A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria José barros da.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019
Resumo: Expõe uma pesquisa realizada na aula de Geografia, enfocando a produção de desenho no processo de ensino - aprendizagem. O mesmo tem por objetivo verificar a contribuição da produção de desenhos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, como também identificar e discutir os elementos que formam o espaço rural na concepção dos alunos através dos desenhos. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Desta forma, para realização desta pesquisa foi realizada na primeira fase, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geografia e sua relação com a produção de desenhos. Na segunda fase foi realizada por meio da pesquisa de campo que ocorreu na Escola Agrotécnica na sala de aula do 7° ano A – turno manhã. Como resultado, verificou – se que a concepção que os alunos fazem sobre o espaço rural está caracterizado principalmente como um espaço de trabalho, colheita e moradia. Pois foi possível identificar nos desenhos às novas tecnologias no espaço rural, as novas formas de armazenar a água, modo como o homem do campo desenvolve suas atividades econômicas através da atividade agrícola e pecuária, como também as formas de lazer existente no espaço rural. Desta forma, concluímos que trabalhar o desenho como um processo metodológico nas aulas de Geografia nas escolas do campo é trabalhar a consciência dos alunos, através do seu imaginário. Deixando que eles revelem seus conhecimentos em forma de imagens indagando o professor a reconstruir um novo conhecimento geográfico nas escolas do campo ao analisarem as produções dos desenhos realizados pelos alunos.
id UFCG_50a83b28faad7b0b7fa27b93f46fb9f9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6019
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.The production of drawings in the teaching-learning process in geography classes in rural schools.Educação do CampoDesenhoProcesso de ensino-apredizagemEscolas do campoCountry educationDesignTeaching-learning processCountry schoolsExpõe uma pesquisa realizada na aula de Geografia, enfocando a produção de desenho no processo de ensino - aprendizagem. O mesmo tem por objetivo verificar a contribuição da produção de desenhos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, como também identificar e discutir os elementos que formam o espaço rural na concepção dos alunos através dos desenhos. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Desta forma, para realização desta pesquisa foi realizada na primeira fase, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geografia e sua relação com a produção de desenhos. Na segunda fase foi realizada por meio da pesquisa de campo que ocorreu na Escola Agrotécnica na sala de aula do 7° ano A – turno manhã. Como resultado, verificou – se que a concepção que os alunos fazem sobre o espaço rural está caracterizado principalmente como um espaço de trabalho, colheita e moradia. Pois foi possível identificar nos desenhos às novas tecnologias no espaço rural, as novas formas de armazenar a água, modo como o homem do campo desenvolve suas atividades econômicas através da atividade agrícola e pecuária, como também as formas de lazer existente no espaço rural. Desta forma, concluímos que trabalhar o desenho como um processo metodológico nas aulas de Geografia nas escolas do campo é trabalhar a consciência dos alunos, através do seu imaginário. Deixando que eles revelem seus conhecimentos em forma de imagens indagando o professor a reconstruir um novo conhecimento geográfico nas escolas do campo ao analisarem as produções dos desenhos realizados pelos alunos.This work show a survey in Geography class, focusing on the production design in the teaching - learning process. The same aims to determine the contribution of the production of drawings in the process of teaching and learning in Geography lessons in schools of the field, but also identify and discuss the elements that make up the design of rural students through drawing. In this research we used the assumption of qualitative research through participant observation. Thus, for this research was conducted in the first phase, a literature review on the teaching of geography and its relation to the production of drawings. In the second phase was conducted through field research that took place at the Agricultural School classroom 7th grade A - morning shift. As a result, there - that the design students do for rural areas is mainly characterized as a work space, harvest and housing. Because it was possible to identify the drawings to new technologies in rural areas, new ways to store water, how the farmer develops its economic activities through agricultural activity and livestock, as well as existing forms of recreation in the countryside. Thus, we conclude that the design work as a methodological process in Geography lessons in schools field work is the awareness of the students, through their imagination. Letting them prove their knowledge in form of pictures asking the teacher to rebuild a new geographic knowledge in schools from the field to examine the productions of drawings made by students.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399SILVA, Maria do Socorro.SILVA, Walberto Barbosa da.SILVA, Maria José barros da.2013-09-202019-08-20T11:03:56Z2019-08-202019-08-20T11:03:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019SILVA, Maria José Barros da. A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T19:57:42Zoai:localhost:riufcg/6019Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T19:57:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
The production of drawings in the teaching-learning process in geography classes in rural schools.
title A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
spellingShingle A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
SILVA, Maria José barros da.
Educação do Campo
Desenho
Processo de ensino-apredizagem
Escolas do campo
Country education
Design
Teaching-learning process
Country schools
title_short A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
title_full A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
title_fullStr A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
title_full_unstemmed A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
title_sort A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo.
author SILVA, Maria José barros da.
author_facet SILVA, Maria José barros da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
SILVA, Maria do Socorro.
SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria José barros da.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do Campo
Desenho
Processo de ensino-apredizagem
Escolas do campo
Country education
Design
Teaching-learning process
Country schools
topic Educação do Campo
Desenho
Processo de ensino-apredizagem
Escolas do campo
Country education
Design
Teaching-learning process
Country schools
description Expõe uma pesquisa realizada na aula de Geografia, enfocando a produção de desenho no processo de ensino - aprendizagem. O mesmo tem por objetivo verificar a contribuição da produção de desenhos no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, como também identificar e discutir os elementos que formam o espaço rural na concepção dos alunos através dos desenhos. Nesta pesquisa foi utilizado o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Desta forma, para realização desta pesquisa foi realizada na primeira fase, uma revisão bibliográfica sobre o ensino de Geografia e sua relação com a produção de desenhos. Na segunda fase foi realizada por meio da pesquisa de campo que ocorreu na Escola Agrotécnica na sala de aula do 7° ano A – turno manhã. Como resultado, verificou – se que a concepção que os alunos fazem sobre o espaço rural está caracterizado principalmente como um espaço de trabalho, colheita e moradia. Pois foi possível identificar nos desenhos às novas tecnologias no espaço rural, as novas formas de armazenar a água, modo como o homem do campo desenvolve suas atividades econômicas através da atividade agrícola e pecuária, como também as formas de lazer existente no espaço rural. Desta forma, concluímos que trabalhar o desenho como um processo metodológico nas aulas de Geografia nas escolas do campo é trabalhar a consciência dos alunos, através do seu imaginário. Deixando que eles revelem seus conhecimentos em forma de imagens indagando o professor a reconstruir um novo conhecimento geográfico nas escolas do campo ao analisarem as produções dos desenhos realizados pelos alunos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-20
2019-08-20T11:03:56Z
2019-08-20
2019-08-20T11:03:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019
SILVA, Maria José Barros da. A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2013.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019
identifier_str_mv SILVA, Maria José Barros da. A produção de desenhos no processo de ensino-apredizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo. 2013. 68f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6019
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744387684433920