Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO, Iris Barbosa.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.carneiro
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
Resumo: O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais, mas para que o ensino desta disciplina seja proveitoso devem-se considerar as necessidades dos alunos, o dia-a-dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na Geografia. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo apresentar a pesquisa-ação intitulada como: “Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo” que foi desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. O mesmo, tem por objetivo a produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, o mesmo foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X no município de Sumé - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividido em momentos de capacitações/ produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Esperamos que, diante do desenvolvimento desta pesquisa que os recursos didáticos produzidos sejam utilizados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornando-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da comunidade escolar como um todo.
id UFCG_d8d6bf9192afd8bb89b0b1b34393844b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4984
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.Production of didactic resources for teaching geography in rural schools.Ensino de GeografiaRecursos didáticosEscolas do campoEducação do CampoGeography teachingDidactic resourcesCountry SchoolsField EducationO ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais, mas para que o ensino desta disciplina seja proveitoso devem-se considerar as necessidades dos alunos, o dia-a-dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na Geografia. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo apresentar a pesquisa-ação intitulada como: “Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo” que foi desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. O mesmo, tem por objetivo a produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, o mesmo foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X no município de Sumé - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividido em momentos de capacitações/ produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Esperamos que, diante do desenvolvimento desta pesquisa que os recursos didáticos produzidos sejam utilizados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornando-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da comunidade escolar como um todo.Geography teaching in rural schools is extremely important for students to understand the elements that make up the geographic space, that is, the world and its social and environmental problems, but about this subject to be useful,( If we consider the needs of the students), the day-to-day, because it is making the relationship with the environment in which they live that it is possible to have a quality education in it. In this way, this research aims to present the action research titled as: "Production of Didactic Resources in the Teaching of Geography for the Schools of the Field" that was developed within the scope of the Degree in Field Education in the area of Human and Social Sciences, Specifically in the teaching of Geography, the same, has the objective of producing and experimenting didactic resources in the teaching of Geography to the rural schools, focusing on the importance of producing and using didactic resources contextualized in the teaching-learning process in the Geography classes in the Rural schools, the same was developed in the Municipal Infant and Fundamental Education Unit José Bonifácio Barbosa de Andrade, located in the community PIO X in the municipality of Sumé - PB. To carry out this research, we use the qualitative research assumptions, through action research that is divided into moments of training / production and experimentation in the academic and school contexts. We hope that in the development of this research, the didactic resources produced will be used in Geography classes, in articulation with the Field Education, becoming a potential in the process about this subject.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGOLIVEIRA, Fabiano Custódio de.OLIVEIRA, F. C.http://lattes.cnpq.br/8863482545802399CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.ALENCAR, Álisson Clauber Mendes de.CARNEIRO, Iris Barbosa.2017-05-042019-07-22T13:36:09Z2019-07-222019-07-22T13:36:09Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.carneirohttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984CARNEIRO, Iris Barbosa. Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-08T20:14:56Zoai:localhost:riufcg/4984Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-08T20:14:56Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
Production of didactic resources for teaching geography in rural schools.
title Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
spellingShingle Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
CARNEIRO, Iris Barbosa.
Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo
Educação do Campo
Geography teaching
Didactic resources
Country Schools
Field Education
title_short Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
title_full Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
title_fullStr Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
title_full_unstemmed Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
title_sort Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo.
author CARNEIRO, Iris Barbosa.
author_facet CARNEIRO, Iris Barbosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
OLIVEIRA, F. C.
http://lattes.cnpq.br/8863482545802399
CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
ALENCAR, Álisson Clauber Mendes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv CARNEIRO, Iris Barbosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo
Educação do Campo
Geography teaching
Didactic resources
Country Schools
Field Education
topic Ensino de Geografia
Recursos didáticos
Escolas do campo
Educação do Campo
Geography teaching
Didactic resources
Country Schools
Field Education
description O ensino de Geografia nas escolas do campo é de suma importância para que os alunos compreendam os elementos que compõem o espaço geográfico, ou seja, o mundo e suas problemáticas sociais e ambientais, mas para que o ensino desta disciplina seja proveitoso devem-se considerar as necessidades dos alunos, o dia-a-dia, pois é fazendo a relação com o meio em que convivem que é possível ter um ensino de qualidade na Geografia. Desta forma, essa pesquisa tem por objetivo apresentar a pesquisa-ação intitulada como: “Produção de Recursos Didáticos no Ensino de Geografia para as Escolas do Campo” que foi desenvolvido no âmbito da Licenciatura em Educação do Campo na área das Ciências Humanas e Sociais, especificamente no ensino de Geografia. O mesmo, tem por objetivo a produção e experimentação de recursos didáticos no ensino de Geografia para as escolas do campo, enfocando a importância de produzir e utilizar recursos didáticos contextualizados no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia nas escolas do campo, o mesmo foi desenvolvido na Unidade Municipal de Ensino Infantil e Fundamental José Bonifácio Barbosa de Andrade, localizada na comunidade PIO X no município de Sumé - PB. Para execução dessa pesquisa, utilizamos os pressupostos da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação que está dividido em momentos de capacitações/ produções e experimentação nos contextos acadêmico e escolar. Esperamos que, diante do desenvolvimento desta pesquisa que os recursos didáticos produzidos sejam utilizados nas aulas de Geografia, em articulação com a Educação do Campo, tornando-se um potencial no processo de ensino-aprendizagem da comunidade escolar como um todo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-04
2019-07-22T13:36:09Z
2019-07-22
2019-07-22T13:36:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.carneiro
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
CARNEIRO, Iris Barbosa. Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.carneiro
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
identifier_str_mv CARNEIRO, Iris Barbosa. Produção de recursos didáticos para ensino de geografia nas escolas do campo. 2017. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744381018636288