Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEON, Francinato Silva.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13991
Resumo: O presente trabalho monográfico pretende realizar um estudo acerca da aplicação do dolo eventual e da culpa consciente nos crimes de homicídios ocorridos no transito. Assim, a problemática desta pesquisa revela-se no grande embate jurisprudencial e doutrinário em definir o que deve ser adotado pelo julgador diante do caso concreto. O objetivo consiste em identificar os critérios utilizados pelo Juiz na aplicação de um ou outro instituto, examinando alguns julgados proferidos por alguns Tribunais Pátrios. No intuito de viabilizar um suporte teórico que proporcione bases consistentes de analise, adotou-se o método dedutivo, empregando-se a técnica de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial com o proposito de enriquecer o debate. A justificativa deste trabalho consubstancia-se devido ao crescente numero de mortes ocorridas no transito, que de certa forma vem provocando as inúmeras decisões com tendencias a responsabilizar penalmente, a titulo de homicídio doloso, o condutor de veiculo, que em razão de sua conduta irresponsável, seja pelo excesso de velocidade, embriaguez ou na participação de "rachas" em vias publicas, provocar óbito. Entre o dolo eventual e a culpa consciente ha um traco comum, que e a previsão do resultado. No entanto, para que seja determinada a conduta mais gravosa (dolo eventual), o agente deve ter assumido o risco de produzir o resultado lesivo, enquanto na conduta moderada (culpa consciente), o agente acredita sinceramente poder evitar o resultado previsto. A correta distinção entre um e outro e imprescindível no momento da determinar o direito, pois caso contrario sera causado grande injustiça devido a diferença significativa em relação a pena a ser imposta. Tudo isso, demonstra que não é tarefa fácil aplica-los corretamente, tendo em vista a necessidade da analise concreta dos fatos, que se faz pela averiguação de tudo que exerce influencia no delito, desde a ocorrência do acidente, dos fatores físicos que o preconizaram, bem como os elementos subjetivos atrelados a consciência do agente. O que mostra que essa discussão esta longe de acabar, pois o direito e amplamente interpretado e discutido, mesmo concluindo este estudo no sentido de entender que não deveria ser aplicado o dolo eventual nos homicídios cometidos no transito devido a falta de previsão legal deste tipo na lei especifica.
id UFCG_5737f386fb40ff5bc54e561089836889
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13991
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling RAMOS, Olindina Ioná Costa Lima Costa.RAMOS, O. I. C. L.http://lattes.cnpq.br/5209196540463246LEON, F. S.http://lattes.cnpq.br/2806646533256219LEON, Francinato Silva.O presente trabalho monográfico pretende realizar um estudo acerca da aplicação do dolo eventual e da culpa consciente nos crimes de homicídios ocorridos no transito. Assim, a problemática desta pesquisa revela-se no grande embate jurisprudencial e doutrinário em definir o que deve ser adotado pelo julgador diante do caso concreto. O objetivo consiste em identificar os critérios utilizados pelo Juiz na aplicação de um ou outro instituto, examinando alguns julgados proferidos por alguns Tribunais Pátrios. No intuito de viabilizar um suporte teórico que proporcione bases consistentes de analise, adotou-se o método dedutivo, empregando-se a técnica de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial com o proposito de enriquecer o debate. A justificativa deste trabalho consubstancia-se devido ao crescente numero de mortes ocorridas no transito, que de certa forma vem provocando as inúmeras decisões com tendencias a responsabilizar penalmente, a titulo de homicídio doloso, o condutor de veiculo, que em razão de sua conduta irresponsável, seja pelo excesso de velocidade, embriaguez ou na participação de "rachas" em vias publicas, provocar óbito. Entre o dolo eventual e a culpa consciente ha um traco comum, que e a previsão do resultado. No entanto, para que seja determinada a conduta mais gravosa (dolo eventual), o agente deve ter assumido o risco de produzir o resultado lesivo, enquanto na conduta moderada (culpa consciente), o agente acredita sinceramente poder evitar o resultado previsto. A correta distinção entre um e outro e imprescindível no momento da determinar o direito, pois caso contrario sera causado grande injustiça devido a diferença significativa em relação a pena a ser imposta. Tudo isso, demonstra que não é tarefa fácil aplica-los corretamente, tendo em vista a necessidade da analise concreta dos fatos, que se faz pela averiguação de tudo que exerce influencia no delito, desde a ocorrência do acidente, dos fatores físicos que o preconizaram, bem como os elementos subjetivos atrelados a consciência do agente. O que mostra que essa discussão esta longe de acabar, pois o direito e amplamente interpretado e discutido, mesmo concluindo este estudo no sentido de entender que não deveria ser aplicado o dolo eventual nos homicídios cometidos no transito devido a falta de previsão legal deste tipo na lei especifica.The present monographic word intends to undertake a study on the implementation of any eventual malice and conscious guilt in the crimes of homicide in the traffic. Thus, the problematic of this study reveals in the great doctrinal and jurisprudential struggle to define what should be adopted by the judge before the real case. The goal consists in identify the criteria used by the Judge in the application of one or another institute, examining some trial pronounced by some Natives Courts. In order to hold a theoretical framework that provides consistent bases of analysis, it was adopted the deductive method, using the bibliographic and jurisprudential technique of research in order to enrich the debate. The justification for this work is consolidated due to the rising number of deaths in traffic, which somehow has led to the numerous decisions with tendencies to blame criminally, as a murder, the driver of the vehicle, which because of their irresponsible conduct either by speeding, drunk or participation in "cracks" on public roads, causing death. Among the eventual intention and conscious guilt is a common trait, which is the prediction of the outcome. However, that is determined to conduct more heavily (eventual intention), the agent should have taken the risk to produce the harmful result, while in the moderate conduct (conscious guilt), the agent sincerely believes can prevent the expected result. The correct distinction between them is essential at the time of determining the right, otherwise great injustice will be caused due to the significant difference in the penalty to be imposed. All this shows that is not an easy task to apply them properly, in view the need for concrete analysis of the facts, which it is made for the investigation of everything that influences the offense, since the occurrence of the accident, the physical factors that advocated, as well as the subjective elements tied to the conscience of the agent. What shows that this discussion is far from the end, because the law is widely interpreted and discussed, even concluded this study in order to understand which should not be applied in any intentional homicides committed in transit due to lack of legal provision of this type in the specific law.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2020-08-12T13:06:12Z No. of bitstreams: 1 FRANCINATO SILVA LEON - TCC DIREITO 2010.pdf: 2784839 bytes, checksum: 623cab8cf3d19cc30478758cfd25fe72 (MD5)Made available in DSpace on 2020-08-12T13:06:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FRANCINATO SILVA LEON - TCC DIREITO 2010.pdf: 2784839 bytes, checksum: 623cab8cf3d19cc30478758cfd25fe72 (MD5) Previous issue date: 2010Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSDireitoDireitoCrimes de trânsitoDolo eventualTrânsitoCulpa conscienteViolência no trânsitoHomicídioLawTraffic crimesEventual deceitTrafficConscious guiltTraffic violenceMurderHomicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?Homicide in traffic crimes: eventual fraud or conscious guilt?20102020-08-12T13:06:12Z2020-08-122020-08-12T13:06:12Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13991LEON, Francinato Silva. Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?. 2010. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13991/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALFRANCINATO SILVA LEON - TCC DIREITO 2010.pdfFRANCINATO SILVA LEON - TCC DIREITO 2010.pdfapplication/pdf2784839http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13991/1/FRANCINATO+SILVA+LEON+-+TCC+DIREITO+2010.pdf623cab8cf3d19cc30478758cfd25fe72MD51riufcg/139912022-07-21 13:09:26.716oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:13:10.485495Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Homicide in traffic crimes: eventual fraud or conscious guilt?
title Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
spellingShingle Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
LEON, Francinato Silva.
Direito
Direito
Crimes de trânsito
Dolo eventual
Trânsito
Culpa consciente
Violência no trânsito
Homicídio
Law
Traffic crimes
Eventual deceit
Traffic
Conscious guilt
Traffic violence
Murder
title_short Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
title_full Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
title_fullStr Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
title_full_unstemmed Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
title_sort Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?
author LEON, Francinato Silva.
author_facet LEON, Francinato Silva.
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv RAMOS, Olindina Ioná Costa Lima Costa.
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv RAMOS, O. I. C. L.
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5209196540463246
dc.contributor.authorID.fl_str_mv LEON, F. S.
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2806646533256219
dc.contributor.author.fl_str_mv LEON, Francinato Silva.
contributor_str_mv RAMOS, Olindina Ioná Costa Lima Costa.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Direito
topic Direito
Direito
Crimes de trânsito
Dolo eventual
Trânsito
Culpa consciente
Violência no trânsito
Homicídio
Law
Traffic crimes
Eventual deceit
Traffic
Conscious guilt
Traffic violence
Murder
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Crimes de trânsito
Dolo eventual
Trânsito
Culpa consciente
Violência no trânsito
Homicídio
Law
Traffic crimes
Eventual deceit
Traffic
Conscious guilt
Traffic violence
Murder
description O presente trabalho monográfico pretende realizar um estudo acerca da aplicação do dolo eventual e da culpa consciente nos crimes de homicídios ocorridos no transito. Assim, a problemática desta pesquisa revela-se no grande embate jurisprudencial e doutrinário em definir o que deve ser adotado pelo julgador diante do caso concreto. O objetivo consiste em identificar os critérios utilizados pelo Juiz na aplicação de um ou outro instituto, examinando alguns julgados proferidos por alguns Tribunais Pátrios. No intuito de viabilizar um suporte teórico que proporcione bases consistentes de analise, adotou-se o método dedutivo, empregando-se a técnica de pesquisa bibliográfica e jurisprudencial com o proposito de enriquecer o debate. A justificativa deste trabalho consubstancia-se devido ao crescente numero de mortes ocorridas no transito, que de certa forma vem provocando as inúmeras decisões com tendencias a responsabilizar penalmente, a titulo de homicídio doloso, o condutor de veiculo, que em razão de sua conduta irresponsável, seja pelo excesso de velocidade, embriaguez ou na participação de "rachas" em vias publicas, provocar óbito. Entre o dolo eventual e a culpa consciente ha um traco comum, que e a previsão do resultado. No entanto, para que seja determinada a conduta mais gravosa (dolo eventual), o agente deve ter assumido o risco de produzir o resultado lesivo, enquanto na conduta moderada (culpa consciente), o agente acredita sinceramente poder evitar o resultado previsto. A correta distinção entre um e outro e imprescindível no momento da determinar o direito, pois caso contrario sera causado grande injustiça devido a diferença significativa em relação a pena a ser imposta. Tudo isso, demonstra que não é tarefa fácil aplica-los corretamente, tendo em vista a necessidade da analise concreta dos fatos, que se faz pela averiguação de tudo que exerce influencia no delito, desde a ocorrência do acidente, dos fatores físicos que o preconizaram, bem como os elementos subjetivos atrelados a consciência do agente. O que mostra que essa discussão esta longe de acabar, pois o direito e amplamente interpretado e discutido, mesmo concluindo este estudo no sentido de entender que não deveria ser aplicado o dolo eventual nos homicídios cometidos no transito devido a falta de previsão legal deste tipo na lei especifica.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-08-12T13:06:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-08-12
2020-08-12T13:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13991
dc.identifier.citation.fl_str_mv LEON, Francinato Silva. Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?. 2010. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13991
identifier_str_mv LEON, Francinato Silva. Homicídio nos crimes de trânsito: dolo eventual ou culpa consciente?. 2010. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais – Direito, Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande – Sousa- Paraíba - Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Centro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJS
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13991/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/13991/1/FRANCINATO+SILVA+LEON+-+TCC+DIREITO+2010.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
623cab8cf3d19cc30478758cfd25fe72
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396671252463616