Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656 |
Resumo: | O ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la. |
id |
UFCG_5558cd17eaad8c73d8ac7c3f74ea0500 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/27656 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental.Spontaneous conceptions about light and color of teachers in training in the early years of elementary school.Luz e cor - concepção espontâneaFormação de professores - ensino fundamentalCiências - ensino fundamentalEnsino de ciências - educação básicaConcepções epontâneasCurso de Pedagogia - UFCGProcesso de aprendizagemAprendizagemMistura de cor luzLight and color - spontaneous conceptionTeacher training - elementary educationScience - elementary schoolScience teaching - basic educationSpontaneous conceptionsPedagogy Course - UFCGLearning processLearningLight color mixFísicaO ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la.The teaching of concepts from the field of natural sciences, as well as the concepts of color and light in the early years of Elementary School is essential for the development of more complex concepts during the basic education of students. The presence of spontaneous conceptions, however, ends up hindering the student's learning and conceptual development. Considering the teacher, a possible propagator of these conceptions, along with the didactic material used, it is important to verify if teachers in Pedagogy training make use of misconceptions to explain situations involving color and light. The objective of this work is to verify if, and how, the misconceptions about the concepts of color and light appear in generalist teachers in training. We carried out two activities with two undergraduate classes in Pedagogy at the Center for Humanities, Campus headquarters of the Federal University of Campina Grande – Paraíba – Brazil – UFCG. Through the answers of these subjects, it was possible to verify some difficulties and the presence of misconceptions already well spread in the literature. Once the presence of misunderstandings has been demonstrated, it is necessary to think of ways to provide the elementary level teacher with a complementation of science teaching so that he is able to teach it.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTUFCGCAMPOS, Alexandre.CAMPOS, A.ALMEIDA, Dayse Martins de.ALMEIRA, D. M.MARINHO, Roziane Ribeiro.MARINHO, R. R.GOMES, José Vamberto Barbosa.2022-09-022022-10-17T17:34:33Z2022-10-172022-10-17T17:34:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-17T17:35:09Zoai:localhost:riufcg/27656Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-17T17:35:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. Spontaneous conceptions about light and color of teachers in training in the early years of elementary school. |
title |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. GOMES, José Vamberto Barbosa. Luz e cor - concepção espontânea Formação de professores - ensino fundamental Ciências - ensino fundamental Ensino de ciências - educação básica Concepções epontâneas Curso de Pedagogia - UFCG Processo de aprendizagem Aprendizagem Mistura de cor luz Light and color - spontaneous conception Teacher training - elementary education Science - elementary school Science teaching - basic education Spontaneous conceptions Pedagogy Course - UFCG Learning process Learning Light color mix Física |
title_short |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. |
title_sort |
Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. |
author |
GOMES, José Vamberto Barbosa. |
author_facet |
GOMES, José Vamberto Barbosa. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CAMPOS, Alexandre. CAMPOS, A. ALMEIDA, Dayse Martins de. ALMEIRA, D. M. MARINHO, Roziane Ribeiro. MARINHO, R. R. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
GOMES, José Vamberto Barbosa. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Luz e cor - concepção espontânea Formação de professores - ensino fundamental Ciências - ensino fundamental Ensino de ciências - educação básica Concepções epontâneas Curso de Pedagogia - UFCG Processo de aprendizagem Aprendizagem Mistura de cor luz Light and color - spontaneous conception Teacher training - elementary education Science - elementary school Science teaching - basic education Spontaneous conceptions Pedagogy Course - UFCG Learning process Learning Light color mix Física |
topic |
Luz e cor - concepção espontânea Formação de professores - ensino fundamental Ciências - ensino fundamental Ensino de ciências - educação básica Concepções epontâneas Curso de Pedagogia - UFCG Processo de aprendizagem Aprendizagem Mistura de cor luz Light and color - spontaneous conception Teacher training - elementary education Science - elementary school Science teaching - basic education Spontaneous conceptions Pedagogy Course - UFCG Learning process Learning Light color mix Física |
description |
O ensino dos conceitos do campo das ciências naturais, assim como os conceitos de cor e luz nos primeiros anos do Ensino Fundamental é essencial para o desenvolvimento de conceitos mais complexos durante a formação básica dos alunos. A presença de concepções espontâneas, porém, acaba dificultando a aprendizagem e o desenvolvimento conceitual do aluno. Considerando o professor, um possível propagador destas concepções, junto como o material didático utilizado, é importante verificar se os professores em formação de Pedagogia fazem uso de concepções equivocadas para explicar situações envolvendo cor e luz. O objetivo deste trabalho é verificar se, e como, aparecem as concepções equivocadas sobre os conceitos de cor e luz em professores generalistas em formação. Realizamos duas atividades com duas turmas da graduação em Pedagogia do Centro de Humanidades, Campus sede da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG. Através das respostas destes sujeitos, foi possível verificar algumas dificuldades e a presença de concepções equivocadas já bem difundidas na literatura. Uma vez demonstrada a presença dos equívocos, se faz necessário pensar maneiras de proporcionar ao professor do nível fundamental uma complementação do ensino de ciências para que este esteja apto para ensiná-la. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-02 2022-10-17T17:34:33Z 2022-10-17 2022-10-17T17:34:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656 GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656 |
identifier_str_mv |
GOMES, José Vamberto Barbosa. Concepções espontâneas sobre luz e cor de professores em formação dos anos iniciais do ensino fundamental. 2022. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Física, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27656 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Ciências e Tecnologia - CCT UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744559142338560 |