Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301 |
Resumo: | Nossa pesquisa trata de discutir a prática da sexualidade de homens com animais, problematizando como uma prática sexual socialmente ilegítima, mas aceita pelo universo masculino, refletindo os ‘lugares ‘ hierárquicos de gêneros. Essa pesquisa está sendo discutidas, com base nas falas dos nossos entrevistados, através de suas memórias, que dão vida às histórias de experiências de homens que vivenciaram efetivamente contatos sexuais com animais, no campo, nos currais, próximos as porteiras e também, da literatura que trata do tema. Percebemos através de suas narrativas que as identidades masculinas, sexuais e de gênero, são construídas historicamente e culturalmente por vários discursos. Os entrevistados destacam os homens que fazem sexo com animais como detentores de várias identidades, sendo elas, “relacional” conforme afirma, Tomaz Tadeu da Silva, Vejamos a fala de um dos nossos entrevistados: “Existe muito...homem solteiro, casado de toda qualidade ...que faz sexo com porco, porca, cachorro, galinha e tudo...porque você sabe! homem que ta sozinho precisando se aliviar, ai procura essas coisas mesmo até bicho bruto!”.Portanto de acordo ao que define Tomaz Tadeu da Silva : “A identidade tampouco é homogenia, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade é uma construção, um efeito, um ato performativo. A identidade é instável contraditória, fragmentada, inconsciente, inacabada” (p:96). Portanto este homem que vive e convive no campo, nas esquinas, nas cidades, cuidando dos animais, dentro dos currais, suas vidas, suas emoções, suas atitudes sexuais, vão de encontro parcialmente ao que discute Albuquerque Jr: ”O desejo masculino de fecundar, de penetrar, de conquistar, de vencer, subjugar, de dominar, parece ser o princípio ordenador do “próprio social” (P;13). Indo em desencontro ao discurso histórico e cultural, voltado a figura do homem masculino, “macho”, tido como viril e corajoso como já colocara também Albuquerque Junior em seu artigo :”Ser cabra macho”, requer ser destemido, forte, valente e corajoso”(p:3); Através das falas destes homens, é possível indicar que as práticas sexuais com animais são representações do lugar de macho como foi construído culturalmente, que nasceu com instinto sexual, que não nega fogo, nem que seja com a “ovelha lá próximo a porteira”. |
id |
UFCG_5c1c809ea6e9f719505a370a16f60854 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34301 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Submitted by Élida Maeli Fernandes Quirino (maely_sax@hotmail.com) on 2024-02-05T11:43:34Z No. of bitstreams: 1 HOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdf: 128478 bytes, checksum: 395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65ace (MD5)Made available in DSpace on 2024-02-05T11:43:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 HOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdf: 128478 bytes, checksum: 395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65ace (MD5) Previous issue date: 2010Nossa pesquisa trata de discutir a prática da sexualidade de homens com animais, problematizando como uma prática sexual socialmente ilegítima, mas aceita pelo universo masculino, refletindo os ‘lugares ‘ hierárquicos de gêneros. Essa pesquisa está sendo discutidas, com base nas falas dos nossos entrevistados, através de suas memórias, que dão vida às histórias de experiências de homens que vivenciaram efetivamente contatos sexuais com animais, no campo, nos currais, próximos as porteiras e também, da literatura que trata do tema. Percebemos através de suas narrativas que as identidades masculinas, sexuais e de gênero, são construídas historicamente e culturalmente por vários discursos. Os entrevistados destacam os homens que fazem sexo com animais como detentores de várias identidades, sendo elas, “relacional” conforme afirma, Tomaz Tadeu da Silva, Vejamos a fala de um dos nossos entrevistados: “Existe muito...homem solteiro, casado de toda qualidade ...que faz sexo com porco, porca, cachorro, galinha e tudo...porque você sabe! homem que ta sozinho precisando se aliviar, ai procura essas coisas mesmo até bicho bruto!”.Portanto de acordo ao que define Tomaz Tadeu da Silva : “A identidade tampouco é homogenia, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade é uma construção, um efeito, um ato performativo. A identidade é instável contraditória, fragmentada, inconsciente, inacabada” (p:96). Portanto este homem que vive e convive no campo, nas esquinas, nas cidades, cuidando dos animais, dentro dos currais, suas vidas, suas emoções, suas atitudes sexuais, vão de encontro parcialmente ao que discute Albuquerque Jr: ”O desejo masculino de fecundar, de penetrar, de conquistar, de vencer, subjugar, de dominar, parece ser o princípio ordenador do “próprio social” (P;13). Indo em desencontro ao discurso histórico e cultural, voltado a figura do homem masculino, “macho”, tido como viril e corajoso como já colocara também Albuquerque Junior em seu artigo :”Ser cabra macho”, requer ser destemido, forte, valente e corajoso”(p:3); Através das falas destes homens, é possível indicar que as práticas sexuais com animais são representações do lugar de macho como foi construído culturalmente, que nasceu com instinto sexual, que não nega fogo, nem que seja com a “ovelha lá próximo a porteira”.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilHistória.Sexualidade de homensZoofilia - homensHomens com animais - sexualidadeSexo homens com animaisGêneroIdentidades masculinas sexuaisPráticas sexuais com animais - homensMen's sexualityZoophilia - menMen with animals - sexualitySex men with animalsGenderSexual masculine identitiesSexual practices with animals - men2Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira.Man, don’t “deny fire”, go even if it’s with the sheep… at the gate.20102024-02-05T11:43:34Z2024-02-052024-02-05T11:43:34Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301SILVA, Gilvânia Luna da; ARAÚJO, Eronides Câmara de. Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2517-2524. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSILVA, Gilvânia Luna da.ARAÚJO, Eronides Câmara de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALHOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfHOMEM, NÃO “NEGA FOGO”, VAI NEM QUE SEJA COM A OVELHA... NA PORTEIRA - EVENTO II COLOQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 18 2010..pdfapplication/pdf128478http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/1/HOMEM%2C+N%C3%83O+%E2%80%9CNEGA+FOGO%E2%80%9D%2C+VAI+NEM+QUE+SEJA+COM+A+OVELHA...+NA+PORTEIRA+-+EVENTO+II+COLOQUIO+INT.+DE+HIST%C3%93RIA+GT+18+2010..pdf395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65aceMD51riufcg/343012024-02-05 08:43:58.621oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:41:49.342544Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Man, don’t “deny fire”, go even if it’s with the sheep… at the gate. |
title |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. |
spellingShingle |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. SILVA, Gilvânia Luna da. História. Sexualidade de homens Zoofilia - homens Homens com animais - sexualidade Sexo homens com animais Gênero Identidades masculinas sexuais Práticas sexuais com animais - homens Men's sexuality Zoophilia - men Men with animals - sexuality Sex men with animals Gender Sexual masculine identities Sexual practices with animals - men |
title_short |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. |
title_full |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. |
title_fullStr |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. |
title_full_unstemmed |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. |
title_sort |
Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. |
author |
SILVA, Gilvânia Luna da. |
author_facet |
SILVA, Gilvânia Luna da. ARAÚJO, Eronides Câmara de. |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, Eronides Câmara de. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Gilvânia Luna da. ARAÚJO, Eronides Câmara de. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
História. |
topic |
História. Sexualidade de homens Zoofilia - homens Homens com animais - sexualidade Sexo homens com animais Gênero Identidades masculinas sexuais Práticas sexuais com animais - homens Men's sexuality Zoophilia - men Men with animals - sexuality Sex men with animals Gender Sexual masculine identities Sexual practices with animals - men |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sexualidade de homens Zoofilia - homens Homens com animais - sexualidade Sexo homens com animais Gênero Identidades masculinas sexuais Práticas sexuais com animais - homens Men's sexuality Zoophilia - men Men with animals - sexuality Sex men with animals Gender Sexual masculine identities Sexual practices with animals - men |
description |
Nossa pesquisa trata de discutir a prática da sexualidade de homens com animais, problematizando como uma prática sexual socialmente ilegítima, mas aceita pelo universo masculino, refletindo os ‘lugares ‘ hierárquicos de gêneros. Essa pesquisa está sendo discutidas, com base nas falas dos nossos entrevistados, através de suas memórias, que dão vida às histórias de experiências de homens que vivenciaram efetivamente contatos sexuais com animais, no campo, nos currais, próximos as porteiras e também, da literatura que trata do tema. Percebemos através de suas narrativas que as identidades masculinas, sexuais e de gênero, são construídas historicamente e culturalmente por vários discursos. Os entrevistados destacam os homens que fazem sexo com animais como detentores de várias identidades, sendo elas, “relacional” conforme afirma, Tomaz Tadeu da Silva, Vejamos a fala de um dos nossos entrevistados: “Existe muito...homem solteiro, casado de toda qualidade ...que faz sexo com porco, porca, cachorro, galinha e tudo...porque você sabe! homem que ta sozinho precisando se aliviar, ai procura essas coisas mesmo até bicho bruto!”.Portanto de acordo ao que define Tomaz Tadeu da Silva : “A identidade tampouco é homogenia, definitiva, acabada, idêntica, transcendental. Por outro lado, podemos dizer que a identidade é uma construção, um efeito, um ato performativo. A identidade é instável contraditória, fragmentada, inconsciente, inacabada” (p:96). Portanto este homem que vive e convive no campo, nas esquinas, nas cidades, cuidando dos animais, dentro dos currais, suas vidas, suas emoções, suas atitudes sexuais, vão de encontro parcialmente ao que discute Albuquerque Jr: ”O desejo masculino de fecundar, de penetrar, de conquistar, de vencer, subjugar, de dominar, parece ser o princípio ordenador do “próprio social” (P;13). Indo em desencontro ao discurso histórico e cultural, voltado a figura do homem masculino, “macho”, tido como viril e corajoso como já colocara também Albuquerque Junior em seu artigo :”Ser cabra macho”, requer ser destemido, forte, valente e corajoso”(p:3); Através das falas destes homens, é possível indicar que as práticas sexuais com animais são representações do lugar de macho como foi construído culturalmente, que nasceu com instinto sexual, que não nega fogo, nem que seja com a “ovelha lá próximo a porteira”. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2024-02-05T11:43:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2024-02-05 2024-02-05T11:43:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Gilvânia Luna da; ARAÚJO, Eronides Câmara de. Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2517-2524. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301 |
identifier_str_mv |
SILVA, Gilvânia Luna da; ARAÚJO, Eronides Câmara de. Homem, não “nega fogo”, vai nem que seja com a ovelha… na porteira. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 18: Identidade e alteridade: sensibilidades e subjetividades no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 2517-2524. ISSN: 2179 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34301 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/34301/1/HOMEM%2C+N%C3%83O+%E2%80%9CNEGA+FOGO%E2%80%9D%2C+VAI+NEM+QUE+SEJA+COM+A+OVELHA...+NA+PORTEIRA+-+EVENTO+II+COLOQUIO+INT.+DE+HIST%C3%93RIA+GT+18+2010..pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 395d3f8449f6fc58bd6f69d6c1f65ace |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1803396921656606720 |