Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PINHEIRO, Geane de Andrade de.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216
Resumo: O presente artigo versa sobre as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, destacando sua relevância como elemento crucial para o entendimento do processo educativo. Ao explorar as nuances dessas interações, o problema de pesquisa desse trabalho apresenta-se como: qual é a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do processo de aprendizagem com a criança autista? Para isso, o artigo objetiva analisar as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, em uma instituição no município de Uiraúna/PB, e de forma específica compreender a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); refletir sobre os impactos da afetividade no desenvolvimento global dos alunos autistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e averiguar a relevância da relação professor-aluno no contexto específico do aluno autista. Com o propósito de enriquecer ainda mais a pesquisa, fizemos a leitura e análise de alguns autores em que foram de suma importância para o desenvolvimento do estudo. Com isso, tomamos como base os autores como: Kanner (1943), Wallon (1941/2007) Apa (2013), Facion, (2005), Piaget, (1977), Vygotsky, (1989), Cunha (2008), entre outros que contribuíram de forma significativa para elaboração desse trabalho. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, sendo sistematizada por análise de conteúdo. Durante o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como ferramenta a abordagem qualitativa, na qual acreditamos ser adequada e relevante para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que permite uma proximidade significativa entre pesquisador e objeto, acarretando relativamente uma reflexão crítica por intervenção dessa compreensão. Os resultados apontam para o conceito de afetividade envolvido nos processos de ensino e aprendizagem com a criança autista, bem como a relevância de uma perspectiva pedagógica sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem da criança com TEA.
id UFCG_0451970c518e89bb92a91e94c627fae8
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36216
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.Building bridges in education: interpersonal relationships at school between autistic teachers and students.Escola - Relações interpessoaisRelação professor-alunoAlunos autistas- Relação com professorCriança autista - AprendizagemAfetividade escolarSchool - Interpersonal relationshipsTeacher-student relationshipAutistic students - Relationship with teacherAutistic child - LearningSchool affectionEducação especialEducação inclusivaEducação.O presente artigo versa sobre as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, destacando sua relevância como elemento crucial para o entendimento do processo educativo. Ao explorar as nuances dessas interações, o problema de pesquisa desse trabalho apresenta-se como: qual é a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do processo de aprendizagem com a criança autista? Para isso, o artigo objetiva analisar as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, em uma instituição no município de Uiraúna/PB, e de forma específica compreender a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); refletir sobre os impactos da afetividade no desenvolvimento global dos alunos autistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e averiguar a relevância da relação professor-aluno no contexto específico do aluno autista. Com o propósito de enriquecer ainda mais a pesquisa, fizemos a leitura e análise de alguns autores em que foram de suma importância para o desenvolvimento do estudo. Com isso, tomamos como base os autores como: Kanner (1943), Wallon (1941/2007) Apa (2013), Facion, (2005), Piaget, (1977), Vygotsky, (1989), Cunha (2008), entre outros que contribuíram de forma significativa para elaboração desse trabalho. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, sendo sistematizada por análise de conteúdo. Durante o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como ferramenta a abordagem qualitativa, na qual acreditamos ser adequada e relevante para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que permite uma proximidade significativa entre pesquisador e objeto, acarretando relativamente uma reflexão crítica por intervenção dessa compreensão. Os resultados apontam para o conceito de afetividade envolvido nos processos de ensino e aprendizagem com a criança autista, bem como a relevância de uma perspectiva pedagógica sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem da criança com TEA.This article deals with interpersonal relationships at school between teachers and autistic students, highlighting their relevance as a crucial element for understanding the educational process. When exploring the nuances of these interactions, the research problem of this work presents itself as: what is the importance of interpersonal relationships in the development of the learning process with autistic children? To this end, the article aims to analyze interpersonal relationships at school between teachers and autistic students, in an institution in the city of Uiraúna/PB, and specifically understand the importance of affectivity in the learning process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). ); reflect on the impacts of affectivity on the global development of autistic students, considering cognitive, emotional and social aspects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolimhttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685PEREIRA, Zildene Francisca.SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa.PINHEIRO, Geane de Andrade de.2023-11-292024-06-20T17:51:16Z2024-06-202024-06-20T17:51:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216PINHEIRO, Geane de Andrade. Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T17:53:37Zoai:localhost:riufcg/36216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T17:53:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
Building bridges in education: interpersonal relationships at school between autistic teachers and students.
title Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
spellingShingle Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
PINHEIRO, Geane de Andrade de.
Escola - Relações interpessoais
Relação professor-aluno
Alunos autistas- Relação com professor
Criança autista - Aprendizagem
Afetividade escolar
School - Interpersonal relationships
Teacher-student relationship
Autistic students - Relationship with teacher
Autistic child - Learning
School affection
Educação especial
Educação inclusiva
Educação.
title_short Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
title_full Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
title_fullStr Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
title_full_unstemmed Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
title_sort Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
author PINHEIRO, Geane de Andrade de.
author_facet PINHEIRO, Geane de Andrade de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
DANTAS, Nozângela Maria Rolim
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685
PEREIRA, Zildene Francisca.
SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa.
dc.contributor.author.fl_str_mv PINHEIRO, Geane de Andrade de.
dc.subject.por.fl_str_mv Escola - Relações interpessoais
Relação professor-aluno
Alunos autistas- Relação com professor
Criança autista - Aprendizagem
Afetividade escolar
School - Interpersonal relationships
Teacher-student relationship
Autistic students - Relationship with teacher
Autistic child - Learning
School affection
Educação especial
Educação inclusiva
Educação.
topic Escola - Relações interpessoais
Relação professor-aluno
Alunos autistas- Relação com professor
Criança autista - Aprendizagem
Afetividade escolar
School - Interpersonal relationships
Teacher-student relationship
Autistic students - Relationship with teacher
Autistic child - Learning
School affection
Educação especial
Educação inclusiva
Educação.
description O presente artigo versa sobre as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, destacando sua relevância como elemento crucial para o entendimento do processo educativo. Ao explorar as nuances dessas interações, o problema de pesquisa desse trabalho apresenta-se como: qual é a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do processo de aprendizagem com a criança autista? Para isso, o artigo objetiva analisar as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, em uma instituição no município de Uiraúna/PB, e de forma específica compreender a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); refletir sobre os impactos da afetividade no desenvolvimento global dos alunos autistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e averiguar a relevância da relação professor-aluno no contexto específico do aluno autista. Com o propósito de enriquecer ainda mais a pesquisa, fizemos a leitura e análise de alguns autores em que foram de suma importância para o desenvolvimento do estudo. Com isso, tomamos como base os autores como: Kanner (1943), Wallon (1941/2007) Apa (2013), Facion, (2005), Piaget, (1977), Vygotsky, (1989), Cunha (2008), entre outros que contribuíram de forma significativa para elaboração desse trabalho. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, sendo sistematizada por análise de conteúdo. Durante o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como ferramenta a abordagem qualitativa, na qual acreditamos ser adequada e relevante para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que permite uma proximidade significativa entre pesquisador e objeto, acarretando relativamente uma reflexão crítica por intervenção dessa compreensão. Os resultados apontam para o conceito de afetividade envolvido nos processos de ensino e aprendizagem com a criança autista, bem como a relevância de uma perspectiva pedagógica sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem da criança com TEA.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
2024-06-20T17:51:16Z
2024-06-20
2024-06-20T17:51:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216
PINHEIRO, Geane de Andrade. Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216
identifier_str_mv PINHEIRO, Geane de Andrade. Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744625561239552