Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437 |
Resumo: | A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo (2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo, temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula, assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar. Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. |
id |
UFCG_509c45df498d4e7185806ba090225c72 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13437 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I.Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I.Indisciplina escolarAluno indisciplinandoRelação professor - alunoAprendizagemSchool indisciplineUndisciplined studentTeacher - student relationshipLearningEducação.A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo (2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo, temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula, assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar. Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental.This monographic research entitled: Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I was held at a municipal public school in the district of lara / CE with five students. This research seeks to answer the following questioning: what leads students to have behaviors considered inappropriate in the classroom? It has the following objectives: to identify possible causes that lead students to be undisciplined and discuss the probable consequences of indiscipline in the classroom. For the elaboration of referendum I theoretical based on the following authors: Aquino (1998); Moll (1996); Rebellion (2002); Moco (2009), among others. The monograph is divided into three chapters organized in this way: in the first chapter, I present the concept of indiscipline of some authors who present us with different ways of understanding the causes and consequences of this theme for the teacher-student relationship and consequently for the teaching-learning process. In the second chapter, we have as a methodological procedure, to present the instruments used to the collection of data that were: classroom observation and interview half structured; the importance of these two types of instruments for the realization field research; criteria for choosing the school and the participants. At the third chapter we highlight the analysis of the data, from the understanding of the students about indiscipline. We can conclude, even partially, that the indiscipline puts at risk the accomplishment of a differentiated work in the classroom, just as it does not favor the teaching-learning process and that this is a problem that has affected both public and private school institutions. THE question of indiscipline in the classroom and a topic that has been worrying educators, challenging scholars of the subject and disturbing the school routine. We realized, from the statements of the research participants that indiscipline and caused by factors internal and external to the school and that is urgent understand the causes and consequences of this for school learning of 4th grade elementary school students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501FEITOSA, Maria Vanda Edina.20102020-07-21T19:24:06Z2020-07-212020-07-21T19:24:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-30T18:19:27Zoai:localhost:riufcg/13437Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-30T18:19:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. Causes and effects of indiscipline in the 4th year of elementary school I. |
title |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. |
spellingShingle |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. FEITOSA, Maria Vanda Edina. Indisciplina escolar Aluno indisciplinando Relação professor - aluno Aprendizagem School indiscipline Undisciplined student Teacher - student relationship Learning Educação. |
title_short |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. |
title_full |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. |
title_fullStr |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. |
title_full_unstemmed |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. |
title_sort |
Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. |
author |
FEITOSA, Maria Vanda Edina. |
author_facet |
FEITOSA, Maria Vanda Edina. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PEREIRA, Zildene Francisca. PEREIRA, Z. F. http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
FEITOSA, Maria Vanda Edina. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina escolar Aluno indisciplinando Relação professor - aluno Aprendizagem School indiscipline Undisciplined student Teacher - student relationship Learning Educação. |
topic |
Indisciplina escolar Aluno indisciplinando Relação professor - aluno Aprendizagem School indiscipline Undisciplined student Teacher - student relationship Learning Educação. |
description |
A presente pesquisa monográfica intitulada: Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do Ensino Fundamental I foi realizada em uma escola publica municipal no distrito de lara/ CE com cinco alunos. Esta pesquisa procura responder ao seguinte questionamento: o que leva alunos a terem comportamentos considerados inadequados em sala de aula? Tem os seguintes objetivos: identificar possíveis causas que levam alunos a serem indisciplinados e discutir as prováveis consequências da indisciplina em sala de aula. Para a elaboração do referenda I teórico nos baseamos nos seguintes autores: Aquino (1998); Moll (1996); Rebelo (2002); Moco (2009), dentre outros. A monografia esta dividida em três capítulos assim organizados: no primeiro capitulo, apresento a concepção de indisciplina de alguns autores os quais nos apresentam diferentes formas de compreendermos as causas e consequências deste tema para a relação professor-aluno e consequentemente para o processo ensino-aprendizagem. No segundo capitulo, temos como procedimento metodológico, apresentar os instrumentos utilizados para a coleta dos dados que foram: observação da sala de aula e entrevista semiestruturada; a importância desses dois tipos de instrumentos para a realização da pesquisa de campo; critérios de escolha da escola e dos participantes. No terceiro capitulo destacamos a analise dos dados, a partir da compreensão dos alunos acerca da indisciplina. Podemos concluir, mesmo que parcialmente, que a indisciplina poe em risco a realização de um trabalho diferenciado em sala de aula, assim como não favorece o processo ensino-aprendizagem e que este e um problema que tem afetado instituições escolares tanto publicas, quanto privada. A questão da indisciplina em sala de aula e um tema que vem preocupando educadores, desafiando estudiosos do assunto e conturbando o cotidiano escolar. Percebemos, a partir das falas dos participantes da pesquisa que a indisciplina e causada por fatores internos e externos a escola e que se faz urgente compreendermos as causas e consequências desta, para a aprendizagem escolar de alunos do 4° ano do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2020-07-21T19:24:06Z 2020-07-21 2020-07-21T19:24:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437 FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13437 |
identifier_str_mv |
FEITOSA, Maria Vanda Edina. Causas e efeitos da indisciplina no 4° ano do ensino fundamental I. 2010. 38f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744448164200448 |