Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SOUSA, Daniela Teixeira de., SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
Resumo: A dinâmica realizada pelas empresas para a fixação ou alteração do preço de venda de um produto pode acarretar em um crescimento, numa diminuição ou até mesmo na interrupção do consumo desses produtos. As micro e pequenas empresas encontram grandes dificuldades para a determinação do preço de venda final de seus bens e serviços, e acabam por implementar os mesmos preços praticados pelos seus concorrentes, sem levarem em consideração seus custos. Desse modo, esse estudo objetiva identificar a taxa mark-up ideal que permita a empresa um alcance de lucratividade desejado e compara-lo com o atualmente praticado. Para tanto, foi realizado um levantamento de todos os gastos e custos mensais de aquisição dos produtos, para chegar aos valores dos custos dos produtos. Os produtos foram agrupados em famílias e rateados a partir dos seus respectivos faturamentos. A partir dos resultados pode-se observar que a política atual de formação do preço de venda adotado pela empresa ocorre de forma arbitrária e que ela não consegue atingir o lucro desejado, no entanto, observou- se que o percentual adotado consegue cobrir os custos totais, porém com baixa taxa de lucratividade.
id UFCG_ac7fa1410f6aa01657780990bef122d3
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/30290
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Renata Cardoso (renaatachaves97@hotmail.com) on 2023-06-15T16:09:11Z No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 134366 bytes, checksum: 4293d1474d5a9057eae51f5d6cea9b83 (MD5)Made available in DSpace on 2023-06-15T16:09:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdf: 134366 bytes, checksum: 4293d1474d5a9057eae51f5d6cea9b83 (MD5) Previous issue date: 2017A dinâmica realizada pelas empresas para a fixação ou alteração do preço de venda de um produto pode acarretar em um crescimento, numa diminuição ou até mesmo na interrupção do consumo desses produtos. As micro e pequenas empresas encontram grandes dificuldades para a determinação do preço de venda final de seus bens e serviços, e acabam por implementar os mesmos preços praticados pelos seus concorrentes, sem levarem em consideração seus custos. Desse modo, esse estudo objetiva identificar a taxa mark-up ideal que permita a empresa um alcance de lucratividade desejado e compara-lo com o atualmente praticado. Para tanto, foi realizado um levantamento de todos os gastos e custos mensais de aquisição dos produtos, para chegar aos valores dos custos dos produtos. Os produtos foram agrupados em famílias e rateados a partir dos seus respectivos faturamentos. A partir dos resultados pode-se observar que a política atual de formação do preço de venda adotado pela empresa ocorre de forma arbitrária e que ela não consegue atingir o lucro desejado, no entanto, observou- se que o percentual adotado consegue cobrir os custos totais, porém com baixa taxa de lucratividade.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Empresa de informáticaEstudo de casoFormação do preço de vendaPreço de vendas - formaçãoFixação de preços de vendasTaxa mark-upMétodos de custeioCusteioIT companyCase studySales price formationSales price - trainingSales price fixingMark-up rateCosting methodsCosting5Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.Analysis of sales price formation: case study in a computer company.20172023-06-15T16:09:11Z2023-06-152023-06-15T16:09:11Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro; SOUSA, Daniela Teixeira de; SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz; CAMPELO FILHO, Eulálio Gomes. Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporOLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.SOUSA, Daniela Teixeira de.SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30290/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdfANÁLISE DA FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA - ANAIS V SIMEP ARTIGO 2017.pdfapplication/pdf134366http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30290/1/AN%C3%81LISE+DA+FORMA%C3%87%C3%83O+DO+PRE%C3%87O+DE+VENDA+-+ANAIS+V+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf4293d1474d5a9057eae51f5d6cea9b83MD51riufcg/302902023-11-29 08:55:01.975oai:localhost:riufcg/30290Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:36:31.383410Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Analysis of sales price formation: case study in a computer company.
title Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
spellingShingle Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.
Engenharia de Produção.
Empresa de informática
Estudo de caso
Formação do preço de venda
Preço de vendas - formação
Fixação de preços de vendas
Taxa mark-up
Métodos de custeio
Custeio
IT company
Case study
Sales price formation
Sales price - training
Sales price fixing
Mark-up rate
Costing methods
Costing
title_short Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
title_full Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
title_fullStr Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
title_full_unstemmed Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
title_sort Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.
author OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.
author_facet OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.
SOUSA, Daniela Teixeira de.
SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz.
author_role author
author2 SOUSA, Daniela Teixeira de.
SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.
SOUSA, Daniela Teixeira de.
SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
Empresa de informática
Estudo de caso
Formação do preço de venda
Preço de vendas - formação
Fixação de preços de vendas
Taxa mark-up
Métodos de custeio
Custeio
IT company
Case study
Sales price formation
Sales price - training
Sales price fixing
Mark-up rate
Costing methods
Costing
dc.subject.por.fl_str_mv Empresa de informática
Estudo de caso
Formação do preço de venda
Preço de vendas - formação
Fixação de preços de vendas
Taxa mark-up
Métodos de custeio
Custeio
IT company
Case study
Sales price formation
Sales price - training
Sales price fixing
Mark-up rate
Costing methods
Costing
description A dinâmica realizada pelas empresas para a fixação ou alteração do preço de venda de um produto pode acarretar em um crescimento, numa diminuição ou até mesmo na interrupção do consumo desses produtos. As micro e pequenas empresas encontram grandes dificuldades para a determinação do preço de venda final de seus bens e serviços, e acabam por implementar os mesmos preços praticados pelos seus concorrentes, sem levarem em consideração seus custos. Desse modo, esse estudo objetiva identificar a taxa mark-up ideal que permita a empresa um alcance de lucratividade desejado e compara-lo com o atualmente praticado. Para tanto, foi realizado um levantamento de todos os gastos e custos mensais de aquisição dos produtos, para chegar aos valores dos custos dos produtos. Os produtos foram agrupados em famílias e rateados a partir dos seus respectivos faturamentos. A partir dos resultados pode-se observar que a política atual de formação do preço de venda adotado pela empresa ocorre de forma arbitrária e que ela não consegue atingir o lucro desejado, no entanto, observou- se que o percentual adotado consegue cobrir os custos totais, porém com baixa taxa de lucratividade.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-15T16:09:11Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-15
2023-06-15T16:09:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro; SOUSA, Daniela Teixeira de; SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz; CAMPELO FILHO, Eulálio Gomes. Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
identifier_str_mv OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro; SOUSA, Daniela Teixeira de; SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz; CAMPELO FILHO, Eulálio Gomes. Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 5., 2017, Joinville. Anais [...]. Joinville - SC: UDESC/UNIVILLE, 2017. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30290/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/30290/1/AN%C3%81LISE+DA+FORMA%C3%87%C3%83O+DO+PRE%C3%87O+DE+VENDA+-+ANAIS+V+SIMEP+ARTIGO+2017.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
4293d1474d5a9057eae51f5d6cea9b83
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396874663624704