Sociolinguística e ensino: reflexões sobre variação, oralidade e escrita.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23869 |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a variação linguística e sobre as modalidades da língua portuguesa no contexto do ensino, a fim de assegurar a relevância e a necessidade de um espaço de discussão em sala de aula. Para alcançar este fim, traçamos como objetivos específicos: discorrer sobre a variação linguística sob o viés da Sociolinguística; discutir sobre a oralidade e a escrita, considerando as dicotomias e o continuum; elencar contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa para o estudo da variação, em ambas as modalidades. Partimos da ideia de que a variação linguística, presente na oralidade e na escrita, é decorrente de aspectos sociais. Porém, pode haver outros fatores que também influenciem a variação linguística, por exemplo, os aspectos internos à própria língua. Para sustentar a discussão, buscamos fundamento na Sociolinguística Variacionista de Labov (1969), que considera a variação linguística como um fenômeno que atinge tanto a oralidade quanto a escrita. No contexto da oralidade e da escrita, nos fundamentamos nas reflexões de Marcuschi (2007). Buscamos auxílio também nos PCN de Língua Portuguesa que, apoiados por este viés teórico, discute a necessidade de um ensino voltado para a variação. A metodologia privilegiada para desenvolver a pesquisa foi de natureza bibliográfica, isto é, trabalhou-se com a literatura existente. Quanto aos instrumentos de pesquisa, foram utilizados: fichamentos e resumos a fim de registrar e sintetizar considerações importantes. E como fonte de pesquisa foi usado material bibliográfico, especialmente livros e também foi consultado fonte webgráfica, como artigos, só que em número menor. Do estudo, pudemos afirmar que o processo de variação linguística é influenciado não apenas por aspectos linguísticos, mas também por fatores extralinguísticos e que acontece tanto na oralidade quanto na escrita. |
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Sociolinguística e ensino: reflexões sobre variação, oralidade e escrita.Sociolinguistics and teaching: reflections on variation, orality and writing.SociolinguísticaVariação linguísticaOralidade e escritaSociolinguisticsLinguistic variationOrality and writingLetras - Lígua Portuguesa.Este trabalho tem como objetivo geral refletir sobre a variação linguística e sobre as modalidades da língua portuguesa no contexto do ensino, a fim de assegurar a relevância e a necessidade de um espaço de discussão em sala de aula. Para alcançar este fim, traçamos como objetivos específicos: discorrer sobre a variação linguística sob o viés da Sociolinguística; discutir sobre a oralidade e a escrita, considerando as dicotomias e o continuum; elencar contribuições dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Língua Portuguesa para o estudo da variação, em ambas as modalidades. Partimos da ideia de que a variação linguística, presente na oralidade e na escrita, é decorrente de aspectos sociais. Porém, pode haver outros fatores que também influenciem a variação linguística, por exemplo, os aspectos internos à própria língua. Para sustentar a discussão, buscamos fundamento na Sociolinguística Variacionista de Labov (1969), que considera a variação linguística como um fenômeno que atinge tanto a oralidade quanto a escrita. No contexto da oralidade e da escrita, nos fundamentamos nas reflexões de Marcuschi (2007). Buscamos auxílio também nos PCN de Língua Portuguesa que, apoiados por este viés teórico, discute a necessidade de um ensino voltado para a variação. A metodologia privilegiada para desenvolver a pesquisa foi de natureza bibliográfica, isto é, trabalhou-se com a literatura existente. Quanto aos instrumentos de pesquisa, foram utilizados: fichamentos e resumos a fim de registrar e sintetizar considerações importantes. E como fonte de pesquisa foi usado material bibliográfico, especialmente livros e também foi consultado fonte webgráfica, como artigos, só que em número menor. Do estudo, pudemos afirmar que o processo de variação linguística é influenciado não apenas por aspectos linguísticos, mas também por fatores extralinguísticos e que acontece tanto na oralidade quanto na escrita.This work has as main objective to reflect about the linguistic variation and the categories of the Portuguese language in the education context, to ensure the relevance and the need for a space for discussion in the classroom. To achieve this end, we assume the following objectives: to discuss the linguistic variation through the line of Sociolinguistic; to discuss the orality and writing, considering the dichotomies and the continuum; to list the National Curriculum Parameters (PCN) contributions of the Portuguese Language, to study the variation in both categories. We start from the idea that the linguistic variation (it presents in orality and writing) is product of social aspects. However, there may be other factors also influence the linguistic variation, for example, the internal aspects of the own language. To consolidate the discussion, we seek foundation in Labov’s (1969) Sociolinguistic Variationist, which considers the linguistic variation as a phenomenon that affects both orality as writing. In the context of orality and writing, we based on the reflections of Marcuschi (2007). We seek help also in the PCN of the Portuguese language, supported by this theoretical line; they discuss the need for a reclined education to the variation. The main methodology to develop the research was of bibliographical nature, in other words, we worked with the existing literature. For the research instruments, we used annotations and summaries to record and summarize important considerations. In addition, as research source, we used published materials, especially books, and we consulted internet materials, like articles, but in smaller numbers. From the study, we could declare that the linguistic variation process is influenced not only by linguistic aspects, but also by extralinguistic factors and that happens both in orality and writing.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968PEREIRA , Hérica Paiva.SILVA , Abdoral Inácio da.SILVA, Fabrícia Alves de Almeida2016-11-242022-03-16T18:07:46Z2022-03-162022-03-16T18:07:46Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23869SILVA, Fabrícia Alves de Almeida. Sociolinguística e ensino: reflexões sobre variação, oralidade e escrita. 2016. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-03-16T18:07:46Zoai:localhost:riufcg/23869Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-03-16T18:07:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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