A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos. |
id |
UFCG_50bc88fdce8e6c0eac47f6a1538939d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6609 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.The relevance of interpersonal relationships between educator and educating in 4th grade of elementary school.Escola - relações interpessoaisRelação professor - alunoDesenvolvimento emancipatórioAprendizagemSchool - Interpersonal RelationsTeacher-student relationshipEmancipatory DevelopmentLearningEducação.A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos.The research had as general objective to investigate how the interpersonal relationship between educator and educator of the 4th anode elementary school, located in the city of Cajazeiras, in the Sertão of Paraiba, aiming at the cognitive and emancipatory development of the students ( Among the specific objectives we highlight: Report the history of education emphasizing the relationships established in the teaching and learning process as being inherent to the human being; Highlight interpersonal relationships as inherent to human beings for the teaching and learning processes; To understand the importance of affective interpersonal relations in the school environment between teacher and student as a propeller of the cognitive development of learners; Identify the main challenges encountered in the school environment for the establishment of interpersonal relationships between teachers and students. Thus, the survey had a total of four students interviewed aged 9 to 13 and an educator. At the end, we conclude the importance of the interpersonal relations between the educator and the students to promote a meaningful learning, favoring the cognitive and emancipatory development of the subjects, being verified during the realization the analyzes and the contributions of the theorists .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311CAMPOS, Maria de Lourdes.PEREIRA, Zildene Francisca.GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.2019-06-262019-09-03T16:18:07Z2019-09-032019-09-03T16:18:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:51:07Zoai:localhost:riufcg/6609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:51:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. The relevance of interpersonal relationships between educator and educating in 4th grade of elementary school. |
title |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. |
spellingShingle |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. Escola - relações interpessoais Relação professor - aluno Desenvolvimento emancipatório Aprendizagem School - Interpersonal Relations Teacher-student relationship Emancipatory Development Learning Educação. |
title_short |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. |
title_full |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. |
title_fullStr |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. |
title_sort |
A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. |
author |
GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. |
author_facet |
GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIRES, Aparecida Carneiro. PIRES, Aparecida Carneiro. http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 CAMPOS, Maria de Lourdes. PEREIRA, Zildene Francisca. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola - relações interpessoais Relação professor - aluno Desenvolvimento emancipatório Aprendizagem School - Interpersonal Relations Teacher-student relationship Emancipatory Development Learning Educação. |
topic |
Escola - relações interpessoais Relação professor - aluno Desenvolvimento emancipatório Aprendizagem School - Interpersonal Relations Teacher-student relationship Emancipatory Development Learning Educação. |
description |
A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-26 2019-09-03T16:18:07Z 2019-09-03 2019-09-03T16:18:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609 GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609 |
identifier_str_mv |
GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744391692091392 |