Análise da formação do preço da venda: estudo de caso em uma empresa de informática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Brehno Narciso de Castro.
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: SOUSA, Daniela Teixeira de., SILVA, Maxwell Fernando de Sousa Cruz.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/30290
Resumo: A dinâmica realizada pelas empresas para a fixação ou alteração do preço de venda de um produto pode acarretar em um crescimento, numa diminuição ou até mesmo na interrupção do consumo desses produtos. As micro e pequenas empresas encontram grandes dificuldades para a determinação do preço de venda final de seus bens e serviços, e acabam por implementar os mesmos preços praticados pelos seus concorrentes, sem levarem em consideração seus custos. Desse modo, esse estudo objetiva identificar a taxa mark-up ideal que permita a empresa um alcance de lucratividade desejado e compara-lo com o atualmente praticado. Para tanto, foi realizado um levantamento de todos os gastos e custos mensais de aquisição dos produtos, para chegar aos valores dos custos dos produtos. Os produtos foram agrupados em famílias e rateados a partir dos seus respectivos faturamentos. A partir dos resultados pode-se observar que a política atual de formação do preço de venda adotado pela empresa ocorre de forma arbitrária e que ela não consegue atingir o lucro desejado, no entanto, observou- se que o percentual adotado consegue cobrir os custos totais, porém com baixa taxa de lucratividade.
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