Gestão do conhecimento no serviço público: uma proposta de aplicação do POP no Setor de Almoxarifado do CDSA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Paulo Rangel Almeida.
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35717
Resumo: Na atualidade, o conhecimento passou a ser visto como uma ferramenta estratégica, sendo reconhecido como mecanismo de aumento da produtividade, da inovação e na melhoria dos resultados organizacionais. Por isso, as organizações, tanto públicas quanto privadas, têm dado maior atenção à Gestão do Conhecimento(GC), que passou a desempenhar um papel fundamental na gestão do seu capital intelectual. Dentro desse contexto, pode-se afirmar que o maior capital das organizações públicas brasileiras é o conhecimento dos seus colaboradores. Porém, devido ao alto grau de rotatividade de pessoas nos diversos setores, esse conhecimento acaba se perdendo. Uma forma de preservar essa memória é utilizar ferramentas administrativas adequadas a este fim, como um manual de procedimentos que possa orientar sobre as rotinas e procedimentos dos serviços mais executados no setor. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é propor um Procedimento Operacional Padrão (POP) no setor de almoxarifado do CDSA/UFCG. Para tal, enquanto métodos e procedimentos, foi realizada uma análise com abordagem descritiva, por meio de coleta de dados documental, bibliográfico e pesquisa participante. Quanto ao objeto de estudo, foi realizado um estudo de caso. O aporte teórico contemplou a gestão do conhecimento, organização de rotinas e procedimentos, gestão de materiais e qualidade nos serviços públicos. Para cada uma das funções foram descritos os passo a passos, com auxílio de capturas de telas explicativas das rotinas de comandos relativos aos fluxogramas dos sistemas de gestão utilizados pelo almoxarifado da instituição. Como resultado, verificou-se que é necessário estabelecer uma gestão do conhecimento que proporcione a padronização dos processos, uma vez que alguns procedimentos são complexos e que os sistemas de codificação (entrada e saída de materiais) são obsoletos e geram atividades repetitivas. Assim, a implantação de um manual concederá uma rotina de trabalho mais previsível, como também trará para o servidor maior independência e segurança na execução de suas tarefas, gerando uma transferência de conhecimento organizacional.
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spelling Gestão do conhecimento no serviço público: uma proposta de aplicação do POP no Setor de Almoxarifado do CDSA.Knowledge management in the public service: a proposal for applying POP in the CDSA Warehouse Sector.Gestão do conhecimentoProcedimento Operacional Padrão - POPSetor de Almoxarifado - CDSACDSA UFCG - Setor de AlmoxarifadoCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCGFluxogramasRotinas administrativasPesquisa participanteGestão de materiaisAlmoxarifado - CDSA UFCGGerenciamento de rotina e procedimentosAdministração de materiaisEstudo de casoPlano de açãoStandard Operating Procedure - SOPKnowledge managementWarehouse Sector - CDSAFlowchartsAdministrative routinesMaterials managementRoutine management and proceduresWarehouse - CDSA UFCGCase studyAction planParticipant researchAdministração PúblicaNa atualidade, o conhecimento passou a ser visto como uma ferramenta estratégica, sendo reconhecido como mecanismo de aumento da produtividade, da inovação e na melhoria dos resultados organizacionais. Por isso, as organizações, tanto públicas quanto privadas, têm dado maior atenção à Gestão do Conhecimento(GC), que passou a desempenhar um papel fundamental na gestão do seu capital intelectual. Dentro desse contexto, pode-se afirmar que o maior capital das organizações públicas brasileiras é o conhecimento dos seus colaboradores. Porém, devido ao alto grau de rotatividade de pessoas nos diversos setores, esse conhecimento acaba se perdendo. Uma forma de preservar essa memória é utilizar ferramentas administrativas adequadas a este fim, como um manual de procedimentos que possa orientar sobre as rotinas e procedimentos dos serviços mais executados no setor. Sendo assim, o objetivo da presente pesquisa é propor um Procedimento Operacional Padrão (POP) no setor de almoxarifado do CDSA/UFCG. Para tal, enquanto métodos e procedimentos, foi realizada uma análise com abordagem descritiva, por meio de coleta de dados documental, bibliográfico e pesquisa participante. Quanto ao objeto de estudo, foi realizado um estudo de caso. O aporte teórico contemplou a gestão do conhecimento, organização de rotinas e procedimentos, gestão de materiais e qualidade nos serviços públicos. Para cada uma das funções foram descritos os passo a passos, com auxílio de capturas de telas explicativas das rotinas de comandos relativos aos fluxogramas dos sistemas de gestão utilizados pelo almoxarifado da instituição. Como resultado, verificou-se que é necessário estabelecer uma gestão do conhecimento que proporcione a padronização dos processos, uma vez que alguns procedimentos são complexos e que os sistemas de codificação (entrada e saída de materiais) são obsoletos e geram atividades repetitivas. Assim, a implantação de um manual concederá uma rotina de trabalho mais previsível, como também trará para o servidor maior independência e segurança na execução de suas tarefas, gerando uma transferência de conhecimento organizacional.Nowadays,knowledge has come to be seen a sastrategic tool, being recognized as a mechanism for increasing productivity, innovation and improving organizational results. Therefore, organizations, both public and private, have given greater attention to Knowledge Management (KM), which has come to play a fundamental role in the management of their intellectual capital. Within this context, it can be said that the greatest capital of Brazilian public organizations is the knowledge of their employees. However, due to the high degree of turnover of people in different sectors, this knowledge ends up being lost. One way to preserve this memory is to use appropriate administrative tools for this purpose, such as a procedures manual that can provide guidance on the routines and procedures of the most performed services in the sector. Therefore, the objective of this research is to propose a Standard Operating Procedure (SOP) in the CDSA / UFCG warehouse sector. To this end,as methods and procedures, an analysis was carried out with a descriptive approach, through documentary, bibliographical data collection and participatory research. As for the object of study, a case study was carried out. The theoretical contribution covered knowledge management, organization of routines and procedures, materials management and quality in public services. For each of the functions, steps were described, with the help of screenshots explaining the command routines related to the flowcharts of the management systems used by the institution's warehouse. As a result, it was found that it is necessary to establish knowledge management that provides standardization of processes, since some procedures are complex and coding systems (input and output of materials) are obsolete and generate repetitive activities.Thus, the implementation of a manual will provide a more predictable work routine, as well as bringing greater independence and security to the server in carrying out their tasks, generating a transfer of organizational knowledge.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSPROFIAPUFCGBARBOSA, Robson Fernandes.BARBOSA, R. F.http://lattes.cnpq.br/5329317234568143SANTIAGO, Alvany Maria dos Santos.SANTIAGO, A. M. S.http://lattes.cnpq.br/4898966518413662ALCÂNTARA, Hugo Morais de.ALCÂNTARA, H. 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