Mobilização de conhecimentos sobre utilização de recursos tecnológicos digitais na formação acadêmico-profissional de professores de língua portuguesa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7826 |
Resumo: | Em meio a uma nova dinâmica social em que as atividades hegemônicas de leitura e escrita deixam de existir, promovendo os novos letramentos, isto é, atividade de linguagem que compreende todas as esferas sociais, surge a mentalidade pós-industrial. Progresso que possibilitou a produção do conhecimento de forma colaborativa, sendo, portanto, uma prática de maior interesse e participação social, fenômeno caracterizado como desterritorialização do conhecimento, atividade que advém de produções realizadas nos espaços digitais. Tais atividades representam as mudanças paradigmáticas, ou seja, um movimento científico de reconhecimento da complexidade inerente ao seu objeto de estudo – a raça humana. Esta tendência tem revolucionado a mentalidade dos indivíduos na elaboração e execução de suas tarefas cotidianas e profissionais, aspecto que se reflete também, na formação do professor e em suas práticas de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva a pesquisa se constituiu a partir do olhar sobre os impactos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação e prática docente em tempos de evolução socioeconômica e linguística. O estudo tem como objetivo investigar os efeitos das tecnologias digitais, que se interpõe na formação e prática dos professores de Língua Portuguesa. Professores que participaram do Curso de Extensão “Blog pedagógico e livro didático na educação básica”, atividade extracurricular oferecida pela unidade acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2013. O Curso tinha como propósito introduzir reflexões a respeito da relevância da inserção das tecnologias digitais nas atividades de ensino e aprendizagem. A partir desta situação de aprendizado surgiu a inquietação para perscrutar os efeitos da formação acadêmica e extra-acadêmica nas práticas pedagógicas e na mentalidade dos professores que passaram pelo Curso de Extensão. Para tanto, instituímos três objetivos específicos de pesquisa; 1) Perceber, a partir das afirmações dos participantes, se a formação acadêmica contemplou conhecimento relativo ao uso das TDIC; 2) Identificar os tipos de formação vivenciada pelos sujeitos da pesquisa, na perspectiva da complexidade; 3) Verificar os modos de inserção das tecnologias digitais nas práticas dos professores participantes. A partir desses objetivos, obtivemos as seguintes constatações: a formação acadêmica, por meio de atividades extracurriculares, forneceu conhecimento relativo ao uso das tecnologias digitais como instrumento de ensino-aprendizagem, mas a ausência de tais práticas no currículo culminou no uso equivocado das TDIC. Na formação extra-acadêmica, percebemos um esforço mútuo para conhecer e dominar os instrumentos digitais, uma vez que os participantes acreditam que o conhecimento tecnológico é um mecanismo necessário a comunicação entre os pares e a sobrevivência futura no mercado de trabalho. Os processos de formação apresentados aqui demonstram a necessidade de uma reestruturação curricular, não apenas para a formação tecnológica, mas sim, para uma formação de professores que corresponda à nova mentalidade econômica, social e educacional. |
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Mobilização de conhecimentos sobre utilização de recursos tecnológicos digitais na formação acadêmico-profissional de professores de língua portuguesa.Mobilization of knowledge about the use of digital technological resources in the academic-professional formation of Portuguese language teachers.Formação de ProfessoresFormación de ProfesoresTeacher TrainingProfessor de Língua PortuguesaPortuguese Language TeacherProfesor de Lengua PortuguesaTecnologia DigitalDigital TechnologyPrática de EnsinoTeaching Practicela Práctica DocenteCatalogação dos DadosCatalogación de DatosRecursos TecnológicosRecursos TecnologicosTechnological ResourcesLíngua PortuguesaEm meio a uma nova dinâmica social em que as atividades hegemônicas de leitura e escrita deixam de existir, promovendo os novos letramentos, isto é, atividade de linguagem que compreende todas as esferas sociais, surge a mentalidade pós-industrial. Progresso que possibilitou a produção do conhecimento de forma colaborativa, sendo, portanto, uma prática de maior interesse e participação social, fenômeno caracterizado como desterritorialização do conhecimento, atividade que advém de produções realizadas nos espaços digitais. Tais atividades representam as mudanças paradigmáticas, ou seja, um movimento científico de reconhecimento da complexidade inerente ao seu objeto de estudo – a raça humana. Esta tendência tem revolucionado a mentalidade dos indivíduos na elaboração e execução de suas tarefas cotidianas e profissionais, aspecto que se reflete também, na formação do professor e em suas práticas de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva a pesquisa se constituiu a partir do olhar sobre os impactos das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na formação e prática docente em tempos de evolução socioeconômica e linguística. O estudo tem como objetivo investigar os efeitos das tecnologias digitais, que se interpõe na formação e prática dos professores de Língua Portuguesa. Professores que participaram do Curso de Extensão “Blog pedagógico e livro didático na educação básica”, atividade extracurricular oferecida pela unidade acadêmica de Letras da Universidade Federal de Campina Grande no ano de 2013. O Curso tinha como propósito introduzir reflexões a respeito da relevância da inserção das tecnologias digitais nas atividades de ensino e aprendizagem. A partir desta situação de aprendizado surgiu a inquietação para perscrutar os efeitos da formação acadêmica e extra-acadêmica nas práticas pedagógicas e na mentalidade dos professores que passaram pelo Curso de Extensão. Para tanto, instituímos três objetivos específicos de pesquisa; 1) Perceber, a partir das afirmações dos participantes, se a formação acadêmica contemplou conhecimento relativo ao uso das TDIC; 2) Identificar os tipos de formação vivenciada pelos sujeitos da pesquisa, na perspectiva da complexidade; 3) Verificar os modos de inserção das tecnologias digitais nas práticas dos professores participantes. A partir desses objetivos, obtivemos as seguintes constatações: a formação acadêmica, por meio de atividades extracurriculares, forneceu conhecimento relativo ao uso das tecnologias digitais como instrumento de ensino-aprendizagem, mas a ausência de tais práticas no currículo culminou no uso equivocado das TDIC. Na formação extra-acadêmica, percebemos um esforço mútuo para conhecer e dominar os instrumentos digitais, uma vez que os participantes acreditam que o conhecimento tecnológico é um mecanismo necessário a comunicação entre os pares e a sobrevivência futura no mercado de trabalho. Os processos de formação apresentados aqui demonstram a necessidade de uma reestruturação curricular, não apenas para a formação tecnológica, mas sim, para uma formação de professores que corresponda à nova mentalidade econômica, social e educacional.En medio de una nueva dinámica social en que las actividades hegemónicas de lectura y escritura dejan de existir, promoviendo los nuevos letras, es decir, actividad de lenguaje que comprende todas las esferas sociales, surge la mentalidad postindustrial. Progreso que posibilitó la producción del conocimiento de forma colaborativa, siendo, por lo tanto, una práctica de mayor interés y participación social, fenómeno caracterizado como desterritorialización del conocimiento, actividad que viene de producciones realizadas en los espacios digitales. Tales actividades representan los cambios paradigmáticos, es decir, un movimiento científico de reconocimiento de la complejidad inherente a su objeto de estudio - la raza humana. Esta tendencia ha revolucionado la mentalidad de los individuos en la elaboración y ejecución de sus tareas cotidianas y profesionales, aspecto que se refleja también, en la formación del profesor y en sus prácticas de enseñanza-aprendizaje. En esta perspectiva la investigación se constituyó a partir de la mirada sobre los impactos de las Tecnologías Digitales de la Información y Comunicación (TDIC) en la formación y práctica docente en tiempos de evolución socioeconómica y lingüística. El estudio tiene como objetivo investigar los efectos de las tecnologías digitales, que se interpone en la formación y práctica de los profesores de Lengua Portuguesa. Los profesores que participaron del Curso de Extensión "Blog pedagógico y libro didáctico en la educación básica", actividad extracurricular ofrecida por la unidad académica de Letras de la Universidad Federal de Campina Grande en el año 2013. El Curso tenía como propósito introducir reflexiones acerca de la relevancia de la inserción de las tecnologías digitales en las actividades de enseñanza y aprendizaje. A partir de esta situación de aprendizaje surgió la inquietud para escrutar los efectos de la formación académica y extra-académica en las prácticas pedagógicas y en la mentalidad de los profesores que pasaron por el Curso de Extensión. Para ello, hemos establecido tres objetivos específicos de investigación; 1) Perciberse, a partir de las afirmaciones de los participantes, si la formación académica contempló conocimiento relativo al uso de las TDIC; 2) Identificar los tipos de formación vivenciada por los sujetos de la investigación, en la perspectiva de la complejidad; 3) Verificar los modos de inserción de las tecnologías digitales en las prácticas de los profesores participantes. A partir de estos objetivos, obtuvimos las siguientes constataciones: la formación académica, por medio de actividades extracurriculares, proporcionó conocimiento relativo al uso de las tecnologías digitales como instrumento de enseñanza-aprendizaje, pero la ausencia de tales prácticas en el currículo culminó en el uso equivocado de las TDIC. En la formación extra-académica, percibimos un esfuerzo mutuo para conocer y dominar los instrumentos digitales, ya que los participantes creen que el conocimiento tecnológico es un mecanismo necesario para la comunicación entre los pares y la futura supervivencia en el mercado de trabajo. Los procesos de formación presentados aquí demuestran la necesidad de una reestructuración curricular, no sólo para la formación tecnológica, sino para una formación de profesores que corresponda a la nueva mentalidad económica, social y educativa.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, E. L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358COSTA, Marco Antônio Margarido.MOITA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro.MOURA, Rebeca de Jesus Monteiro Dias.2017-112019-10-08T12:26:31Z2019-10-082019-10-08T12:26:31Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7826MOURA, Rebeca de Jesus Monteiro Dias. Mobilização de conhecimentos sobre utilização de recursos tecnológicos digitais na formação acadêmico-profissional de professores de língua portuguesa. 2017. 101f. (Dissertação de Mestrado em Letras), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7826porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-20T11:51:45Zoai:localhost:riufcg/7826Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-20T11:51:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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