Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Lincon César Medeiros de.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387
Resumo: Neste trabalho procuramos compreender a sociedade campinense das primeiras décadas do seculo XX, a partir da introdução do cinematographo e as mudanças que este proporcionou. Para nossa empreitada utilizamos como referencial teórico lições da Historia Social da Cultura, discutindo conceitos como modernidade, tradição e praticas socioculturais. Já a pesquisa se concentrou em diferentes fontes impressas, como jornais e revistas de época, propagandas, livros de memorialistas e cronicas de autores paraibanos. Assim, investigamos como a população concebia o cinema de diversas maneiras, pois do mesmo modo que havia aqueles que consideravam o invento um simbolo da modernidade, havia também aqueles que o viam como um mal para a sociedade tradicionalista. Foi importante estudar como muitos frequentadores não queriam simplesmente assistir os filmes, usando as salas de exibição para fins bem inusitados, o que nos mostra como os locais de exibição estavam prenhes de possibilidades. Alem disso, pesquisamos como os filmes sugestionaram os hábitos da população, a partir de uma poderosa maquina publicitaria que evoluiu bastante na tentativa de atrair cada vez mais apaixonados para o mundo das telas. Portanto, Campina Grande foi palco de varias mudanças no seu cotidiano tradicional e um dos responsáveis por essas mudanças foi a chegada e a instalação do cinematographo que se integrou a sociedade, pois como simbolo de uma nova era, as novidades trazidas pelo equipamento proveniente do mundo moderno passaram a influenciar todos os sistemas de valores, chegando a promover um novo estilo de vida dos cidadãos campinenses. Um fato que redimensionou o universo cultural da cidade.
id UFCG_5a721bba59a10d5fb18a7aa02d2454ee
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6387
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.Cinematographo: the image of modernity and sociocultural practices in the city of campina Grande - 1900-1940.Práticas SocioculturaisCinematógrafoCultura - Campina Grande - PBModernidadeHistória SocialTradiçãoSociocultural PracticesCinematographCulture - Campina Grande - PBModernitySocial HistoryTraditionHistóriaNeste trabalho procuramos compreender a sociedade campinense das primeiras décadas do seculo XX, a partir da introdução do cinematographo e as mudanças que este proporcionou. Para nossa empreitada utilizamos como referencial teórico lições da Historia Social da Cultura, discutindo conceitos como modernidade, tradição e praticas socioculturais. Já a pesquisa se concentrou em diferentes fontes impressas, como jornais e revistas de época, propagandas, livros de memorialistas e cronicas de autores paraibanos. Assim, investigamos como a população concebia o cinema de diversas maneiras, pois do mesmo modo que havia aqueles que consideravam o invento um simbolo da modernidade, havia também aqueles que o viam como um mal para a sociedade tradicionalista. Foi importante estudar como muitos frequentadores não queriam simplesmente assistir os filmes, usando as salas de exibição para fins bem inusitados, o que nos mostra como os locais de exibição estavam prenhes de possibilidades. Alem disso, pesquisamos como os filmes sugestionaram os hábitos da população, a partir de uma poderosa maquina publicitaria que evoluiu bastante na tentativa de atrair cada vez mais apaixonados para o mundo das telas. Portanto, Campina Grande foi palco de varias mudanças no seu cotidiano tradicional e um dos responsáveis por essas mudanças foi a chegada e a instalação do cinematographo que se integrou a sociedade, pois como simbolo de uma nova era, as novidades trazidas pelo equipamento proveniente do mundo moderno passaram a influenciar todos os sistemas de valores, chegando a promover um novo estilo de vida dos cidadãos campinenses. Um fato que redimensionou o universo cultural da cidade.This research tries to reflect about the society of Campina Grande in the XX century first decades, by the cinematography and the changes introduction that it has provided. In this study it was used as a theoretical reference, historical, social and cultural lessons, discussing concepts as modernity, tradition and socio-cultural practices. This research is centered on different printed sources, as epoch newspapers and magazines, advertisements, memorial books and chronicles from Paraiba authors. Moreover, it has been investigated how the population conceived the movies in several ways, however in the same way those who considered the invention a symbol of modernity there were also those who had seen it as a traditionalistic society evil. It was essential to study how many visitors had not simply attended the films using the exhibition rooms for very unusual ends, which demonstrated us that these exhibition places were full possibilities. Furthermore, it was also searched how those films has directed population habits by a powerful advertising machine that developed enough in the attempt of attracting more and more passionate beholders to the world's screens. Therefore, Campina Grande has been the stage of several changes in its traditional daily and one of the responsible for those changes was the cinematography installation arrival that has integrated the society, as a new era symbol by the world's modern equipment innovations influence all systems of values, promoting citizens new lifestyle, an event that resized city's cultural universe.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIAUFCGSANTIAGO, Roberval da Silva.SANTIAGO, R. S.http://lattes.cnpq.br/7436684758563873SOBRINHO, Lemuel Dourado Guerra.NASCIMENTO, Regina Coelli.SOUZA, Lincon César Medeiros de.2009-032019-08-30T12:06:12Z2019-08-302019-08-30T12:06:12Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387SOUZA, Lincon César Medeiros de. Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. 2009. 123f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T00:52:28Zoai:localhost:riufcg/6387Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T00:52:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
Cinematographo: the image of modernity and sociocultural practices in the city of campina Grande - 1900-1940.
title Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
spellingShingle Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
SOUZA, Lincon César Medeiros de.
Práticas Socioculturais
Cinematógrafo
Cultura - Campina Grande - PB
Modernidade
História Social
Tradição
Sociocultural Practices
Cinematograph
Culture - Campina Grande - PB
Modernity
Social History
Tradition
História
title_short Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
title_full Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
title_fullStr Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
title_full_unstemmed Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
title_sort Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940.
author SOUZA, Lincon César Medeiros de.
author_facet SOUZA, Lincon César Medeiros de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTIAGO, Roberval da Silva.
SANTIAGO, R. S.
http://lattes.cnpq.br/7436684758563873
SOBRINHO, Lemuel Dourado Guerra.
NASCIMENTO, Regina Coelli.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Lincon César Medeiros de.
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas Socioculturais
Cinematógrafo
Cultura - Campina Grande - PB
Modernidade
História Social
Tradição
Sociocultural Practices
Cinematograph
Culture - Campina Grande - PB
Modernity
Social History
Tradition
História
topic Práticas Socioculturais
Cinematógrafo
Cultura - Campina Grande - PB
Modernidade
História Social
Tradição
Sociocultural Practices
Cinematograph
Culture - Campina Grande - PB
Modernity
Social History
Tradition
História
description Neste trabalho procuramos compreender a sociedade campinense das primeiras décadas do seculo XX, a partir da introdução do cinematographo e as mudanças que este proporcionou. Para nossa empreitada utilizamos como referencial teórico lições da Historia Social da Cultura, discutindo conceitos como modernidade, tradição e praticas socioculturais. Já a pesquisa se concentrou em diferentes fontes impressas, como jornais e revistas de época, propagandas, livros de memorialistas e cronicas de autores paraibanos. Assim, investigamos como a população concebia o cinema de diversas maneiras, pois do mesmo modo que havia aqueles que consideravam o invento um simbolo da modernidade, havia também aqueles que o viam como um mal para a sociedade tradicionalista. Foi importante estudar como muitos frequentadores não queriam simplesmente assistir os filmes, usando as salas de exibição para fins bem inusitados, o que nos mostra como os locais de exibição estavam prenhes de possibilidades. Alem disso, pesquisamos como os filmes sugestionaram os hábitos da população, a partir de uma poderosa maquina publicitaria que evoluiu bastante na tentativa de atrair cada vez mais apaixonados para o mundo das telas. Portanto, Campina Grande foi palco de varias mudanças no seu cotidiano tradicional e um dos responsáveis por essas mudanças foi a chegada e a instalação do cinematographo que se integrou a sociedade, pois como simbolo de uma nova era, as novidades trazidas pelo equipamento proveniente do mundo moderno passaram a influenciar todos os sistemas de valores, chegando a promover um novo estilo de vida dos cidadãos campinenses. Um fato que redimensionou o universo cultural da cidade.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-03
2019-08-30T12:06:12Z
2019-08-30
2019-08-30T12:06:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387
SOUZA, Lincon César Medeiros de. Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. 2009. 123f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387
identifier_str_mv SOUZA, Lincon César Medeiros de. Cinematographo: a imagem da modernidade e das práticas socioculturais na cidade de campina Grande - 1900-1940. 2009. 123f. (Dissertação de Mestrado em História), Programa de Pós-graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6387
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744390168510464