6085569185105786VIEIRA, Kyara Maria de Almeida.VIEIRA, K. M. A.http://lattes.cnpq.br/3269028955383094ARAÚJO, Eronides Câmara de.SILVA, Antônio de Pádua Dias da.OLIVEIRA, Marcos Fernandes de.2017-08-302018-06-29T21:09:54Z2018-06-292018-06-29T21:09:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1068OLIVEIRA, M. F. de. “O único Deus na terra para uma mulher é o seu marido”: a produção de códigos de gênero no jornal “O povo” e em processos-crimes do seridó potiguar (1880-1900). 2017. 94 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1068porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-26T21:24:25Zoai:localhost:riufcg/1068Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-26T21:24:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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