O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Waleska Gomes.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.martins
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
Resumo: O presente trabalho discute sobre a relevância do ensino da Sociologia e os métodos e conteúdos abordados pelas professoras regentes. Nossa pesquisa foi realizada em duas escolas do Cariri Paraibano, sendo uma da rede particular de ensino e a outra da rede estadual. Aplicamos questionários com alunos do 3º ano do Ensino Médio das referidas escolas, com o intuito de obter respostas para as problemáticas apontadas em nosso trabalho, no que diz respeito às abordagens temáticas e como os alunos pesquisados avaliam o ensino dessa disciplina. Além da aplicação de questionários, também utilizamos como coleta de dados, informações obtidas a partir da observação de aulas, em ambas as escolas e nas mesmas turmas mencionadas. Aplicamos ainda, questionário com as professoras de Sociologia das duas, com o objetivo de comparar as respostas das docentes, com as que foram apresentadas pelos alunos. Nossa pesquisa segue um viés de cunho bibliográfico e também pode ser classificada como pesquisa exploratória. Foi possível concluir que o ensino de Sociologia oferecido é de boa qualidade, e que o processo de ensino-aprendizagem é relevante, isto é, os alunos estão aprendendo e refletindo sobre temas e situações, que os tornarão cidadãos melhores.
id UFCG_564736a012179228f5da1ccca672196a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6161
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.The teaching of sociology in high school: a comparative study in two schools of cariri paraibano.EnsinoMétodosSociologiaTeachingMethodsSociologyO presente trabalho discute sobre a relevância do ensino da Sociologia e os métodos e conteúdos abordados pelas professoras regentes. Nossa pesquisa foi realizada em duas escolas do Cariri Paraibano, sendo uma da rede particular de ensino e a outra da rede estadual. Aplicamos questionários com alunos do 3º ano do Ensino Médio das referidas escolas, com o intuito de obter respostas para as problemáticas apontadas em nosso trabalho, no que diz respeito às abordagens temáticas e como os alunos pesquisados avaliam o ensino dessa disciplina. Além da aplicação de questionários, também utilizamos como coleta de dados, informações obtidas a partir da observação de aulas, em ambas as escolas e nas mesmas turmas mencionadas. Aplicamos ainda, questionário com as professoras de Sociologia das duas, com o objetivo de comparar as respostas das docentes, com as que foram apresentadas pelos alunos. Nossa pesquisa segue um viés de cunho bibliográfico e também pode ser classificada como pesquisa exploratória. Foi possível concluir que o ensino de Sociologia oferecido é de boa qualidade, e que o processo de ensino-aprendizagem é relevante, isto é, os alunos estão aprendendo e refletindo sobre temas e situações, que os tornarão cidadãos melhores.This paper discusses the relevance of sociology of education and the methods and content addressed by teachers regents. Our research was conducted in two schools Cariri Paraiba, one of the private school and the other from the state. Applied questionnaires with students of the 3rd year of high school of these schools, in order to get answers to the problems identified in our study with regard to thematic approaches and how students surveyed evaluate the teaching of this discipline. In addition to the questionnaires, also used as data collection, information obtained from observation of lessons in both schools and in the same classes mentioned. Still apply, questionnaire with teachers of Sociology of the two, in order to compare the responses of teachers, with which they were presented by the students. Our research follows a bias bibliographical and can also be classified as exploratory research. It was concluded that the teaching of sociology offered is good quality, and the process of teaching and learning is relevant, that is, students are learning and reflecting on themes and situations that will make them better citizens.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSANTOS, Valdonilson Barbosa dos.SANTOS, V. B.http://lattes.cnpq.br/1806134985702314MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.MARTINS, Waleska Gomes.2013-09-232019-08-23T18:54:18Z2019-08-232019-08-23T18:54:18Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.martinshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161MARTINS, Waleska Gomes. O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do cariri paraibano. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-27T22:34:20Zoai:localhost:riufcg/6161Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-27T22:34:20Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
The teaching of sociology in high school: a comparative study in two schools of cariri paraibano.
title O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
spellingShingle O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
MARTINS, Waleska Gomes.
Ensino
Métodos
Sociologia
Teaching
Methods
Sociology
title_short O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
title_full O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
title_fullStr O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
title_full_unstemmed O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
title_sort O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do Cariri Paraibano.
author MARTINS, Waleska Gomes.
author_facet MARTINS, Waleska Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
SANTOS, V. B.
http://lattes.cnpq.br/1806134985702314
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
FARIAS, Melânia Nóbrega Pereira de.
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTINS, Waleska Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Métodos
Sociologia
Teaching
Methods
Sociology
topic Ensino
Métodos
Sociologia
Teaching
Methods
Sociology
description O presente trabalho discute sobre a relevância do ensino da Sociologia e os métodos e conteúdos abordados pelas professoras regentes. Nossa pesquisa foi realizada em duas escolas do Cariri Paraibano, sendo uma da rede particular de ensino e a outra da rede estadual. Aplicamos questionários com alunos do 3º ano do Ensino Médio das referidas escolas, com o intuito de obter respostas para as problemáticas apontadas em nosso trabalho, no que diz respeito às abordagens temáticas e como os alunos pesquisados avaliam o ensino dessa disciplina. Além da aplicação de questionários, também utilizamos como coleta de dados, informações obtidas a partir da observação de aulas, em ambas as escolas e nas mesmas turmas mencionadas. Aplicamos ainda, questionário com as professoras de Sociologia das duas, com o objetivo de comparar as respostas das docentes, com as que foram apresentadas pelos alunos. Nossa pesquisa segue um viés de cunho bibliográfico e também pode ser classificada como pesquisa exploratória. Foi possível concluir que o ensino de Sociologia oferecido é de boa qualidade, e que o processo de ensino-aprendizagem é relevante, isto é, os alunos estão aprendendo e refletindo sobre temas e situações, que os tornarão cidadãos melhores.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-09-23
2019-08-23T18:54:18Z
2019-08-23
2019-08-23T18:54:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.martins
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
MARTINS, Waleska Gomes. O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do cariri paraibano. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2013.tccmon.martins
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
identifier_str_mv MARTINS, Waleska Gomes. O ensino da sociologia no ensino médio: um estudo comparativo em duas escolas do cariri paraibano. 2013. 53f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388818993152