Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
Resumo: A vida moderna propicia uma crescente demanda de resíduos, chamados popularmente de lixo, cuja disposição inadequada constitui um dos principais problemas ambientais, sendo urgentes medidas que estimulem nas escolas a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Ensino Fundamental Manuel Nunes Trindade, município de Mãe D´Água, Paraíba, com alunos de faixa etária entre 10 e 17 anos. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a prática da compostagem como ferramenta para o estudo de solos e dialogar sobre a conservação ambiental com ênfase na educação em solos para formação cidadã. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: aplicação do questionário com 5 perguntas e doze itens segundo modelo da escala de likert abordando conteúdos sobre solo, lixo e compostagem. Para condução da pesquisa foram realizadas aulas expositivas e oficina de compostagem. Ao final foi reaplicado o questionário para comparação da aprendizagem. Dos estudantes entrevistados, 69,35% afirmaram ter bom ou muito interesse em estudar sobre a importância da conservação do solo. Após a realização das atividades teórica e prática esse percentual alterou-se para 88,71%. Inicialmente 43,55%, dos alunos percebiam que o lixo provocava contaminação do solo e apresentaram pouco conhecimento sobre o que é a compostagem. Com a realização das práticas pedagógicas 59,68% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente esse processo. Foi possível perceber que a importância do solo e a problemática do lixo são pouco abordadas no ambiente escolar.
id UFCG_5a76f97561dc4964a87131cf0e429703
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12961
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.Composting as didatic proposal to talk about soil in elementary school.CompostagemEducação ambientalAdubo orgânicoReciclagem de resíduos orgânicosConservação ambientalEducação em solosCompostingEnvironmental educationOrganic fertilizerRecycling of organic wasteEnvironmental conservationSoil educationEducaçãoA vida moderna propicia uma crescente demanda de resíduos, chamados popularmente de lixo, cuja disposição inadequada constitui um dos principais problemas ambientais, sendo urgentes medidas que estimulem nas escolas a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Ensino Fundamental Manuel Nunes Trindade, município de Mãe D´Água, Paraíba, com alunos de faixa etária entre 10 e 17 anos. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a prática da compostagem como ferramenta para o estudo de solos e dialogar sobre a conservação ambiental com ênfase na educação em solos para formação cidadã. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: aplicação do questionário com 5 perguntas e doze itens segundo modelo da escala de likert abordando conteúdos sobre solo, lixo e compostagem. Para condução da pesquisa foram realizadas aulas expositivas e oficina de compostagem. Ao final foi reaplicado o questionário para comparação da aprendizagem. Dos estudantes entrevistados, 69,35% afirmaram ter bom ou muito interesse em estudar sobre a importância da conservação do solo. Após a realização das atividades teórica e prática esse percentual alterou-se para 88,71%. Inicialmente 43,55%, dos alunos percebiam que o lixo provocava contaminação do solo e apresentaram pouco conhecimento sobre o que é a compostagem. Com a realização das práticas pedagógicas 59,68% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente esse processo. Foi possível perceber que a importância do solo e a problemática do lixo são pouco abordadas no ambiente escolar.Modern life leads to a growing demand for waste, popularly known as waste, whose inadequate disposal is one of the main environmental problems, and urgent measures are needed to stimulate recycling of organic waste in schools. The work was carried out at the Manuel Nunes Trindade Municipal School, in the municipality of Mãe D'Água, Paraíba, with students aged between 10 and 17 years. The objective of this research was to present the practice of composting as a tool for the study of soils and to discuss environmental conservation with an emphasis on soil education for citizen training. The research was carried out in five stages: application of the questionnaire with 5 questions and twelve items according to the model of the likert scale, addressing contents on soil, garbage and compost. To conduct the research were lectures and workshop composting. At the end, the questionnaire for comparison of learning was reapplied. Of the students interviewed, 69.35% stated that they had good or very good interest in studying the importance of soil conservation. After performing the theoretical and practical activities, this percentage changed to 88.71%. Initially 43.55% of the students perceived that the litter caused soil contamination and showed little knowledge about what composting is. With the accomplishment of the pedagogical practices 59,68% of the students managed to correctly conceptualize this process. It was possible to perceive that the importance of the soil and the problem of garbage are little discussed in the school environment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTRUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022MARINHO, Maria das Graças Veloso.ALVES, João Batista.LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.2017-09-142020-06-18T18:15:31Z2020-06-182020-06-18T18:15:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961LUSTOSA, Maria Aparecida Felix Soares. Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. 2017. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2020-06-18T18:16:10Zoai:localhost:riufcg/12961Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512020-06-18T18:16:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
Composting as didatic proposal to talk about soil in elementary school.
title Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
spellingShingle Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
Compostagem
Educação ambiental
Adubo orgânico
Reciclagem de resíduos orgânicos
Conservação ambiental
Educação em solos
Composting
Environmental education
Organic fertilizer
Recycling of organic waste
Environmental conservation
Soil education
Educação
title_short Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
title_full Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
title_fullStr Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
title_full_unstemmed Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
title_sort Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental.
author LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
author_facet LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VITAL, Adriana de Fátima Meira.
VITAL, A. F. M.
http://lattes.cnpq.br/5317087265969022
MARINHO, Maria das Graças Veloso.
ALVES, João Batista.
dc.contributor.author.fl_str_mv LUSTOSA, Maria Aparecida Félix Soares.
dc.subject.por.fl_str_mv Compostagem
Educação ambiental
Adubo orgânico
Reciclagem de resíduos orgânicos
Conservação ambiental
Educação em solos
Composting
Environmental education
Organic fertilizer
Recycling of organic waste
Environmental conservation
Soil education
Educação
topic Compostagem
Educação ambiental
Adubo orgânico
Reciclagem de resíduos orgânicos
Conservação ambiental
Educação em solos
Composting
Environmental education
Organic fertilizer
Recycling of organic waste
Environmental conservation
Soil education
Educação
description A vida moderna propicia uma crescente demanda de resíduos, chamados popularmente de lixo, cuja disposição inadequada constitui um dos principais problemas ambientais, sendo urgentes medidas que estimulem nas escolas a prática da reciclagem dos resíduos orgânicos. O trabalho foi realizado na Escola Municipal Ensino Fundamental Manuel Nunes Trindade, município de Mãe D´Água, Paraíba, com alunos de faixa etária entre 10 e 17 anos. O objetivo dessa pesquisa foi apresentar a prática da compostagem como ferramenta para o estudo de solos e dialogar sobre a conservação ambiental com ênfase na educação em solos para formação cidadã. A pesquisa foi realizada em cinco etapas: aplicação do questionário com 5 perguntas e doze itens segundo modelo da escala de likert abordando conteúdos sobre solo, lixo e compostagem. Para condução da pesquisa foram realizadas aulas expositivas e oficina de compostagem. Ao final foi reaplicado o questionário para comparação da aprendizagem. Dos estudantes entrevistados, 69,35% afirmaram ter bom ou muito interesse em estudar sobre a importância da conservação do solo. Após a realização das atividades teórica e prática esse percentual alterou-se para 88,71%. Inicialmente 43,55%, dos alunos percebiam que o lixo provocava contaminação do solo e apresentaram pouco conhecimento sobre o que é a compostagem. Com a realização das práticas pedagógicas 59,68% dos estudantes conseguiram conceituar corretamente esse processo. Foi possível perceber que a importância do solo e a problemática do lixo são pouco abordadas no ambiente escolar.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-09-14
2020-06-18T18:15:31Z
2020-06-18
2020-06-18T18:15:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
LUSTOSA, Maria Aparecida Felix Soares. Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. 2017. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
identifier_str_mv LUSTOSA, Maria Aparecida Felix Soares. Compostagem como proposta didática para falar sobre solos no ensino fundamental. 2017. 24f. (Trabalho de Conclusão de Curso), Curso de Especialização em Ecologia e Educação Ambiental, Centro de Saúde e Tecnologia Rural, Universidade Federal de Campina Grande, Patos – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12961
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Saúde e Tecnologia Rural - CSTR
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744444482650112