O texto dramático e o folheto de cordel: a literatura popular em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7829 |
Resumo: | Nesta pesquisa realizamos e relatamos um experimento de leitura do texto dramático O casamento suspeitoso, de Ariano Suassuna e do folheto Vida e testamento de Cancão de Fogo, em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo do experimento foi geral refletir sobre como se dá a recepção de obras consideradas canônicas e populares, a partir das seguintes problemáticas: Como se dá a recepção do folheto Vida e testamento de Cancão de Fogo e do texto dramatúrgico O casamento suspeitoso no terceiro ano do ensino médio? Os alunos são capazes de observar a relação existente entre as duas obras? A cultura popular, presente nas duas obras, poderá, de algum modo, ser espaço de projeção e reflexão dos leitores?. Os principais instrumentos para coleta de dados foram gravações de áudio de todos os encontros, questionários respondidos pelos alunos e pela professora de Língua Portuguesa responsável pela turma e diário de pesquisa da mediadora. Como referenciais teóricos, utilizamo-nos das reflexões de teóricos como Jauss (1979), Iser (1999), no que se refere à recepção do texto literário; Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2006), Rouxel (2013), Silva (2016), Paulino e Cosson (2009) Costa (2004), no que se refere ao ensino de literatura; Abreu (1999); Ayala (1997), Curran (1886), Diégues Júnior (1986), Ribeiro (1987), no que se refere ao folheto de cordel, Nuñes e Pereira (1999), Magaldi (1985), Santini (2005), Campos (2011), Rosenfeld (1996), Tavares (2007, Bender (1996) no que se refere ao texto dramático, entre outros. Os resultados dessa pesquisa nos indicam que o trabalho com o texto dramático e o folheto de cordel é bastante recompensador, proporcionando aos alunos relacionarem sua realidade com o mundo ficcional. Por meio de ambos os gêneros literários é possível que a diversão se faça presente em sala de aula através do riso e ludicidade que a comédia é capaz de desencadear, sem deixar de lado temas pertinentes a nossa sociedade como corrupção, hipocrisia e o caráter humano, temas atemporais que nos levam a pensar sobre o contexto no qual estamos inseridos. Os resultados nos mostram, ainda, que a metodologia que privilegia o texto literário é capaz de desencadear experiências ricas de aprendizado - uma vez que os alunos são capazes de fazerem inferências que retomam aspectos discutidos por vários estudiosos - e despertar o gosto pela leitura. Através do experimento é possível afirmar que os alunos são autônomos em interpretar o texto e fazer relações com o conhecimento de mundo e suas próprias vivências, ressaltando, portanto, o caráter humanizador da literatura. |
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O texto dramático e o folheto de cordel: a literatura popular em sala de aula.The dramatic text and the cordel flyer: the popular literature in the classroom.Literatura - estudo e ensinoLiterature - study and teachingLiteratura - estudio y enseñanzaLiteratura - dramáticaLiterature - dramaticLiteratura de CordelLiterature of CordelSala de AulaClassroomTeatro na EscolaPoesia PopularFolheto de CordelTheater at SchoolPopular PoetryCordel FlyerEnsino-AprendizagemNesta pesquisa realizamos e relatamos um experimento de leitura do texto dramático O casamento suspeitoso, de Ariano Suassuna e do folheto Vida e testamento de Cancão de Fogo, em uma turma de terceiro ano do ensino médio de uma escola pública localizada na cidade de Campina Grande – PB. O objetivo do experimento foi geral refletir sobre como se dá a recepção de obras consideradas canônicas e populares, a partir das seguintes problemáticas: Como se dá a recepção do folheto Vida e testamento de Cancão de Fogo e do texto dramatúrgico O casamento suspeitoso no terceiro ano do ensino médio? Os alunos são capazes de observar a relação existente entre as duas obras? A cultura popular, presente nas duas obras, poderá, de algum modo, ser espaço de projeção e reflexão dos leitores?. Os principais instrumentos para coleta de dados foram gravações de áudio de todos os encontros, questionários respondidos pelos alunos e pela professora de Língua Portuguesa responsável pela turma e diário de pesquisa da mediadora. Como referenciais teóricos, utilizamo-nos das reflexões de teóricos como Jauss (1979), Iser (1999), no que se refere à recepção do texto literário; Marinho e Pinheiro (2012), Cosson (2006), Rouxel (2013), Silva (2016), Paulino e Cosson (2009) Costa (2004), no que se refere ao ensino de literatura; Abreu (1999); Ayala (1997), Curran (1886), Diégues Júnior (1986), Ribeiro (1987), no que se refere ao folheto de cordel, Nuñes e Pereira (1999), Magaldi (1985), Santini (2005), Campos (2011), Rosenfeld (1996), Tavares (2007, Bender (1996) no que se refere ao texto dramático, entre outros. Os resultados dessa pesquisa nos indicam que o trabalho com o texto dramático e o folheto de cordel é bastante recompensador, proporcionando aos alunos relacionarem sua realidade com o mundo ficcional. Por meio de ambos os gêneros literários é possível que a diversão se faça presente em sala de aula através do riso e ludicidade que a comédia é capaz de desencadear, sem deixar de lado temas pertinentes a nossa sociedade como corrupção, hipocrisia e o caráter humano, temas atemporais que nos levam a pensar sobre o contexto no qual estamos inseridos. Os resultados nos mostram, ainda, que a metodologia que privilegia o texto literário é capaz de desencadear experiências ricas de aprendizado - uma vez que os alunos são capazes de fazerem inferências que retomam aspectos discutidos por vários estudiosos - e despertar o gosto pela leitura. Através do experimento é possível afirmar que os alunos são autônomos em interpretar o texto e fazer relações com o conhecimento de mundo e suas próprias vivências, ressaltando, portanto, o caráter humanizador da literatura.In this research we performed and reported an experiment on reading the dramatic text O casamento suspeitoso by Ariano Suassuna and the booklet Vida e testamento de Cancão de Fogo, in a high school senior class of a public school located in the city of Campina Grande - PB. The aim of the experiment was generally to reflect on how is the reception of works considered canonical and popular, from the following problems: How is the reception of the booklet Vida e testamento de Canção de Fogo and the dramatic text O casamento suspeitoso in a high school senior class? Are students able to observe the connection between the two works? Can popular culture, present in both works, somehow be a space for the readers' projection and reflection? The main instruments for data collection were audio recordings of all the meetings, questionnaires answered by the students and the Portuguese Language teacher who was responsible for the class and mediator's research journal. As theoretical references, we used the reflections of theorists as Jauss (1979), Iser (1999), regarding the reception of the literary text; Marinho and Pinheiro (2012), Cosson (2006), Rouxel (2013), Silva (2016), Paulino and Cosson (2009) Costa (2004), regarding literature teaching; Abreu (1999); Ayala (1997), Curran (1886), Diégues Júnior (1986), Ribeiro (1987), with regard to the cordel booklet, Nuñes and Pereira (1999), Magaldi (1985), Santini ), Rosenfeld (1996), Tavares (2007, Bender (1996) as regards the dramatic text, among others. The results of this research indicate the work with the dramatic text and the cordel booklet is quite rewarding, allowing students to relate their reality to the fictional world. Through both literary genres it is possible for the fun to be present in the classroom through the laughter and playfulness that comedy is capable of unleashing, without neglecting pertinent issues to our society such as corruption, hypocrisy and human character, timeless topics that lead us to think about the context in which we are inserted. The results also show that the methodology that privileges the literary text is capable of triggering rich learning experiences - once the students are able to make inferences that take up aspects discussed by several scholars - and awaken the taste for reading. Through the experiment it is possible to affirm that the students are autonomous in interpreting the text and connecting the knowledge of world and their own experiences, emphasizing, therefore, the humanizing character of the literature.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166WANDERLEY, Naelza de Araújo.ANDRADE, Valéria.VIDAL, Thalyta Costa.2017-072019-10-08T12:41:02Z2019-10-082019-10-08T12:41:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7829VIDAL, Thalyta Costa. O texto dramático e o folheto de cordel: a literatura popular em sala de aula. 2017. 145f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7829porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T12:12:42Zoai:localhost:riufcg/7829Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T12:12:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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