Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, Maria Vanda Edina.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437
Resumo: A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo (2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo, temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula, assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar. Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
id UFCG_509c45df498d4e7185806ba090225c72
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13437
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I.Indisciplina escolarAluno indisciplinandoRelação professor - alunoAprendizagemSchool indisciplineUndisciplined studentTeacher - student relationshipLearningEducação.A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo (2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo, temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula, assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar. Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.This monographic research entitled: Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I was held at a municipal public school in the district of lara / CE with five students. This research seeks to answer the following questioning: what leads students to have behaviors considered inappropriate in the classroom? It has the following objectives: to identify possible causes that lead students to be undisciplined and discuss the probable consequences of indiscipline in the classroom. For the elaboration of referendum I theoretical based on the following authors: Aquino (1998); Moll (1996); Rebellion (2002); Moco (2009), among others. The monograph is divided into three chapters organized in this way: in the first chapter, I present the concept of indiscipline of some authors who present us with different ways of understanding the causes and consequences of this theme for the teacher-student relationship and consequently for the teaching-learning process. In the second chapter, we have as a methodological procedure, to present the instruments used to the collection of data that were: classroom observation and interview half structured; the importance of these two types of instruments for the realization field research; criteria for choosing the school and the participants. At the third chapter we highlight the analysis of the data, from the understanding of the students about indiscipline. We can conclude, even partially, that the indiscipline puts at risk the accomplishment of a differentiated work in the classroom, just as it does not favor the teaching-learning process and that this is a problem that has affected both public and private school institutions. THE question of indiscipline in the classroom and a topic that has been worrying educators, challenging scholars of the subject and disturbing the school routine. We realized, from the statements of the research participants that indiscipline and caused by factors internal and external to the school and that is urgent understand the causes and consequences of this for school learning of 4th grade elementary school students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Maria Vanda Edina.20102020-07-21T19:24:06Z2020-07-212020-07-21T19:24:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:19:27Zoai:localhost:riufcg/13437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:19:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I.
title Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
spellingShingle Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
FEITOSA, Maria Vanda Edina.
Indisciplina escolar
Aluno indisciplinando
Relação professor - aluno
Aprendizagem
School indiscipline
Undisciplined student
Teacher - student relationship
Learning
Educação.
title_short Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
title_full Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
title_fullStr Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
title_full_unstemmed Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
title_sort Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
author FEITOSA, Maria Vanda Edina.
author_facet FEITOSA, Maria Vanda Edina.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
dc.contributor.author.fl_str_mv FEITOSA, Maria Vanda Edina.
dc.subject.por.fl_str_mv Indisciplina escolar
Aluno indisciplinando
Relação professor - aluno
Aprendizagem
School indiscipline
Undisciplined student
Teacher - student relationship
Learning
Educação.
topic Indisciplina escolar
Aluno indisciplinando
Relação professor - aluno
Aprendizagem
School indiscipline
Undisciplined student
Teacher - student relationship
Learning
Educação.
description A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo (2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo, temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula, assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar. Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-21T19:24:06Z
2020-07-21
2020-07-21T19:24:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437
FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437
identifier_str_mv FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744448164200448