Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresma http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601 |
Resumo: | O presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana. |
id |
UFCG_1047aeb8a9bfc246a2ba2bc3a5c57f36 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5601 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano.Strangulation and denaturalization in the teaching of parairi cariri sociology.Sociologia - ciênciaSociologia - ensinoEducação básicaSociology - science Sociology - teaching Basic educationO presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana.This study titled "strangeness and denaturing in the teaching of sociology in cariri of Paraiba", it is a qualitative, descriptive and effective in the State Preparatory High School Innovative Integrated on Professional Education - José Leite de Souza, located in Monteiro, PB with students and high school sociology teacher. The purpose of this study is to analyze the extent to which the discipline meets its functionality as a scientific field from the promotion of estrangement and denaturing around the content covered to a greater understanding of social reality. For this, in this research, we use the methods: focus group, which is made up of high school students; observation, held from Supervised Internship I, and questionnaires, which were directed to two teachers who taught the discipline. The results obtained show that, in a limited way, the contents promote greater reflexivity around the reality of most critical and rational manner, that, when they are promoted the process of estrangement and denaturing, however, there was also the enigma that consistently yields methodological debates, and who continue to perpetuate the teaching of this discipline is that build knowledge beyond the classroom, and what more coming for teaching content, which may allow students a more comprehensive and sensitive view before the practical world and their daily reality.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSOUSA, Rozenval de Almeida e.SOUSA, R. A.http://lattes.cnpq.br/2836968575468803BARBOSA, Vilma Soares de Lima.MONTEIRO, José Marciano.QUARESMA, Rafaela Maurício.2015-04-142019-08-09T12:55:12Z2019-08-092019-08-09T12:55:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresmahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-23T16:32:18Zoai:localhost:riufcg/5601Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-23T16:32:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. Strangulation and denaturalization in the teaching of parairi cariri sociology. |
title |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. |
spellingShingle |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. QUARESMA, Rafaela Maurício. Sociologia - ciência Sociologia - ensino Educação básica Sociology - science Sociology - teaching Basic education |
title_short |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. |
title_full |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. |
title_fullStr |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. |
title_full_unstemmed |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. |
title_sort |
Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. |
author |
QUARESMA, Rafaela Maurício. |
author_facet |
QUARESMA, Rafaela Maurício. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Rozenval de Almeida e. SOUSA, R. A. http://lattes.cnpq.br/2836968575468803 BARBOSA, Vilma Soares de Lima. MONTEIRO, José Marciano. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
QUARESMA, Rafaela Maurício. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia - ciência Sociologia - ensino Educação básica Sociology - science Sociology - teaching Basic education |
topic |
Sociologia - ciência Sociologia - ensino Educação básica Sociology - science Sociology - teaching Basic education |
description |
O presente estudo intitulado “ estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia no cariri paraibano”, trata-se de uma pesquisa qualitativa, e descritiva efetivada na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador Integrado à Educação Profissional – José Leite de Souza, localizada na cidade de Monteiro, PB com alunos e professores de Sociologia do ensino médio. O objetivo desse trabalho é analisar até que ponto a disciplina cumpre sua funcionalidade como campo científico a partir da promoção de estranhamento e desnaturalização em torno dos conteúdos abordados para uma maior compreensão da realidade social. Para isso, nessa pesquisa, utilizamos os métodos: grupo focal, sendo este formado por alunos do ensino médio; observação, realizada a partir do Estágio Supervisionado I, e questionários, os quais foram direcionados aos dois professores que lecionavam a disciplina. Os resultados alcançados evidenciam que, de modo limitado, os conteúdos promovem uma maior reflexividade em torno da realidade de forma mais crítica e racional, isto, quando são fomentados o processo de estranhamento e desnaturalização, entretanto, verificou-se também o enigma que origina consistentemente os debates metodológicos, e que continuam a perpetuar no ensino dessa disciplina que é o fato de construir o conhecimento para além das salas de aula, e quais os conteúdos mais provenientes para o ensino, os quais, podem permitir aos alunos uma visão mais compreensiva e sensível diante do mundo prático e de sua realidade cotidiana. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-14 2019-08-09T12:55:12Z 2019-08-09 2019-08-09T12:55:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresma http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601 QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursocienciassociaisCDSA.2015.tccmon.quaresma http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601 |
identifier_str_mv |
QUARESMA, Rafaela Maurício. Estranhamento e desnaturalização no ensino de sociologia do cariri paraibano. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5601 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744385139539968 |