Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Gilvânia Luna da.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: ARAÚJO, Eronides Câmara de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301
Resumo: Nossa pesquisa trata de discutir a prática da sexualidade de homens com animais, problematizando como uma prática sexual socialmente ilegítima, mas aceita pelo universo masculino, refletindo os ‘lugares ‘ hierárquicos de gêneros. Essa pesquisa está sendo discutidas, com base nas falas dos nossos entrevistados, através de suas memórias, que dão vida às histórias de experiências de homens que vivenciaram efetivamente contatos sexuais com animais, no campo, nos currais, próximos as porteiras e também, da literatura que trata do tema. Percebemos através de suas narrativas que as identidades masculinas, sexuais e de gênero, são construídas historicamente e culturalmente por vários discursos. Os entrevistados destacam os homens que fazem sexo com animais como detentores de várias identidades, sendo elas, “relacional” conforme afirma, Tomaz Tadeu da Silva, Vejamos a fala de um dos nossos entrevistados: “Existe muito...homem solteiro, casado de toda qualidade ...que faz sexo com porco, porca, cachorro, galinha e tudo...porque você sabe! homem que ta sozinho precisando se aliviar, ai procura essas coisas mesmo até bicho bruto!”.Portanto de acordo ao que define Tomaz Tadeu da Silva : “A identidade tampouco é homogenia, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade é uma construção, um efeito, um ato performativo. A identidade é instável contraditória, fragmentada, inconsciente, inacabada” (p:96). Portanto este homem que vive e convive no campo, nas esquinas, nas cidades, cuidando dos animais, dentro dos currais, suas vidas, suas emoções, suas atitudes sexuais, vão de encontro parcialmente ao que discute Albuquerque Jr: ”O desejo masculino de fecundar, de penetrar, de conquistar, de vencer, subjugar, de dominar, parece ser o princípio ordenador do “próprio social” (P;13). Indo em desencontro ao discurso histórico e cultural, voltado a figura do homem masculino, “macho”, tido como viril e corajoso como já colocara também Albuquerque Junior em seu artigo :”Ser cabra macho”, requer ser destemido, forte, valente e corajoso”(p:3); Através das falas destes homens, é possível indicar que as práticas sexuais com animais são representações do lugar de macho como foi construído culturalmente, que nasceu com instinto sexual, que não nega fogo, nem que seja com a “ovelha lá próximo a porteira”.
id UFCG_5c1c809ea6e9f719505a370a16f60854
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34301
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Élida Maeli Fernandes Quirino (maely_sax@hotmail.com) on 2024-02-05T11:43:34Z No. of bitstreams: 1 HOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdf: 128478 bytes, checksum: 395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65ace (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-05T11:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdf: 128478 bytes, checksum: 395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65ace (MD5) Previous issue date: 2010Nossa pesquisa trata de discutir a prática da sexualidade de homens com animais, problematizando como uma prática sexual socialmente ilegítima, mas aceita pelo universo masculino, refletindo os ‘lugares ‘ hierárquicos de gêneros. Essa pesquisa está sendo discutidas, com base nas falas dos nossos entrevistados, através de suas memórias, que dão vida às histórias de experiências de homens que vivenciaram efetivamente contatos sexuais com animais, no campo, nos currais, próximos as porteiras e também, da literatura que trata do tema. Percebemos através de suas narrativas que as identidades masculinas, sexuais e de gênero, são construídas historicamente e culturalmente por vários discursos. Os entrevistados destacam os homens que fazem sexo com animais como detentores de várias identidades, sendo elas, “relacional” conforme afirma, Tomaz Tadeu da Silva, Vejamos a fala de um dos nossos entrevistados: “Existe muito...homem solteiro, casado de toda qualidade ...que faz sexo com porco, porca, cachorro, galinha e tudo...porque você sabe! homem que ta sozinho precisando se aliviar, ai procura essas coisas mesmo até bicho bruto!”.Portanto de acordo ao que define Tomaz Tadeu da Silva : “A identidade tampouco é homogenia, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade é uma construção, um efeito, um ato performativo. A identidade é instável contraditória, fragmentada, inconsciente, inacabada” (p:96). Portanto este homem que vive e convive no campo, nas esquinas, nas cidades, cuidando dos animais, dentro dos currais, suas vidas, suas emoções, suas atitudes sexuais, vão de encontro parcialmente ao que discute Albuquerque Jr: ”O desejo masculino de fecundar, de penetrar, de conquistar, de vencer, subjugar, de dominar, parece ser o princípio ordenador do “próprio social” (P;13). Indo em desencontro ao discurso histórico e cultural, voltado a figura do homem masculino, “macho”, tido como viril e corajoso como já colocara também Albuquerque Junior em seu artigo :”Ser cabra macho”, requer ser destemido, forte, valente e corajoso”(p:3); Através das falas destes homens, é possível indicar que as práticas sexuais com animais são representações do lugar de macho como foi construído culturalmente, que nasceu com instinto sexual, que não nega fogo, nem que seja com a “ovelha lá próximo a porteira”.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Sexualidade de homensZoofilia - homensHomens com animais - sexualidadeSexo homens com animaisGêneroIdentidades masculinas sexuaisPráticas sexuais com animais - homensMen's sexualityZoophilia - menMen with animals - sexualitySex men with animalsGenderSexual masculine identitiesSexual practices with animals - men2Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.Man, don’t “deny fire”, go even if it’s with the sheep… at the gate.20102024-02-05T11:43:34Z2024-02-052024-02-05T11:43:34Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301SILVA, Gilvânia Luna da; ARAÚJO, Eronides Câmara de. Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2517-2524. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSILVA, Gilvânia Luna da.ARAÚJO, Eronides Câmara de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALHOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfHOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfapplication/pdf128478http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/1/HOMEM%2C+N%C3%83O+%E2%80%9CNEGA+FOGO%E2%80%9D%2C+VAI+NEM+QUE+SEJA+COM+A+OVELHA...+NA+PORTEIRA+-+EVENTO+II+COLOQUIO+INT.+DE+HIST%C3%93RIA+GT+18+2010..pdf395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65aceMD51riufcg/343012024-02-05 08:43:58.621oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:41:49.342544Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Man, don’t “deny fire”, go even if it’s with the sheep… at the gate.
title Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
spellingShingle Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
SILVA, Gilvânia Luna da.
História.
Sexualidade de homens
Zoofilia - homens
Homens com animais - sexualidade
Sexo homens com animais
Gênero
Identidades masculinas sexuais
Práticas sexuais com animais - homens
Men's sexuality
Zoophilia - men
Men with animals - sexuality
Sex men with animals
Gender
Sexual masculine identities
Sexual practices with animals - men
title_short Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
title_full Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
title_fullStr Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
title_full_unstemmed Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
title_sort Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
author SILVA, Gilvânia Luna da.
author_facet SILVA, Gilvânia Luna da.
ARAÚJO, Eronides Câmara de.
author_role author
author2 ARAÚJO, Eronides Câmara de.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Gilvânia Luna da.
ARAÚJO, Eronides Câmara de.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv História.
topic História.
Sexualidade de homens
Zoofilia - homens
Homens com animais - sexualidade
Sexo homens com animais
Gênero
Identidades masculinas sexuais
Práticas sexuais com animais - homens
Men's sexuality
Zoophilia - men
Men with animals - sexuality
Sex men with animals
Gender
Sexual masculine identities
Sexual practices with animals - men
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade de homens
Zoofilia - homens
Homens com animais - sexualidade
Sexo homens com animais
Gênero
Identidades masculinas sexuais
Práticas sexuais com animais - homens
Men's sexuality
Zoophilia - men
Men with animals - sexuality
Sex men with animals
Gender
Sexual masculine identities
Sexual practices with animals - men
description Nossa pesquisa trata de discutir a prática da sexualidade de homens com animais, problematizando como uma prática sexual socialmente ilegítima, mas aceita pelo universo masculino, refletindo os ‘lugares ‘ hierárquicos de gêneros. Essa pesquisa está sendo discutidas, com base nas falas dos nossos entrevistados, através de suas memórias, que dão vida às histórias de experiências de homens que vivenciaram efetivamente contatos sexuais com animais, no campo, nos currais, próximos as porteiras e também, da literatura que trata do tema. Percebemos através de suas narrativas que as identidades masculinas, sexuais e de gênero, são construídas historicamente e culturalmente por vários discursos. Os entrevistados destacam os homens que fazem sexo com animais como detentores de várias identidades, sendo elas, “relacional” conforme afirma, Tomaz Tadeu da Silva, Vejamos a fala de um dos nossos entrevistados: “Existe muito...homem solteiro, casado de toda qualidade ...que faz sexo com porco, porca, cachorro, galinha e tudo...porque você sabe! homem que ta sozinho precisando se aliviar, ai procura essas coisas mesmo até bicho bruto!”.Portanto de acordo ao que define Tomaz Tadeu da Silva : “A identidade tampouco é homogenia, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade é uma construção, um efeito, um ato performativo. A identidade é instável contraditória, fragmentada, inconsciente, inacabada” (p:96). Portanto este homem que vive e convive no campo, nas esquinas, nas cidades, cuidando dos animais, dentro dos currais, suas vidas, suas emoções, suas atitudes sexuais, vão de encontro parcialmente ao que discute Albuquerque Jr: ”O desejo masculino de fecundar, de penetrar, de conquistar, de vencer, subjugar, de dominar, parece ser o princípio ordenador do “próprio social” (P;13). Indo em desencontro ao discurso histórico e cultural, voltado a figura do homem masculino, “macho”, tido como viril e corajoso como já colocara também Albuquerque Junior em seu artigo :”Ser cabra macho”, requer ser destemido, forte, valente e corajoso”(p:3); Através das falas destes homens, é possível indicar que as práticas sexuais com animais são representações do lugar de macho como foi construído culturalmente, que nasceu com instinto sexual, que não nega fogo, nem que seja com a “ovelha lá próximo a porteira”.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2024-02-05T11:43:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2024-02-05
2024-02-05T11:43:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Gilvânia Luna da; ARAÚJO, Eronides Câmara de. Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2517-2524. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301
identifier_str_mv SILVA, Gilvânia Luna da; ARAÚJO, Eronides Câmara de. Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2517-2524. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/1/HOMEM%2C+N%C3%83O+%E2%80%9CNEGA+FOGO%E2%80%9D%2C+VAI+NEM+QUE+SEJA+COM+A+OVELHA...+NA+PORTEIRA+-+EVENTO+II+COLOQUIO+INT.+DE+HIST%C3%93RIA+GT+18+2010..pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65ace
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396921656606720