Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: FERREIRA, Mariana Davi.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37160
Resumo: As questões relativas ao patrimônio cultural configuram-se como grandes potenciais analíticos para o entendimento das problemáticas da vida social e cultural. Dessa forma, diante da importância do tema para reflexões das dinâmicas sociais em relação ao sentimento de pertencimento dos indivíduos e às dimensões culturais do patrimônio, se constroem as discussões que cercam o conceito de patrimônio cultural, as quais são diversificadamente amplas. Diante da importância dessa temática, o presente artigo objetiva traçar um paralelo entre a evolução histórica da concepção de patrimônio cultural e os documentos de foro internacional produzidos no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A partir da análise da relação entre o alargamento do conceito de patrimônio e as diretrizes internacionais, o estudo trata sobre a influência desses documentos sobre as legislações a nível nacional, bem como sobre o desenvolvimento de políticas públicas de educação patrimonial a nível local, particularmente na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
id UFCG_5766627b00c1e793b48c3b4c026f61f9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37160
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.Heritage education: local representations and international links.Educação patrimonialRepresentações locaisPatrimônio culturalJoão Pessoa - PB - educação patrimonialHeritage educationLocal representationsCultural heritageJoão Pessoa - PB - heritage educationHistória.As questões relativas ao patrimônio cultural configuram-se como grandes potenciais analíticos para o entendimento das problemáticas da vida social e cultural. Dessa forma, diante da importância do tema para reflexões das dinâmicas sociais em relação ao sentimento de pertencimento dos indivíduos e às dimensões culturais do patrimônio, se constroem as discussões que cercam o conceito de patrimônio cultural, as quais são diversificadamente amplas. Diante da importância dessa temática, o presente artigo objetiva traçar um paralelo entre a evolução histórica da concepção de patrimônio cultural e os documentos de foro internacional produzidos no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A partir da análise da relação entre o alargamento do conceito de patrimônio e as diretrizes internacionais, o estudo trata sobre a influência desses documentos sobre as legislações a nível nacional, bem como sobre o desenvolvimento de políticas públicas de educação patrimonial a nível local, particularmente na cidade de João Pessoa, na Paraíba.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-08-07T21:18:08Z2024-08-072024-08-07T21:18:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37160SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e; FERREIRA, Mariana Davi. Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37160porSOUSA, Maria Eduarda de Andrade e.FERREIRA, Mariana Davi.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-07T21:18:59Zoai:localhost:riufcg/37160Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-07T21:18:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
Heritage education: local representations and international links.
title Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
spellingShingle Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e.
Educação patrimonial
Representações locais
Patrimônio cultural
João Pessoa - PB - educação patrimonial
Heritage education
Local representations
Cultural heritage
João Pessoa - PB - heritage education
História.
title_short Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
title_full Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
title_fullStr Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
title_full_unstemmed Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
title_sort Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais.
author SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e.
author_facet SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e.
FERREIRA, Mariana Davi.
author_role author
author2 FERREIRA, Mariana Davi.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e.
FERREIRA, Mariana Davi.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação patrimonial
Representações locais
Patrimônio cultural
João Pessoa - PB - educação patrimonial
Heritage education
Local representations
Cultural heritage
João Pessoa - PB - heritage education
História.
topic Educação patrimonial
Representações locais
Patrimônio cultural
João Pessoa - PB - educação patrimonial
Heritage education
Local representations
Cultural heritage
João Pessoa - PB - heritage education
História.
description As questões relativas ao patrimônio cultural configuram-se como grandes potenciais analíticos para o entendimento das problemáticas da vida social e cultural. Dessa forma, diante da importância do tema para reflexões das dinâmicas sociais em relação ao sentimento de pertencimento dos indivíduos e às dimensões culturais do patrimônio, se constroem as discussões que cercam o conceito de patrimônio cultural, as quais são diversificadamente amplas. Diante da importância dessa temática, o presente artigo objetiva traçar um paralelo entre a evolução histórica da concepção de patrimônio cultural e os documentos de foro internacional produzidos no âmbito da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). A partir da análise da relação entre o alargamento do conceito de patrimônio e as diretrizes internacionais, o estudo trata sobre a influência desses documentos sobre as legislações a nível nacional, bem como sobre o desenvolvimento de políticas públicas de educação patrimonial a nível local, particularmente na cidade de João Pessoa, na Paraíba.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-08-07T21:18:08Z
2024-08-07
2024-08-07T21:18:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37160
SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e; FERREIRA, Mariana Davi. Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37160
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37160
identifier_str_mv SOUSA, Maria Eduarda de Andrade e; FERREIRA, Mariana Davi. Educação patrimonial: representações locais e vínculos internacionais. In: XIV ENCONTRO ESTADUAL DE HISTÓRIA DA ANPUH SEÇÃO PARAÍBA. (Trabalho Apresentado em Pôster). 14., 2010. Anais [...]. João Pessoa - PB, 2010. ISBN: 978-85-89674-67-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37160
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744632130568192