Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: LUIZ, Márcia Ramo., SANTOS, Izabella Vieira., AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa., OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
Resumo: As questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância na sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas discussões sobre a Educação Ambiental (EA), com um processo de reconhecimento de valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Cunha (2017) define a Educação Ambiental como uma ação educativa que transforma valores e comportamentos da sociedade, educando a mente para formar cidadãos conscientes sobre a conservação do meio ambiente e da relação do ser humano com o mundo. A escola é um espaço onde a EA se torna fundamental, devido à sua capacidade de formar cidadãos críticos. Portanto, é necessário que esse tema seja abordado na teoria e pratica de forma interdisciplinar (LEITE & DOURADO, 2016) Segundo Nascimento (2016), a EA só contribui para a formação dos alunos se for explanada como uma pratica diária, e para isso é necessário ser iniciada na sala de aula, através dos professores e estudantes, pois desta forma promoverá ao educando a ampliação da sua visão de mundo. Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores. Diante disto, o objetivo do presente trabalho é sensibilizar alunos de uma escola de educação básica sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.
id UFCG_5ad487fb58a7d4b018ef22e04d8fd696
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/33738
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.Environmental education and sustainability in basic education.Educação AmbientalSustentabilidade e EducaçãoEnsino básico - Educação AmbientalEstudo de casoEducandário Padre Célio - Campina Grande - PBEnvironmental educationSustainability and EducationBasic education - Environmental EducationCase studyPadre Célio School - Campina Grande - PBEcologia. Educação.As questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância na sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas discussões sobre a Educação Ambiental (EA), com um processo de reconhecimento de valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Cunha (2017) define a Educação Ambiental como uma ação educativa que transforma valores e comportamentos da sociedade, educando a mente para formar cidadãos conscientes sobre a conservação do meio ambiente e da relação do ser humano com o mundo. A escola é um espaço onde a EA se torna fundamental, devido à sua capacidade de formar cidadãos críticos. Portanto, é necessário que esse tema seja abordado na teoria e pratica de forma interdisciplinar (LEITE & DOURADO, 2016) Segundo Nascimento (2016), a EA só contribui para a formação dos alunos se for explanada como uma pratica diária, e para isso é necessário ser iniciada na sala de aula, através dos professores e estudantes, pois desta forma promoverá ao educando a ampliação da sua visão de mundo. Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores. Diante disto, o objetivo do presente trabalho é sensibilizar alunos de uma escola de educação básica sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20182023-12-20T18:01:53Z2023-12-202023-12-20T18:01:53Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice; LUIZ, Márcia Ramos; SANTOS, Izabella Vieira; AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa; OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738porVASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.LUIZ, Márcia Ramo.SANTOS, Izabella Vieira.AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa.OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-12-20T18:02:16Zoai:localhost:riufcg/33738Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-12-20T18:02:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
Environmental education and sustainability in basic education.
title Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
spellingShingle Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.
Educação Ambiental
Sustentabilidade e Educação
Ensino básico - Educação Ambiental
Estudo de caso
Educandário Padre Célio - Campina Grande - PB
Environmental education
Sustainability and Education
Basic education - Environmental Education
Case study
Padre Célio School - Campina Grande - PB
Ecologia. Educação.
title_short Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
title_full Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
title_fullStr Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
title_full_unstemmed Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
title_sort Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico.
author VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.
author_facet VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.
LUIZ, Márcia Ramo.
SANTOS, Izabella Vieira.
AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa.
OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de.
author_role author
author2 LUIZ, Márcia Ramo.
SANTOS, Izabella Vieira.
AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa.
OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice.
LUIZ, Márcia Ramo.
SANTOS, Izabella Vieira.
AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa.
OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental
Sustentabilidade e Educação
Ensino básico - Educação Ambiental
Estudo de caso
Educandário Padre Célio - Campina Grande - PB
Environmental education
Sustainability and Education
Basic education - Environmental Education
Case study
Padre Célio School - Campina Grande - PB
Ecologia. Educação.
topic Educação Ambiental
Sustentabilidade e Educação
Ensino básico - Educação Ambiental
Estudo de caso
Educandário Padre Célio - Campina Grande - PB
Environmental education
Sustainability and Education
Basic education - Environmental Education
Case study
Padre Célio School - Campina Grande - PB
Ecologia. Educação.
description As questões ambientais vêm adquirindo uma grande importância na sociedade. Estudos acerca dos problemas ambientais surgem a partir de novos paradigmas que visam uma direção mais sistêmica e complexa da sociedade. Nesse contexto a escola emergiu suas discussões sobre a Educação Ambiental (EA), com um processo de reconhecimento de valores, em que as novas práticas pedagógicas devem ser responsáveis na formação dos sujeitos de ação e de cidadãos conscientes de seu papel no mundo. Cunha (2017) define a Educação Ambiental como uma ação educativa que transforma valores e comportamentos da sociedade, educando a mente para formar cidadãos conscientes sobre a conservação do meio ambiente e da relação do ser humano com o mundo. A escola é um espaço onde a EA se torna fundamental, devido à sua capacidade de formar cidadãos críticos. Portanto, é necessário que esse tema seja abordado na teoria e pratica de forma interdisciplinar (LEITE & DOURADO, 2016) Segundo Nascimento (2016), a EA só contribui para a formação dos alunos se for explanada como uma pratica diária, e para isso é necessário ser iniciada na sala de aula, através dos professores e estudantes, pois desta forma promoverá ao educando a ampliação da sua visão de mundo. Sendo assim, é importante que sejam apresentadas praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, projetos, etc., conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores. Diante disto, o objetivo do presente trabalho é sensibilizar alunos de uma escola de educação básica sobre a importância da preservação do Meio Ambiente, identificando as situações que causam danos à ecologia, fortalecendo valores e atitudes a fim de permitir o desenvolvimento global do ser humano, proporcionando conceitos básicos de meio ambiente de forma a oferecer aos alunos, ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2023-12-20T18:01:53Z
2023-12-20
2023-12-20T18:01:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice; LUIZ, Márcia Ramos; SANTOS, Izabella Vieira; AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa; OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
identifier_str_mv VASCONCELOS, Wesla Iohara Cantalice; LUIZ, Márcia Ramos; SANTOS, Izabella Vieira; AMORIM, Alzinete da Conceição Sousa; OLIVEIRA, Jefferson Pedrosa de. Educação ambiental e sustentabilidade no ensino básico. In: CIRNE, Luiza Eugênia da Mota Rocha et al. Campina Gestão integrada de resíduos: universidade e comunidade. Grande - PB: EPGRAF, 2018. v.4. (Coletânea de publicações do 8th International Symposium on Residue Management in Universities). ISBN: 978-85-60307-32-6. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/33738
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744607430311936