Variação e mudança fonética: o caso da transformação do / l / por / r / na fala de campinenses.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28628 |
Resumo: | A língua portuguesa é fruto de diversos processos de transformações, inclusive fonéticas. Essas mudanças são involuntárias e por vezes passam despercebidas pela fala favorecendo a diversidade linguística existente. Diante desse contexto, nos interessamos em desenvolver a presente pesquisa, teve como objetivo geral analisar no uso/escuta a presença ou ausência de palavras com fonema /l/ ou /r/ (ex."flamengo/ framengo": padrão/não padrão) em Campina Grande. A problemática se deu em quanto essa variação do fonema está presente na fala/escuta do grupo estudado e o seu motivo. De modo a nortear a investigação, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o uso/escuta de palavras com /l/ e /r/ (padrão/não padrão) por pessoas da cidade e b) relacionar o uso/escuta do /l/ e /r/ (padrão e não padrão) nas variáveis de gênero, faixa etária e escolaridade dos informantes. Esta é uma pesquisa em variação linguística definida como qualitativa e predominantemente quantitativa. Para a concretização dos objetivos propostos, aplicamos um questionário para quantificar o uso e a escuta das variações das palavras, conforme a presença/ausência do fonema /l/ e /r/. Os fundamentos teóricos utilizados recuperam estudos sobre variação fonética (LABOV, 1966), variação e mudança (LEITE e CALLOU, 2002; FARACO, 2005; ILARI e BASSO, 2007), metaplasmo (COUTINHO, 1974; BAGNO, 2011) e ensino (MENEGUELLI e SOUZA, 2014). Os resultados da análise revelaram que entre gênero, faixa etária e escolaridade há significativas diferenças entre a proximidade ou distanciamento do padrão e nos levaram a refletir sobre o papel da escola sobre a variação e mudança da língua. |
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Variação e mudança fonética: o caso da transformação do / l / por / r / na fala de campinenses.Phonetic variation and change: the case of the transformation of / l / by / r / in the speech of people from Campinas.Variação fonéticaMudança fonéticaFonética campinenseCampina Grande - PB - variação fonéticaVariação linguísticaFonemaMetaplasmosRotacismoPhonetic variationPhonetic changeCampinas phoneticsCampina Grande - BP - phonetic variationLinguistic variationPhonemeMetaplasmsRotacismLinguísticaA língua portuguesa é fruto de diversos processos de transformações, inclusive fonéticas. Essas mudanças são involuntárias e por vezes passam despercebidas pela fala favorecendo a diversidade linguística existente. Diante desse contexto, nos interessamos em desenvolver a presente pesquisa, teve como objetivo geral analisar no uso/escuta a presença ou ausência de palavras com fonema /l/ ou /r/ (ex."flamengo/ framengo": padrão/não padrão) em Campina Grande. A problemática se deu em quanto essa variação do fonema está presente na fala/escuta do grupo estudado e o seu motivo. De modo a nortear a investigação, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o uso/escuta de palavras com /l/ e /r/ (padrão/não padrão) por pessoas da cidade e b) relacionar o uso/escuta do /l/ e /r/ (padrão e não padrão) nas variáveis de gênero, faixa etária e escolaridade dos informantes. Esta é uma pesquisa em variação linguística definida como qualitativa e predominantemente quantitativa. Para a concretização dos objetivos propostos, aplicamos um questionário para quantificar o uso e a escuta das variações das palavras, conforme a presença/ausência do fonema /l/ e /r/. Os fundamentos teóricos utilizados recuperam estudos sobre variação fonética (LABOV, 1966), variação e mudança (LEITE e CALLOU, 2002; FARACO, 2005; ILARI e BASSO, 2007), metaplasmo (COUTINHO, 1974; BAGNO, 2011) e ensino (MENEGUELLI e SOUZA, 2014). Os resultados da análise revelaram que entre gênero, faixa etária e escolaridade há significativas diferenças entre a proximidade ou distanciamento do padrão e nos levaram a refletir sobre o papel da escola sobre a variação e mudança da língua.The portuguese language is the result of several processes of transformation, including phonetics. These changes are involuntary and sometimes go unnoticed in the speech and favoring the existing linguistic diversity. In this context, we interest us in developing this research, which aimed to analyze the use / listening to the presence or absence of words phoneme / l / or / r / (for example, "flamengo / framengo.": standard / non-standard) in Campina Grande. To guide the investigation, the specific objectives were established: a) identify the use/listening words with /l/ and /r/ (standard and nonstandard) to people that lives in the city, and b) relate to the use/listening to /l/ and /r/ (standard and non-standard) in the variables gender, age and educational level of the informants. This is a research about linguistic variation defined like qualitative and quantitative.To achieve the proposed objectives, we apply a questionnaire to quantify the use and listening about the variations of the words, as the presence and absence of the phoneme /l/ and /r/.The theoretical foundations used recover studies on phonetic variation (LABOV, 1966), variation and change (LEITE e CALLOU, 2002; FARACO, 2005; ILARI e BASSO, 2007), metaplasm (COUTINHO, 1974; BAGNO, 2011) and education (MENEGUELLI e SOUZA, 2014).The results of the analysis revealed that between gender, age and education there are significant differences between the proximity or standard distance and make us to reflect on the role of school about the variations and change language.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBEZERRA, Maria Auxiliadora.BEZERRA, M. A.http://lattes.cnpq.br/8478129683261997DANTAS, Aloísio de Medeiros.DANTAS, A. 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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/28628porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-01-04T19:57:54Zoai:localhost:riufcg/28628Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-01-04T19:57:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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A língua portuguesa é fruto de diversos processos de transformações, inclusive fonéticas. Essas mudanças são involuntárias e por vezes passam despercebidas pela fala favorecendo a diversidade linguística existente. Diante desse contexto, nos interessamos em desenvolver a presente pesquisa, teve como objetivo geral analisar no uso/escuta a presença ou ausência de palavras com fonema /l/ ou /r/ (ex."flamengo/ framengo": padrão/não padrão) em Campina Grande. A problemática se deu em quanto essa variação do fonema está presente na fala/escuta do grupo estudado e o seu motivo. De modo a nortear a investigação, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: a) identificar o uso/escuta de palavras com /l/ e /r/ (padrão/não padrão) por pessoas da cidade e b) relacionar o uso/escuta do /l/ e /r/ (padrão e não padrão) nas variáveis de gênero, faixa etária e escolaridade dos informantes. Esta é uma pesquisa em variação linguística definida como qualitativa e predominantemente quantitativa. Para a concretização dos objetivos propostos, aplicamos um questionário para quantificar o uso e a escuta das variações das palavras, conforme a presença/ausência do fonema /l/ e /r/. Os fundamentos teóricos utilizados recuperam estudos sobre variação fonética (LABOV, 1966), variação e mudança (LEITE e CALLOU, 2002; FARACO, 2005; ILARI e BASSO, 2007), metaplasmo (COUTINHO, 1974; BAGNO, 2011) e ensino (MENEGUELLI e SOUZA, 2014). Os resultados da análise revelaram que entre gênero, faixa etária e escolaridade há significativas diferenças entre a proximidade ou distanciamento do padrão e nos levaram a refletir sobre o papel da escola sobre a variação e mudança da língua. |
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