A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609
Resumo: A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos.
id UFCG_50bc88fdce8e6c0eac47f6a1538939d0
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6609
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.The relevance of interpersonal relationships between educator and educating in 4th grade of elementary school.Escola - relações interpessoaisRelação professor - alunoDesenvolvimento emancipatórioAprendizagemSchool - Interpersonal RelationsTeacher-student relationshipEmancipatory DevelopmentLearningEducação.A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos.The research had as general objective to investigate how the interpersonal relationship between educator and educator of the 4th anode elementary school, located in the city of Cajazeiras, in the Sertão of Paraiba, aiming at the cognitive and emancipatory development of the students ( Among the specific objectives we highlight: Report the history of education emphasizing the relationships established in the teaching and learning process as being inherent to the human being; Highlight interpersonal relationships as inherent to human beings for the teaching and learning processes; To understand the importance of affective interpersonal relations in the school environment between teacher and student as a propeller of the cognitive development of learners; Identify the main challenges encountered in the school environment for the establishment of interpersonal relationships between teachers and students. Thus, the survey had a total of four students interviewed aged 9 to 13 and an educator. At the end, we conclude the importance of the interpersonal relations between the educator and the students to promote a meaningful learning, favoring the cognitive and emancipatory development of the subjects, being verified during the realization the analyzes and the contributions of the theorists .Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311CAMPOS, Maria de Lourdes.PEREIRA, Zildene Francisca.GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.2019-06-262019-09-03T16:18:07Z2019-09-032019-09-03T16:18:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:51:07Zoai:localhost:riufcg/6609Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:51:07Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
The relevance of interpersonal relationships between educator and educating in 4th grade of elementary school.
title A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
spellingShingle A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.
Escola - relações interpessoais
Relação professor - aluno
Desenvolvimento emancipatório
Aprendizagem
School - Interpersonal Relations
Teacher-student relationship
Emancipatory Development
Learning
Educação.
title_short A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
title_full A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
title_fullStr A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
title_sort A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental.
author GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.
author_facet GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PIRES, Aparecida Carneiro.
PIRES, Aparecida Carneiro.
http://lattes.cnpq.br/5613969088897311
CAMPOS, Maria de Lourdes.
PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola - relações interpessoais
Relação professor - aluno
Desenvolvimento emancipatório
Aprendizagem
School - Interpersonal Relations
Teacher-student relationship
Emancipatory Development
Learning
Educação.
topic Escola - relações interpessoais
Relação professor - aluno
Desenvolvimento emancipatório
Aprendizagem
School - Interpersonal Relations
Teacher-student relationship
Emancipatory Development
Learning
Educação.
description A pesquisa teve como objetivo geral, investigar como ocorre a relação interpessoal entre educador (a) e educando (a) do 4o anodo ensino fundamental, localizada na cidade de Cajazeiras, sertão paraibano, visando o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos (as) educandos (as) entre os objetivos específicos destacamos, Relatar a história da educação enfatizando as relações estabelecidas no processo de ensino e aprendizagem como sendo inerentes ao ser humano; Destacar as relações interpessoais como inerentes aos seres humanos para os processos de ensino e aprendizagem; Compreender a importância das relações interpessoais afetiva no âmbito escolar entre docente e discente como propulsora do desenvolvimento cognitivo dos educandos; Identificar os principais desafios encontrados no ambiente escolar para o estabelecimento das relações interpessoais entre docentes e discentes. Assim, a pesquisa contou com um total de quatro educandos(as) entrevistados com idade entre 9 e 13 anos e uma educadora. Ao termino concluímos a importância das relações interpessoais entre a educadora e os (as) educandos (as) para a promoção de uma aprendizagem significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e emancipatório dos sujeitos, sendo este verificado durante a realização as analises e as contribuições dos teóricos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-26
2019-09-03T16:18:07Z
2019-09-03
2019-09-03T16:18:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609
GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6609
identifier_str_mv GONÇALVES, Mágna Feliciano Fernandes. A relevância das relações interpessoais entre educador(a) e educando(a) no 4º ano do ensino fundamental. 2019. 52f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744391692091392