Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: QUARESMA, Rafaela Maurício.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresma
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
Resumo: O presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana.
id UFCG_1047aeb8a9bfc246a2ba2bc3a5c57f36
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5601
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.Strangulation and denaturalization in the teaching of parairi cariri sociology.Sociologia - ciênciaSociologia - ensinoEducação básicaSociology - science  Sociology - teaching  Basic educationO presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana.This study titled "strangeness and denaturing in the teaching of sociology in cariri of Paraiba", it is a qualitative, descriptive and effective in the State Preparatory High School Innovative Integrated on Professional Education - José Leite de Souza, located in Monteiro, PB with students and high school sociology teacher. The purpose of this study is to analyze the extent to which the discipline meets its functionality as a scientific field from the promotion of estrangement and denaturing around the content covered to a greater understanding of social reality. For this, in this research, we use the methods: focus group, which is made up of high school students; observation, held from Supervised Internship I, and questionnaires, which were directed to two teachers who taught the discipline. The results obtained show that, in a limited way, the contents promote greater reflexivity around the reality of most critical and rational manner, that, when they are promoted the process of estrangement and denaturing, however, there was also the enigma that consistently yields methodological debates, and who continue to perpetuate the teaching of this discipline is that build knowledge beyond the classroom, and what more coming for teaching content, which may allow students a more comprehensive and sensitive view before the practical world and their daily reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUSA, Rozenval de Almeida e.SOUSA, R. A.http://lattes.cnpq.br/2836968575468803BARBOSA, Vilma Soares de Lima.MONTEIRO, José Marciano.QUARESMA, Rafaela Maurício.2015-04-142019-08-09T12:55:12Z2019-08-092019-08-09T12:55:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresmahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T16:32:18Zoai:localhost:riufcg/5601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T16:32:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
Strangulation and denaturalization in the teaching of parairi cariri sociology.
title Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
spellingShingle Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
QUARESMA, Rafaela Maurício.
Sociologia - ciência
Sociologia - ensino
Educação básica
Sociology - science  
Sociology - teaching  
Basic education
title_short Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
title_full Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
title_fullStr Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
title_full_unstemmed Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
title_sort Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
author QUARESMA, Rafaela Maurício.
author_facet QUARESMA, Rafaela Maurício.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Rozenval de Almeida e.
SOUSA, R. A.
http://lattes.cnpq.br/2836968575468803
BARBOSA, Vilma Soares de Lima.
MONTEIRO, José Marciano.
dc.contributor.author.fl_str_mv QUARESMA, Rafaela Maurício.
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia - ciência
Sociologia - ensino
Educação básica
Sociology - science  
Sociology - teaching  
Basic education
topic Sociologia - ciência
Sociologia - ensino
Educação básica
Sociology - science  
Sociology - teaching  
Basic education
description O presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-14
2019-08-09T12:55:12Z
2019-08-09
2019-08-09T12:55:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresma
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
url https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresma
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
identifier_str_mv QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744385139539968