Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GOMES, José Vamberto Barbosa.
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
Resumo: O ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la.
id UFCG_5558cd17eaad8c73d8ac7c3f74ea0500
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/27656
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.Spontaneous conceptions about light and color of teachers in training in the early years of elementary school.Luz e cor - concepção espontâneaFormação de professores - ensino fundamentalCiências - ensino fundamentalEnsino de ciências - educação básicaConcepções epontâneasCurso de Pedagogia - UFCGProcesso de aprendizagemAprendizagemMistura de cor luzLight and color - spontaneous conceptionTeacher training - elementary educationScience - elementary schoolScience teaching - basic educationSpontaneous conceptionsPedagogy Course - UFCGLearning processLearningLight color mixFísicaO ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la.The teaching of concepts from the field of natural sciences, as well as the concepts of color and light in the early years of Elementary School is essential for the development of more complex concepts during the basic education of students. The presence of spontaneous conceptions, however, ends up hindering the student's learning and conceptual development. Considering the teacher, a possible propagator of these conceptions, along with the didactic material used, it is important to verify if teachers in Pedagogy training make use of misconceptions to explain situations involving color and light. The objective of this work is to verify if, and how, the misconceptions about the concepts of color and light appear in generalist teachers in training. We carried out two activities with two undergraduate classes in Pedagogy at the Center for Humanities, Campus headquarters of the Federal University of Campina Grande – Paraíba – Brazil – UFCG. Through the answers of these subjects, it was possible to verify some difficulties and the presence of misconceptions already well spread in the literature. Once the presence of misunderstandings has been demonstrated, it is necessary to think of ways to provide the elementary level teacher with a complementation of science teaching so that he is able to teach it.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGCAMPOS, Alexandre.CAMPOS, A.ALMEIDA, Dayse Martins de.ALMEIRA, D. M.MARINHO, Roziane Ribeiro.MARINHO, R. R.GOMES, José Vamberto Barbosa.2022-09-022022-10-17T17:34:33Z2022-10-172022-10-17T17:34:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-17T17:35:09Zoai:localhost:riufcg/27656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-17T17:35:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
Spontaneous conceptions about light and color of teachers in training in the early years of elementary school.
title Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
GOMES, José Vamberto Barbosa.
Luz e cor - concepção espontânea
Formação de professores - ensino fundamental
Ciências - ensino fundamental
Ensino de ciências - educação básica
Concepções epontâneas
Curso de Pedagogia - UFCG
Processo de aprendizagem
Aprendizagem
Mistura de cor luz
Light and color - spontaneous conception
Teacher training - elementary education
Science - elementary school
Science teaching - basic education
Spontaneous conceptions
Pedagogy Course - UFCG
Learning process
Learning
Light color mix
Física
title_short Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
author GOMES, José Vamberto Barbosa.
author_facet GOMES, José Vamberto Barbosa.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CAMPOS, Alexandre.
CAMPOS, A.
ALMEIDA, Dayse Martins de.
ALMEIRA, D. M.
MARINHO, Roziane Ribeiro.
MARINHO, R. R.
dc.contributor.author.fl_str_mv GOMES, José Vamberto Barbosa.
dc.subject.por.fl_str_mv Luz e cor - concepção espontânea
Formação de professores - ensino fundamental
Ciências - ensino fundamental
Ensino de ciências - educação básica
Concepções epontâneas
Curso de Pedagogia - UFCG
Processo de aprendizagem
Aprendizagem
Mistura de cor luz
Light and color - spontaneous conception
Teacher training - elementary education
Science - elementary school
Science teaching - basic education
Spontaneous conceptions
Pedagogy Course - UFCG
Learning process
Learning
Light color mix
Física
topic Luz e cor - concepção espontânea
Formação de professores - ensino fundamental
Ciências - ensino fundamental
Ensino de ciências - educação básica
Concepções epontâneas
Curso de Pedagogia - UFCG
Processo de aprendizagem
Aprendizagem
Mistura de cor luz
Light and color - spontaneous conception
Teacher training - elementary education
Science - elementary school
Science teaching - basic education
Spontaneous conceptions
Pedagogy Course - UFCG
Learning process
Learning
Light color mix
Física
description O ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
2022-10-17T17:34:33Z
2022-10-17
2022-10-17T17:34:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
identifier_str_mv GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Ciências e Tecnologia - CCT
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744559142338560