Estudantes de camadas populares em cursos universitários considerados elite: entre sonhos, dificuldades e superações.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6744 |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo principal refletir acerca dos estudantes de camadas populares em cursos universitários considerados de elite: entre sonhos, dificuldades e superações. Fundamentada na perspectiva sociológica, a pesquisa buscou analisar os dilemas vivenciados e as estratégias de superação elaboradas por estudantes de camadas populares em cursos elitizados do ensino superior. Essa pesquisa também pretendeu fazer um breve apanhado a respeito da conjuntura que envolve o contexto histórico da expansão universitária através da democratização do ensino superior no Brasil e a implantação de políticas de inclusão social, haja vista que os sujeitos que participaram dessa pesquisa foram estudantes pertencentes às classes dominadas que no decorrer da pesquisa ressaltaram sua trajetória acadêmica, a partir dos sentidos e significados que estes foram construindo, baseados em suas experiências como sujeitos sociais e acadêmicos. Tomando como base os princípios da pesquisa descritiva, com ênfase na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados adotado foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir dos instrumentais da “Analise de Conteúdo”. A pesquisa nos possibilitou conhecer um pouco da realidade acadêmica dos alunos entrevistados e estabelecer um diálogo com esses sujeitos. A entrevista conteve oito questões relacionadas ao tema já citado, aplicado a sete estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sousa. Os resultados encontrados na pesquisa mostraram que esses alunos de classe dominada enfrentaram muitos dilemas para ingressar e permanecer no curso devido às deficiências que tiveram em sua educação básica e a sua condição financeira. No entanto, estes fatos não interferiram no desenvolvimento acadêmico dos sujeitos entrevistados. A pesquisa também apontou que a escolha do curso entre esses foi influenciada por muitos fatores, tais como: a intervenção da família, a sua vida escolar, a sua condição social, a conjuntura econômica e, sobretudo, a realização pessoal dos alunos entrevistados. E que democratizar o ensino não é apenas garantir o ingresso na universidade, mas promover condições, por meio do desenvolvimento de políticas públicas, que possibilitem uma efetiva democratização no ensino superior, oferecendo mecanismos para que os alunos de classe dominada permaneçam no curso e consigam concluí-lo com êxito. Os alunos entrevistados também apresentaram seus projetos de vida profissional e pessoal após a conclusão do curso, todos eles têm planos traçados para seguir a carreira na área do Direito. No entanto, como eles pertencem às classes dominadas, não têm condições financeiras para manter-se. Assim, precisam conseguir de alguma forma se estabilizar relativamente bem para continuar se dedicando aos estudos e conseguir chegar a atingir a meta desejada. Desse modo, a estratégia adotada por esses sujeitos é conseguir essa estabilidade, por meio da aprovação em um concurso público. |
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Estudantes de camadas populares em cursos universitários considerados elite: entre sonhos, dificuldades e superações.Popular students in elite university courses: between dreams, difficulties and overcoming.Ensino superiorEstudantes - camadas popularesCursos universitáriosHigher educationStudents- popular layersUniversity CoursesEducação.O presente estudo teve como objetivo principal refletir acerca dos estudantes de camadas populares em cursos universitários considerados de elite: entre sonhos, dificuldades e superações. Fundamentada na perspectiva sociológica, a pesquisa buscou analisar os dilemas vivenciados e as estratégias de superação elaboradas por estudantes de camadas populares em cursos elitizados do ensino superior. Essa pesquisa também pretendeu fazer um breve apanhado a respeito da conjuntura que envolve o contexto histórico da expansão universitária através da democratização do ensino superior no Brasil e a implantação de políticas de inclusão social, haja vista que os sujeitos que participaram dessa pesquisa foram estudantes pertencentes às classes dominadas que no decorrer da pesquisa ressaltaram sua trajetória acadêmica, a partir dos sentidos e significados que estes foram construindo, baseados em suas experiências como sujeitos sociais e acadêmicos. Tomando como base os princípios da pesquisa descritiva, com ênfase na abordagem qualitativa, o instrumento de coleta de dados adotado foi a entrevista semiestruturada. Os dados foram analisados a partir dos instrumentais da “Analise de Conteúdo”. A pesquisa nos possibilitou conhecer um pouco da realidade acadêmica dos alunos entrevistados e estabelecer um diálogo com esses sujeitos. A entrevista conteve oito questões relacionadas ao tema já citado, aplicado a sete estudantes do curso de Direito da Universidade Federal de Campina Grande, campus de Sousa. Os resultados encontrados na pesquisa mostraram que esses alunos de classe dominada enfrentaram muitos dilemas para ingressar e permanecer no curso devido às deficiências que tiveram em sua educação básica e a sua condição financeira. No entanto, estes fatos não interferiram no desenvolvimento acadêmico dos sujeitos entrevistados. A pesquisa também apontou que a escolha do curso entre esses foi influenciada por muitos fatores, tais como: a intervenção da família, a sua vida escolar, a sua condição social, a conjuntura econômica e, sobretudo, a realização pessoal dos alunos entrevistados. E que democratizar o ensino não é apenas garantir o ingresso na universidade, mas promover condições, por meio do desenvolvimento de políticas públicas, que possibilitem uma efetiva democratização no ensino superior, oferecendo mecanismos para que os alunos de classe dominada permaneçam no curso e consigam concluí-lo com êxito. Os alunos entrevistados também apresentaram seus projetos de vida profissional e pessoal após a conclusão do curso, todos eles têm planos traçados para seguir a carreira na área do Direito. No entanto, como eles pertencem às classes dominadas, não têm condições financeiras para manter-se. Assim, precisam conseguir de alguma forma se estabilizar relativamente bem para continuar se dedicando aos estudos e conseguir chegar a atingir a meta desejada. Desse modo, a estratégia adotada por esses sujeitos é conseguir essa estabilidade, por meio da aprovação em um concurso público.This study aimed to reflect on the young students of lower classes in college courses considered elite: between dreams, difficulties and overcomings. Based on the sociological perspective, the research aimed to analyze the experienced dilemmas and the overcoming strategies developed by young students of lower classes in elitist courses from higher education. This research also sought to make a brief overview about the situation surrounding the historical context of the university expansion through the democratization of higher education in Brazil and the implementation of social inclusion policies, considering that the subjects who took part in this study were young students belonging the lower classes that during the research highlighted its academic path, from the senses and meanings they were building, based on his experiences as social and academic subjects. Building on the principles of descriptive research, with emphasis on the qualitative approach, the used data collection instrument was a semi-structured interview. Data were analyzed from the instrumental of "Content Analysis". The research enabled us to know a little of the academic reality of the interviewed students and establish a dialogue with these subjects. The interview contained eight questions related to the mentioned topic above, applied to seven students of the Curso de Direito of the Universidade Federal de Campina Grande, Sousa campus. The results found in the research showed that these lower classes students faced many dilemmas to join and stay on course because of the deficiencies they had in their basic education and their financial condition. However, these facts do not interfere with the academic development of the interviewed subjects. The survey also pointed out that the courses choice on these was influenced by many factors, such as family intervention, their school life, their social status, economic conditions, and especially the personal development of the interviewed students. And that to democratize education is not only to ensure admission to the university, but to promote conditions through the development of public policies that enable an effective democratization in higher education, providing mechanisms for the lower classes of students to remain on the course and complete it with success. Interviewed students also presented their professional and personal life projects after the end of the course, they all have set plans to pursue the career in the Law area. However, as they belong to lower classes, they can not afford to keep up, so they need to get somehow to stabilize relatively well to keep dedicating to studies and achieve the desired goal. Thus, the strategy adopted by these subjects is to achieve this stability through the approval in a public contest.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGFERNANDES, Dorgival Gonçalves.FERNANDES, Dorgival Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/7158784499086756SILVA, José Amiraldo Alves da.JOCA, Alexandre Martins.SOUSA, Rosemary da Silva.2016-08-292019-09-05T15:15:07Z2019-09-052019-09-05T15:15:07Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6744SOUSA, Rosemary da Silva. Estudantes da camadas populares em cursos universitários considerados de elite: entre sonhos, dificuldades e superações. 2016. 63f. 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