Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: UCHÔA, Alessandra.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
Resumo: A educação de surdos vem sendo amplamente discutida no Brasil nos últimos anos devido, principalmente, ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei nº10.436/2002, que definiu as diretrizes a respeito de elementos específicos quanto ao desenvolvimento do sujeito Surdo. Esse trabalho é fruto da preocupação com a carência de materiais didáticos e pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Assim, a fim de contribuir para a melhoria desse cenário, propusemos a responder ao seguinte questionamento: que material didático de apoio, destinado aos alunos surdos do ensino médio, pode ser desenvolvido de modo a possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais que definem os conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles utilizados cotidianamente? Diante desse desafio, objetivou-se neste trabalho desenvolver seis vídeos didáticos que pudessem contemplar alunos surdos no entendimento dos conceitos de física, especificamente da cinemática e da mecânica, como por exemplo: Velocidade, Aceleração, Inércia, Força e Trabalho. No que se refere à metodologia, de modo a alcançar os objetivos deste estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza aplicada, e, quanto aos seus objetivos, escolhemos adotar uma pesquisa de caráter exploratório. Esse trabalho está pautado na necessidade de se trazer novas ferramentas tecnológicas para o ensino de alunos surdos. Através desses vídeos, os conceitos físicos foram discutidos de forma clara e objetiva. Utilizando-se uma linguagem informal e descontraída, os vídeos estão disponibilizados no canal do Youtube e aplicativo, o que faz com que o acesso a eles seja bastante fácil.
id UFCG_5492158c633523e642fbe05f3ade8250
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33314
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.Use of teaching videos as a physics teaching strategy for deaf students.Vídeos didáticosEnsino e física para surdosAlunos surdos - ensino de físicaEstratégia de ensino de física - alunos surdosEducação de surdosLibras e ensino de físicaProdução de vídeosDidactic videosTeaching and physics for the deafDeaf students - physics teachingPhysics teaching strategy - deaf studentsDeaf educationLibras and teaching physicsVideo productionLetras.A educação de surdos vem sendo amplamente discutida no Brasil nos últimos anos devido, principalmente, ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei nº10.436/2002, que definiu as diretrizes a respeito de elementos específicos quanto ao desenvolvimento do sujeito Surdo. Esse trabalho é fruto da preocupação com a carência de materiais didáticos e pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Assim, a fim de contribuir para a melhoria desse cenário, propusemos a responder ao seguinte questionamento: que material didático de apoio, destinado aos alunos surdos do ensino médio, pode ser desenvolvido de modo a possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais que definem os conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles utilizados cotidianamente? Diante desse desafio, objetivou-se neste trabalho desenvolver seis vídeos didáticos que pudessem contemplar alunos surdos no entendimento dos conceitos de física, especificamente da cinemática e da mecânica, como por exemplo: Velocidade, Aceleração, Inércia, Força e Trabalho. No que se refere à metodologia, de modo a alcançar os objetivos deste estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza aplicada, e, quanto aos seus objetivos, escolhemos adotar uma pesquisa de caráter exploratório. Esse trabalho está pautado na necessidade de se trazer novas ferramentas tecnológicas para o ensino de alunos surdos. Através desses vídeos, os conceitos físicos foram discutidos de forma clara e objetiva. Utilizando-se uma linguagem informal e descontraída, os vídeos estão disponibilizados no canal do Youtube e aplicativo, o que faz com que o acesso a eles seja bastante fácil.Deaf education has been widely discussed in Brazil in recent years, mainly due to the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras), through law nº 10.436/2002, which defined guidelines regarding specific elements regarding the development of the Deaf subject. This work is the result of concern about the lack of didactic and pedagogical materials in the teaching and learning process of deaf students. Thus, in order to contribute to the improvement of this scenario, we proposed to answer the following question: what didactic support material, intended for deaf high school students, can be developed in order to enable a better understanding of the difference between the signs that define the basic concepts of kinematics and mechanics from those used daily? Faced with this challenge, the objective of this work was to develop six didactic videos that could contemplate deaf students in understanding the concepts of physics, specifically kinematics and mechanics, such as: Velocity, Acceleration, Inertia, Force and Work. With regard to methodology, in order to achieve the objectives of this study, we chose to carry out a research of an applied nature, and, regarding its objectives, we chose to adopt a research of an exploratory nature. This work is based on the need to bring new technological tools to the teaching of deaf students. Through these videos, physical concepts were discussed in a clear and objective way. Using an informal and relaxed language, the videos are available on the YouTube channel and application, which makes access to them very easy.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGBELO, José Tiago Ferreira.BELO, J. T. F.http://lattes.cnpq.br/9564146131381581SILVA, José Wagner Cavalcanti.SILVA, J. W. C.http://lattes.cnpq.br/7331616604267808LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.LIMA, R. C. S.http://lattes.cnpq.br/1939548270133078FARIAS, Vera Solange de Oliveira.FARIAS, V. S. O.http://lattes.cnpq.br/0923353123868517UCHÔA, Alessandra.20232023-12-04T11:42:13Z2023-12-042023-12-04T11:42:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314UCHÔA, Alessandra. Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-04T11:45:26Zoai:localhost:riufcg/33314Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-04T11:45:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
Use of teaching videos as a physics teaching strategy for deaf students.
title Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
spellingShingle Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
UCHÔA, Alessandra.
Vídeos didáticos
Ensino e física para surdos
Alunos surdos - ensino de física
Estratégia de ensino de física - alunos surdos
Educação de surdos
Libras e ensino de física
Produção de vídeos
Didactic videos
Teaching and physics for the deaf
Deaf students - physics teaching
Physics teaching strategy - deaf students
Deaf education
Libras and teaching physics
Video production
Letras.
title_short Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
title_full Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
title_fullStr Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
title_full_unstemmed Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
title_sort Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos.
author UCHÔA, Alessandra.
author_facet UCHÔA, Alessandra.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv BELO, José Tiago Ferreira.
BELO, J. T. F.
http://lattes.cnpq.br/9564146131381581
SILVA, José Wagner Cavalcanti.
SILVA, J. W. C.
http://lattes.cnpq.br/7331616604267808
LIMA, Ritha Cordeiro de Sousa e.
LIMA, R. C. S.
http://lattes.cnpq.br/1939548270133078
FARIAS, Vera Solange de Oliveira.
FARIAS, V. S. O.
http://lattes.cnpq.br/0923353123868517
dc.contributor.author.fl_str_mv UCHÔA, Alessandra.
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeos didáticos
Ensino e física para surdos
Alunos surdos - ensino de física
Estratégia de ensino de física - alunos surdos
Educação de surdos
Libras e ensino de física
Produção de vídeos
Didactic videos
Teaching and physics for the deaf
Deaf students - physics teaching
Physics teaching strategy - deaf students
Deaf education
Libras and teaching physics
Video production
Letras.
topic Vídeos didáticos
Ensino e física para surdos
Alunos surdos - ensino de física
Estratégia de ensino de física - alunos surdos
Educação de surdos
Libras e ensino de física
Produção de vídeos
Didactic videos
Teaching and physics for the deaf
Deaf students - physics teaching
Physics teaching strategy - deaf students
Deaf education
Libras and teaching physics
Video production
Letras.
description A educação de surdos vem sendo amplamente discutida no Brasil nos últimos anos devido, principalmente, ao reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através da Lei nº10.436/2002, que definiu as diretrizes a respeito de elementos específicos quanto ao desenvolvimento do sujeito Surdo. Esse trabalho é fruto da preocupação com a carência de materiais didáticos e pedagógicos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos surdos. Assim, a fim de contribuir para a melhoria desse cenário, propusemos a responder ao seguinte questionamento: que material didático de apoio, destinado aos alunos surdos do ensino médio, pode ser desenvolvido de modo a possibilitar uma melhor compreensão acerca da diferença entre os sinais que definem os conceitos básicos da cinemática e da mecânica daqueles utilizados cotidianamente? Diante desse desafio, objetivou-se neste trabalho desenvolver seis vídeos didáticos que pudessem contemplar alunos surdos no entendimento dos conceitos de física, especificamente da cinemática e da mecânica, como por exemplo: Velocidade, Aceleração, Inércia, Força e Trabalho. No que se refere à metodologia, de modo a alcançar os objetivos deste estudo, optamos por realizar uma pesquisa de natureza aplicada, e, quanto aos seus objetivos, escolhemos adotar uma pesquisa de caráter exploratório. Esse trabalho está pautado na necessidade de se trazer novas ferramentas tecnológicas para o ensino de alunos surdos. Através desses vídeos, os conceitos físicos foram discutidos de forma clara e objetiva. Utilizando-se uma linguagem informal e descontraída, os vídeos estão disponibilizados no canal do Youtube e aplicativo, o que faz com que o acesso a eles seja bastante fácil.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-04T11:42:13Z
2023-12-04
2023-12-04T11:42:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
UCHÔA, Alessandra. Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
identifier_str_mv UCHÔA, Alessandra. Uso de vídeos didáticos como estratégia de ensino de física para alunos surdos. 2023. 56f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Brasileira de Sinais - Libras, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744604008808448