Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Juliana Cordeiro Farias.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso foi idealizado com base numa vivencia em sala de aula na qual se viu a falta de vontade nos alunos de línguas estrangeiras em aprender a língua inglesa, mesmo o professor(a) mostrando-os toda influencia do inglês no mundo contemporâneo. Com as varias pesquisas que se baseiam na opinião dos professores, resolvemos explorar o tema na perspectiva dos alunos. Com isso nosso objetivo e contribuir com algumas formas de representação da língua inglesa nos cursos de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, apresentando algumas opiniões dos aprendizes de outras línguas estrangeiras sobre a língua inglesa e explorando algumas possíveis causas que constituem algumas dessas opiniões. Aplicou-se um questionário a 20 alunos de línguas estrangeiras dos cursos de extensão da UFCG e por meio desses questionários se organizou quatro tipos de repostas para a analise, cada conjunto de respostas foi analisado em suas questões linguísticas, discursivas e com base no conceito de representação social observadas nessas respostas, encontrando-se na fundamentação teórica conceitos de representação social para ajudar nessa analise, de autores como Jovchelovitch (1994) e Sá (1993). Por fim, chega-se a conclusão que alguns alunos apresentam uma representação social negativa acerca na língua inglesa criando uma barreira a sua aprendizagem e a nossa possível contribuição como professores para inverter essa situação.
id UFCG_5552761a45903285f2d27790a857152b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/17974
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.A study on some representations of the English language in the UFCG extension courses.Cursos de extensão em línguas - UFCGRepresentações da língua inglesa - UFCGExtensão universitária - línguasEnsino de língua inglesaInglês como língua estrangeiraEstudo de percepção - língua inglesaOpiniões de alunos - língua inglesaLanguage extension courses - UFCGEnglish language representations - UFCGUniversity Extension - LanguagesUniversity Extension - LanguagesEnglish language teachingEnglish as a foreign languagePerception study - English languageLetras.Este trabalho de conclusão de curso foi idealizado com base numa vivencia em sala de aula na qual se viu a falta de vontade nos alunos de línguas estrangeiras em aprender a língua inglesa, mesmo o professor(a) mostrando-os toda influencia do inglês no mundo contemporâneo. Com as varias pesquisas que se baseiam na opinião dos professores, resolvemos explorar o tema na perspectiva dos alunos. Com isso nosso objetivo e contribuir com algumas formas de representação da língua inglesa nos cursos de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, apresentando algumas opiniões dos aprendizes de outras línguas estrangeiras sobre a língua inglesa e explorando algumas possíveis causas que constituem algumas dessas opiniões. Aplicou-se um questionário a 20 alunos de línguas estrangeiras dos cursos de extensão da UFCG e por meio desses questionários se organizou quatro tipos de repostas para a analise, cada conjunto de respostas foi analisado em suas questões linguísticas, discursivas e com base no conceito de representação social observadas nessas respostas, encontrando-se na fundamentação teórica conceitos de representação social para ajudar nessa analise, de autores como Jovchelovitch (1994) e Sá (1993). Por fim, chega-se a conclusão que alguns alunos apresentam uma representação social negativa acerca na língua inglesa criando uma barreira a sua aprendizagem e a nossa possível contribuição como professores para inverter essa situação.This dissertation is designed on the basis of our experience in the classroom in which the unwillingness of the students of foreign languages in learning the English language was realized, even the teacher showing the influence of English throughout the contemporary world. We found in the searches for this work others of this theme that only base on the opinion of teachers, we decided to explore the issue from the perspective of the students. In order to contribute to some forms of representation of the English language in the extension courses at Universidade Federal de Campina Grande, with some opinions of other students of foreign languages on the English language and exploring some possible causes that contribute to some o f these reviews. We applied a questionnaire to 20 students o f foreign languages of the extension courses at UFCG and through these questionnaires four types of answers for analysis were organized, each set of responses was analyzed in its issues of linguistic, discursive and social representations observed in these responses, finding in the theoretical concepts of social representation to assist this analysis, of authors as Jovchelovitch (1994) and Sa (1993). Finally, one reaches the conclusion that some students have negative social representations about the English language by creating a barrier to their learning and our possible contribution as teachers to reverse this situation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGCOSTA, Marco Antônio Margarido.COSTA, M. A. M.http://lattes.cnpq.br/7215425152123749ALMEIDA, Normando Brito de.LEITE, Juliana Cordeiro Farias.2009-12-112021-04-07T18:28:13Z2021-04-072021-04-07T18:28:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974LEITE, Juliana Cordeiro Farias. Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG. 2009. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-11-22T22:26:46Zoai:localhost:riufcg/17974Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-11-22T22:26:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
A study on some representations of the English language in the UFCG extension courses.
title Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
spellingShingle Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
LEITE, Juliana Cordeiro Farias.
Cursos de extensão em línguas - UFCG
Representações da língua inglesa - UFCG
Extensão universitária - línguas
Ensino de língua inglesa
Inglês como língua estrangeira
Estudo de percepção - língua inglesa
Opiniões de alunos - língua inglesa
Language extension courses - UFCG
English language representations - UFCG
University Extension - Languages
University Extension - Languages
English language teaching
English as a foreign language
Perception study - English language
Letras.
title_short Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
title_full Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
title_fullStr Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
title_full_unstemmed Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
title_sort Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.
author LEITE, Juliana Cordeiro Farias.
author_facet LEITE, Juliana Cordeiro Farias.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv COSTA, Marco Antônio Margarido.
COSTA, M. A. M.
http://lattes.cnpq.br/7215425152123749
ALMEIDA, Normando Brito de.
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Juliana Cordeiro Farias.
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos de extensão em línguas - UFCG
Representações da língua inglesa - UFCG
Extensão universitária - línguas
Ensino de língua inglesa
Inglês como língua estrangeira
Estudo de percepção - língua inglesa
Opiniões de alunos - língua inglesa
Language extension courses - UFCG
English language representations - UFCG
University Extension - Languages
University Extension - Languages
English language teaching
English as a foreign language
Perception study - English language
Letras.
topic Cursos de extensão em línguas - UFCG
Representações da língua inglesa - UFCG
Extensão universitária - línguas
Ensino de língua inglesa
Inglês como língua estrangeira
Estudo de percepção - língua inglesa
Opiniões de alunos - língua inglesa
Language extension courses - UFCG
English language representations - UFCG
University Extension - Languages
University Extension - Languages
English language teaching
English as a foreign language
Perception study - English language
Letras.
description Este trabalho de conclusão de curso foi idealizado com base numa vivencia em sala de aula na qual se viu a falta de vontade nos alunos de línguas estrangeiras em aprender a língua inglesa, mesmo o professor(a) mostrando-os toda influencia do inglês no mundo contemporâneo. Com as varias pesquisas que se baseiam na opinião dos professores, resolvemos explorar o tema na perspectiva dos alunos. Com isso nosso objetivo e contribuir com algumas formas de representação da língua inglesa nos cursos de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, apresentando algumas opiniões dos aprendizes de outras línguas estrangeiras sobre a língua inglesa e explorando algumas possíveis causas que constituem algumas dessas opiniões. Aplicou-se um questionário a 20 alunos de línguas estrangeiras dos cursos de extensão da UFCG e por meio desses questionários se organizou quatro tipos de repostas para a analise, cada conjunto de respostas foi analisado em suas questões linguísticas, discursivas e com base no conceito de representação social observadas nessas respostas, encontrando-se na fundamentação teórica conceitos de representação social para ajudar nessa analise, de autores como Jovchelovitch (1994) e Sá (1993). Por fim, chega-se a conclusão que alguns alunos apresentam uma representação social negativa acerca na língua inglesa criando uma barreira a sua aprendizagem e a nossa possível contribuição como professores para inverter essa situação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-11
2021-04-07T18:28:13Z
2021-04-07
2021-04-07T18:28:13Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
LEITE, Juliana Cordeiro Farias. Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG. 2009. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
identifier_str_mv LEITE, Juliana Cordeiro Farias. Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG. 2009. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744484543496192