Educação de qualidade: desafios e (im)possibilidades.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19279 |
Resumo: | Propõe-se, neste estudo monográfico, discutir os desafios e as (im)possibilidades de uma educação pública de qualidade em contextos de vulnerabilidade social. Em vista ao problema delimitado, o objetivo geral consiste em investigar os fatores que interferem na qualidade da educação, em uma escola pública localizada na zona periférica da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Em observância a essa delimitação, os objetivos específicos consistem em: refletir a constituição histórica da educação de qualidade no Brasil, relacionando o contexto geral à realidade escolar onde a pesquisa foi desenvolvida; analisar a importância do trabalho docente em face da educação de qualidade, considerando a visão das professoras e da gestão pedagógica acerca da temática; e, por fim, compreender a interferência dos fatores externos à aprendizagem significativa, de forma a identificar quais estratégias metodológicas a escola viabiliza na promoção de uma educação que possibilite o pleno desenvolvimento do(a) aluno(a). Para corresponder aos objetivos propostos, o trabalho envolveu as teorizações delimitadas pelos(as) seguintes autores(as): Campos-Ramos (2016); Silva (2015); Dourado e Oliveira (2009); Moreira e Candau (2007); Lück (2004); Gadotti (2003); Delors (1996); Freire (1996), entre outros(as). No que concerne ao percurso metodológico, a pesquisa constitui-se pela abordagem qualitativa de caráter bibliográfico-documental, onde se optou pela aplicação e interpretação de fontes construídas (entrevistas), para orientar a análise dos dados. Dessa maneira, a monografia está estruturada em 5 (cinco) partes, compreendendo “introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, foi possível verificar que existem inúmeros empecilhos, na instituição lócus de pesquisa, que dificultam o desenvolvimento educacional dos(as) estudantes. Todavia, compreende-se que a educação de qualidade social no Brasil só pode ser considerada utópica quando idealizada por um pequeno grupo, mas com a junção das diversas instâncias, o comprometimento dos(as) profissionais, o investimento e gerenciamento governamental, essa meta é possível de concretização. Os desafios e (im)possibilidades da educação de qualidade social se relacionam a um projeto educacional em construção. No entanto, a qualidade na educação não deve configurar em privilégio de poucos(as). |
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Educação de qualidade: desafios e (im)possibilidades.Quality education: challenges and (im)possibilities.Educação de qualidadeEscola públicaVulnerabilidade socialAprendizagem significativaPrática docenteQuality educationPublic schoolSocial vulnerabilityMeaningful learningTeaching practiceEducação.Propõe-se, neste estudo monográfico, discutir os desafios e as (im)possibilidades de uma educação pública de qualidade em contextos de vulnerabilidade social. Em vista ao problema delimitado, o objetivo geral consiste em investigar os fatores que interferem na qualidade da educação, em uma escola pública localizada na zona periférica da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Em observância a essa delimitação, os objetivos específicos consistem em: refletir a constituição histórica da educação de qualidade no Brasil, relacionando o contexto geral à realidade escolar onde a pesquisa foi desenvolvida; analisar a importância do trabalho docente em face da educação de qualidade, considerando a visão das professoras e da gestão pedagógica acerca da temática; e, por fim, compreender a interferência dos fatores externos à aprendizagem significativa, de forma a identificar quais estratégias metodológicas a escola viabiliza na promoção de uma educação que possibilite o pleno desenvolvimento do(a) aluno(a). Para corresponder aos objetivos propostos, o trabalho envolveu as teorizações delimitadas pelos(as) seguintes autores(as): Campos-Ramos (2016); Silva (2015); Dourado e Oliveira (2009); Moreira e Candau (2007); Lück (2004); Gadotti (2003); Delors (1996); Freire (1996), entre outros(as). No que concerne ao percurso metodológico, a pesquisa constitui-se pela abordagem qualitativa de caráter bibliográfico-documental, onde se optou pela aplicação e interpretação de fontes construídas (entrevistas), para orientar a análise dos dados. Dessa maneira, a monografia está estruturada em 5 (cinco) partes, compreendendo “introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, foi possível verificar que existem inúmeros empecilhos, na instituição lócus de pesquisa, que dificultam o desenvolvimento educacional dos(as) estudantes. Todavia, compreende-se que a educação de qualidade social no Brasil só pode ser considerada utópica quando idealizada por um pequeno grupo, mas com a junção das diversas instâncias, o comprometimento dos(as) profissionais, o investimento e gerenciamento governamental, essa meta é possível de concretização. Os desafios e (im)possibilidades da educação de qualidade social se relacionam a um projeto educacional em construção. No entanto, a qualidade na educação não deve configurar em privilégio de poucos(as).It is proposed, in this monographic study, to discuss the challenges and (im) possibilities of quality public education in contexts of social vulnerability. In view of the delimited problem, the general objective is to investigate the factors that interfere in the quality of education, in a public school located in the outskirts of the city of Cajazeiras, Paraíba. In compliance with this delimitation, the specific objectives are: to reflect the historical constitution of quality education in Brazil, relating the general context to the school reality where the research was developed; analyze the importance of teaching work in the face of quality education, considering the view of teachers and pedagogical management on the subject; and, finally, to understand the interference of external factors to meaningful learning, in order to identify which methodological strategies the school makes feasible in promoting an education that enables the full development of the student. To correspond to the proposed objectives, the work involved the theorizations defined by the following authors: Campos-Ramos (2016); Silva (2015); Dourado and Oliveira (2009); Moreira and Candau (2007); Lück (2004), Gadotti (2003); Delors (1996); Freire (1996), among others. Regarding the methodological path, the research is constituted by the qualitative approach of bibliographic-documental character, where it was opted for the application and interpretation of constructed sources (interviews), to guide the data analysis. Thus, the monograph is structured in 5 (five) parts, comprising “introduction”, “3 (three) theoretical and descriptive-analytical chapters”, and “final considerations”. As conclusions, it was possible to verify that there are innumerable obstacles, in the institution locus of research, that hinder the educational development of the students. However, it is understood that social quality education in Brazil can only be considered utopian when idealized by a small group, but with the combination of different instances, the commitment of professionals, investment and government management, this goal is possible implementation. The challenges and (im) possibilities of social quality education are related to an educational project under construction. However, quality in education should not be the privilege of a few.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Hercília Maria.FERNANDES, Hercília M.http://lattes.cnpq.br/5652804027020933SILVA, José Amiraldo Alves da.AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.SANTOS, Mikaele Silva.2020-12-012021-06-08T11:36:24Z2021-06-082021-06-08T11:36:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19279SANTOS, Mikaele Silva. Educação de qualidade: desafios em (im)possibilidades. 2020. 75f. 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Propõe-se, neste estudo monográfico, discutir os desafios e as (im)possibilidades de uma educação pública de qualidade em contextos de vulnerabilidade social. Em vista ao problema delimitado, o objetivo geral consiste em investigar os fatores que interferem na qualidade da educação, em uma escola pública localizada na zona periférica da cidade de Cajazeiras, Paraíba. Em observância a essa delimitação, os objetivos específicos consistem em: refletir a constituição histórica da educação de qualidade no Brasil, relacionando o contexto geral à realidade escolar onde a pesquisa foi desenvolvida; analisar a importância do trabalho docente em face da educação de qualidade, considerando a visão das professoras e da gestão pedagógica acerca da temática; e, por fim, compreender a interferência dos fatores externos à aprendizagem significativa, de forma a identificar quais estratégias metodológicas a escola viabiliza na promoção de uma educação que possibilite o pleno desenvolvimento do(a) aluno(a). Para corresponder aos objetivos propostos, o trabalho envolveu as teorizações delimitadas pelos(as) seguintes autores(as): Campos-Ramos (2016); Silva (2015); Dourado e Oliveira (2009); Moreira e Candau (2007); Lück (2004); Gadotti (2003); Delors (1996); Freire (1996), entre outros(as). No que concerne ao percurso metodológico, a pesquisa constitui-se pela abordagem qualitativa de caráter bibliográfico-documental, onde se optou pela aplicação e interpretação de fontes construídas (entrevistas), para orientar a análise dos dados. Dessa maneira, a monografia está estruturada em 5 (cinco) partes, compreendendo “introdução”, “3 (três) capítulos teóricos e descritivo-analíticos”, e “considerações finais”. Enquanto conclusões, foi possível verificar que existem inúmeros empecilhos, na instituição lócus de pesquisa, que dificultam o desenvolvimento educacional dos(as) estudantes. Todavia, compreende-se que a educação de qualidade social no Brasil só pode ser considerada utópica quando idealizada por um pequeno grupo, mas com a junção das diversas instâncias, o comprometimento dos(as) profissionais, o investimento e gerenciamento governamental, essa meta é possível de concretização. Os desafios e (im)possibilidades da educação de qualidade social se relacionam a um projeto educacional em construção. No entanto, a qualidade na educação não deve configurar em privilégio de poucos(as). |
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