Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216 |
Resumo: | O presente artigo versa sobre as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, destacando sua relevância como elemento crucial para o entendimento do processo educativo. Ao explorar as nuances dessas interações, o problema de pesquisa desse trabalho apresenta-se como: qual é a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do processo de aprendizagem com a criança autista? Para isso, o artigo objetiva analisar as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, em uma instituição no município de Uiraúna/PB, e de forma específica compreender a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); refletir sobre os impactos da afetividade no desenvolvimento global dos alunos autistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e averiguar a relevância da relação professor-aluno no contexto específico do aluno autista. Com o propósito de enriquecer ainda mais a pesquisa, fizemos a leitura e análise de alguns autores em que foram de suma importância para o desenvolvimento do estudo. Com isso, tomamos como base os autores como: Kanner (1943), Wallon (1941/2007) Apa (2013), Facion, (2005), Piaget, (1977), Vygotsky, (1989), Cunha (2008), entre outros que contribuíram de forma significativa para elaboração desse trabalho. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, sendo sistematizada por análise de conteúdo. Durante o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como ferramenta a abordagem qualitativa, na qual acreditamos ser adequada e relevante para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que permite uma proximidade significativa entre pesquisador e objeto, acarretando relativamente uma reflexão crítica por intervenção dessa compreensão. Os resultados apontam para o conceito de afetividade envolvido nos processos de ensino e aprendizagem com a criança autista, bem como a relevância de uma perspectiva pedagógica sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem da criança com TEA. |
id |
UFCG_0451970c518e89bb92a91e94c627fae8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/36216 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas.Building bridges in education: interpersonal relationships at school between autistic teachers and students.Escola - Relações interpessoaisRelação professor-alunoAlunos autistas- Relação com professorCriança autista - AprendizagemAfetividade escolarSchool - Interpersonal relationshipsTeacher-student relationshipAutistic students - Relationship with teacherAutistic child - LearningSchool affectionEducação especialEducação inclusivaEducação.O presente artigo versa sobre as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, destacando sua relevância como elemento crucial para o entendimento do processo educativo. Ao explorar as nuances dessas interações, o problema de pesquisa desse trabalho apresenta-se como: qual é a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do processo de aprendizagem com a criança autista? Para isso, o artigo objetiva analisar as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, em uma instituição no município de Uiraúna/PB, e de forma específica compreender a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); refletir sobre os impactos da afetividade no desenvolvimento global dos alunos autistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e averiguar a relevância da relação professor-aluno no contexto específico do aluno autista. Com o propósito de enriquecer ainda mais a pesquisa, fizemos a leitura e análise de alguns autores em que foram de suma importância para o desenvolvimento do estudo. Com isso, tomamos como base os autores como: Kanner (1943), Wallon (1941/2007) Apa (2013), Facion, (2005), Piaget, (1977), Vygotsky, (1989), Cunha (2008), entre outros que contribuíram de forma significativa para elaboração desse trabalho. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, sendo sistematizada por análise de conteúdo. Durante o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como ferramenta a abordagem qualitativa, na qual acreditamos ser adequada e relevante para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que permite uma proximidade significativa entre pesquisador e objeto, acarretando relativamente uma reflexão crítica por intervenção dessa compreensão. Os resultados apontam para o conceito de afetividade envolvido nos processos de ensino e aprendizagem com a criança autista, bem como a relevância de uma perspectiva pedagógica sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem da criança com TEA.This article deals with interpersonal relationships at school between teachers and autistic students, highlighting their relevance as a crucial element for understanding the educational process. When exploring the nuances of these interactions, the research problem of this work presents itself as: what is the importance of interpersonal relationships in the development of the learning process with autistic children? To this end, the article aims to analyze interpersonal relationships at school between teachers and autistic students, in an institution in the city of Uiraúna/PB, and specifically understand the importance of affectivity in the learning process of students with Autism Spectrum Disorder (ASD). ); reflect on the impacts of affectivity on the global development of autistic students, considering cognitive, emotional and social aspects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDANTAS, Nozângela Maria Rolim.DANTAS, Nozângela Maria Rolimhttp://lattes.cnpq.br/3332721010337685PEREIRA, Zildene Francisca.SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa.PINHEIRO, Geane de Andrade de.2023-11-292024-06-20T17:51:16Z2024-06-202024-06-20T17:51:16Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216PINHEIRO, Geane de Andrade. Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-20T17:53:37Zoai:localhost:riufcg/36216Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-20T17:53:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. Building bridges in education: interpersonal relationships at school between autistic teachers and students. |
title |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. |
spellingShingle |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. PINHEIRO, Geane de Andrade de. Escola - Relações interpessoais Relação professor-aluno Alunos autistas- Relação com professor Criança autista - Aprendizagem Afetividade escolar School - Interpersonal relationships Teacher-student relationship Autistic students - Relationship with teacher Autistic child - Learning School affection Educação especial Educação inclusiva Educação. |
title_short |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. |
title_full |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. |
title_fullStr |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. |
title_full_unstemmed |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. |
title_sort |
Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. |
author |
PINHEIRO, Geane de Andrade de. |
author_facet |
PINHEIRO, Geane de Andrade de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. DANTAS, Nozângela Maria Rolim http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 PEREIRA, Zildene Francisca. SOUSA, Rozilene Lopes de Sousa. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINHEIRO, Geane de Andrade de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola - Relações interpessoais Relação professor-aluno Alunos autistas- Relação com professor Criança autista - Aprendizagem Afetividade escolar School - Interpersonal relationships Teacher-student relationship Autistic students - Relationship with teacher Autistic child - Learning School affection Educação especial Educação inclusiva Educação. |
topic |
Escola - Relações interpessoais Relação professor-aluno Alunos autistas- Relação com professor Criança autista - Aprendizagem Afetividade escolar School - Interpersonal relationships Teacher-student relationship Autistic students - Relationship with teacher Autistic child - Learning School affection Educação especial Educação inclusiva Educação. |
description |
O presente artigo versa sobre as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, destacando sua relevância como elemento crucial para o entendimento do processo educativo. Ao explorar as nuances dessas interações, o problema de pesquisa desse trabalho apresenta-se como: qual é a importância das relações interpessoais no desenvolvimento do processo de aprendizagem com a criança autista? Para isso, o artigo objetiva analisar as relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas, em uma instituição no município de Uiraúna/PB, e de forma específica compreender a importância da afetividade no processo de aprendizagem dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA); refletir sobre os impactos da afetividade no desenvolvimento global dos alunos autistas, considerando aspectos cognitivos, emocionais e sociais e averiguar a relevância da relação professor-aluno no contexto específico do aluno autista. Com o propósito de enriquecer ainda mais a pesquisa, fizemos a leitura e análise de alguns autores em que foram de suma importância para o desenvolvimento do estudo. Com isso, tomamos como base os autores como: Kanner (1943), Wallon (1941/2007) Apa (2013), Facion, (2005), Piaget, (1977), Vygotsky, (1989), Cunha (2008), entre outros que contribuíram de forma significativa para elaboração desse trabalho. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada, sendo sistematizada por análise de conteúdo. Durante o desenvolvimento da pesquisa utilizamos como ferramenta a abordagem qualitativa, na qual acreditamos ser adequada e relevante para o desenvolvimento da pesquisa, uma vez que permite uma proximidade significativa entre pesquisador e objeto, acarretando relativamente uma reflexão crítica por intervenção dessa compreensão. Os resultados apontam para o conceito de afetividade envolvido nos processos de ensino e aprendizagem com a criança autista, bem como a relevância de uma perspectiva pedagógica sobre a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino e aprendizagem da criança com TEA. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29 2024-06-20T17:51:16Z 2024-06-20 2024-06-20T17:51:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216 PINHEIRO, Geane de Andrade. Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36216 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Geane de Andrade. Construindo pontes na educação: relações interpessoais na escola entre professores e alunos autistas. 2023. 22f. Artigo Monográfico (Especialização em Formação Docente para Educação Básica) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744625561239552 |