Formação dos preços de venda: uma investigação da influência dos custos nas indústrias alimentícias do setor de laticínio na cidade de Sousa – PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: VIANA, Renato Alex Lima.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16657
Resumo: Nas últimas décadas ocorreram várias mudanças nas estratégias e práticas gerenciais das empresas brasileiras, ocasionadas pela concorrência de um mercado globalizado e, direcionadas pela gestão da contabilidade de custos. Nesse sentido, entende-se que os custos possuem importância fundamental na geração dos Preços de Venda, tornando possível verificar a obtenção de lucro. Assim, o objetivo geral desse estudo é o de verificar a relação dos custos com a metodologia para a formação do preço de venda nas indústrias alimentícias do setor de lacticínio da cidade de Sousa – PB. Classificando o estudo como bibliográfico, descritivo e pesquisa de campo, realizou-se uma entrevista com os gestores das empresas. Conforme a análise, a maioria das empresas respondeu que formam seus preços de vendas baseados nos seus custos (fixos e variáveis), considerando ainda a criação desse valor em cima do seu lucro desejado (margem de 45%). Todavia, se o preço do mercado estiver inferior ao da empresa, os gestores buscam alternativas para equiparar os mesmos, reduzindo sua margem de lucro. Destarte, entende-se que essas organizações utilizam-se do método custo-meta na formação do preço de venda. As informações geradas pela contabilidade são incompletas no que se trata da apuração e metodologia dos custos apropriados. Foi verificada pouca participação do contador em gerar informações gerenciais. Neste sentido, os gestores não estão buscando profissionalização para obtenção de novas práticas gerenciais.
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Assim, o objetivo geral desse estudo é o de verificar a relação dos custos com a metodologia para a formação do preço de venda nas indústrias alimentícias do setor de lacticínio da cidade de Sousa – PB. Classificando o estudo como bibliográfico, descritivo e pesquisa de campo, realizou-se uma entrevista com os gestores das empresas. Conforme a análise, a maioria das empresas respondeu que formam seus preços de vendas baseados nos seus custos (fixos e variáveis), considerando ainda a criação desse valor em cima do seu lucro desejado (margem de 45%). Todavia, se o preço do mercado estiver inferior ao da empresa, os gestores buscam alternativas para equiparar os mesmos, reduzindo sua margem de lucro. Destarte, entende-se que essas organizações utilizam-se do método custo-meta na formação do preço de venda. As informações geradas pela contabilidade são incompletas no que se trata da apuração e metodologia dos custos apropriados. Foi verificada pouca participação do contador em gerar informações gerenciais. Neste sentido, os gestores não estão buscando profissionalização para obtenção de novas práticas gerenciais.In recent decades there were several changes in the strategies and management practices of Brazilian firms, occasioned by the competition of a globalised market and, directed by the management of cost accounting. In this sense, it is considered that the costs have fundamental importance in the generation of sales prices, making it possible to check the profit. Thus, the aim of this study is to identify the methodology adopted by the food industry, the dairy product sector of the city of Sousa – PB, is formed the selling price of the products and their relationship with the costs defendants by their activities. Sorting the study as bibliographic descriptive and field research, held an interview with the managers of the companies. The majority of companies in analysis, replied that form its sales prices based on their costs (fixed and variable), whereas even the creation of this value on top of your desired profit (margin of 45%). However, if the market price is lower than the company's managers seek alternatives to equate them, reducing their profit margin, it means that these organizations are used the cost method in the target price formation sale. It is believed that the information generated by the accounts department are incomplete in that it is the determination of the costs and an appropriate method of accounting, as well as due to the low participation of the meter to generate more information that can help managers in their decision-making processes. It was also identified in the analysis that the companies are not looking for professionalism on the part of their managers in order to obtain an adoption of management practices more efficient, and the use of costing methods, and consider the market in which the company operates, because only then, It is impossible to form a fair and reasonable price for the product.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSUFCGMELO, Janaina Ferreira Marques de.MELO, J. F. M.http://lattes.cnpq.br/3911525923489278CIRNE, Gianinni Martins Pereira.CIRNE, G. M. P.http://lattes.cnpq.br/3631912160699084SAMPAIO, Francisco Jean Carlos de Sousa.SAMPAIO, F. J. C. S.LEMENHE, Flávio.LEMENHE, F.VIANA, Renato Alex Lima.2013-04-192020-12-11T17:30:08Z2020-12-112020-12-11T17:30:08Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/16657VIANA, Renato Alex Lima. 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