Práticas de curas e benzedeiras e suas representações: o caso do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Naidilene Teófilo da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4980
Resumo: O presente trabalho aborda a atuação dos(as) benzedeiros(as) no distrito de Santa Luzia do Cariri- PB a partir de uma perspectiva cuja atenção está voltada para compreendermos como estas práticas de rituais de cura estão sendo realizadas através das(os) benzedeiras(os) daquele lugar. Foram nossos interesses específicos: identificar a história do lugar para que possamos situar temporalmente e espacialmente os nossos sujeitos, procurando identificar uma possível relação das práticas culturais desses como resultado das marcas de continuidade das expressões culturais dos povos originários que habitaram a microrregião do Cariri paraibano; analisar as práticas da benzedura de mulheres e homem de Santa Luzia do Cariri enquanto resultado de um contínuo e dinâmico processo de acúmulo de saber popular, destacando como são constituídos os seus diversos rituais de curas mágico-religiosas e os elementos simbólicos utilizados nas suas realizações, bem como identificarmos quais são as principais doenças e práticas curativas presentes em nosso lócus de pesquisa; e pesquisar alguns discursos que se elaboram sobre as benzedeiras, destacando como no mundo ocidental os mesmos foram apresentados dentro de um quadro de continuidades e descontinuidades, e, especificamente, focando nas enunciações discursivas do padre e do médico do lugar no sentido de perceber quais representações esses dois sujeitos detentores dos saberes religioso e científico, respectivamente, reservam para as rezadeiras. Buscamos aporte teórico no campo da História Cultural, em especial nas articulações de Thompson (1998) e Chartier (1990). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia geral e a memória de velhos. Os estudos realizados permitiram compreender que esse universo de cura envolve a participação efetiva de mulheres e homens com histórias e vivências diversificadas, mas que se assemelham pela simplicidade e dificuldades experienciadas. Todos são unanimes em afirmarem pertencentes à religião católica, apesar de eles estarem a margem da religião institucionalizada e exercem suas funções de forma independente estabelecendo suas próprias regras de ordenamento em suas práticas de cura. São as benzedeiras (os) culturalmente caracterizadas por serem portadoras de um poder especial, capazes de controlar o desequilíbrio físico, emocional e espiritual por meio de benzeção. Por fim, compreendemos o posicionamento da Igreja Católica e do saber médico científico sobre essas práticas, haja vista que é impossível pensar a benzedura separada desses dois discursos.
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Foram nossos interesses específicos: identificar a história do lugar para que possamos situar temporalmente e espacialmente os nossos sujeitos, procurando identificar uma possível relação das práticas culturais desses como resultado das marcas de continuidade das expressões culturais dos povos originários que habitaram a microrregião do Cariri paraibano; analisar as práticas da benzedura de mulheres e homem de Santa Luzia do Cariri enquanto resultado de um contínuo e dinâmico processo de acúmulo de saber popular, destacando como são constituídos os seus diversos rituais de curas mágico-religiosas e os elementos simbólicos utilizados nas suas realizações, bem como identificarmos quais são as principais doenças e práticas curativas presentes em nosso lócus de pesquisa; e pesquisar alguns discursos que se elaboram sobre as benzedeiras, destacando como no mundo ocidental os mesmos foram apresentados dentro de um quadro de continuidades e descontinuidades, e, especificamente, focando nas enunciações discursivas do padre e do médico do lugar no sentido de perceber quais representações esses dois sujeitos detentores dos saberes religioso e científico, respectivamente, reservam para as rezadeiras. Buscamos aporte teórico no campo da História Cultural, em especial nas articulações de Thompson (1998) e Chartier (1990). O método de procedimento utilizado foi o da pesquisa qualitativa (MINAYO, 1994) e a coleta de dados foi feita através de consulta a uma bibliografia geral e a memória de velhos. Os estudos realizados permitiram compreender que esse universo de cura envolve a participação efetiva de mulheres e homens com histórias e vivências diversificadas, mas que se assemelham pela simplicidade e dificuldades experienciadas. Todos são unanimes em afirmarem pertencentes à religião católica, apesar de eles estarem a margem da religião institucionalizada e exercem suas funções de forma independente estabelecendo suas próprias regras de ordenamento em suas práticas de cura. São as benzedeiras (os) culturalmente caracterizadas por serem portadoras de um poder especial, capazes de controlar o desequilíbrio físico, emocional e espiritual por meio de benzeção. Por fim, compreendemos o posicionamento da Igreja Católica e do saber médico científico sobre essas práticas, haja vista que é impossível pensar a benzedura separada desses dois discursos.The present work deals with the performance of the benzedeiras in the district of Santa Luzia do Cariri - PB from a perspective whose attention is focused on understanding how these practices of healing rituals are being performed through the healers of that place. Our specific interests were: to identify the history of the place so that we can temporarily and spatially situate our subjects, trying to identify a possible relation of the cultural practices of these as a result of the marks of continuity of the cultural expressions of the original peoples who inhabited the micro-region of Cariri Paraíba; to analyze the practices of the women and men of Santa Luzia do Cariri as a result of a continuous and dynamic process of accumulation of popular knowledge, highlighting how they are constituted their diverse rituals of magico-religious cures and the symbolic elements used in their achievements, as well as identify which are the main diseases and healing practices present in our research locus; and to research some speeches that are elaborated on the benzedeiras, highlighting how in the Western world they were presented within a framework of continuities and discontinuities, and, specifically, focusing on the discursive utterances of the priest and the doctor of the place in the sense of perceiving which representations these two subjects who hold religious and scientific knowledge, respectively, reserve for the mourners. We seek theoretical input in the field of Cultural History, especially in the articulations of Thompson (1998) and Chartier (1990). The method used was qualitative research (MINAYO, 1994) and the data collection was done through consultation of a general bibliography and the memory of old people. The studies made it possible to understand that this universe of healing involves the effective participation of women and men with diverse histories and experiences, but which resemble the simplicity and difficulties experienced. All are unanimous in asserting that they belong to the Catholic religion, although they are at the margin of institutionalized religion and perform their functions independently by establishing their own rules of order in their healing practices. They are the culturally characterized by their special power, able to control the physical, emotional and spiritual imbalance through blessing. Finally, we understand the position of the Catholic Church and the scientific medical knowledge about these practices, since it is impossible to think of the separate validation of these two discourses.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.CAVALCANTE NETO, F. T.http://lattes.cnpq.br/4641855432861816SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.SILVA, Naidilene Teófilo da.2017-09-212019-07-22T12:29:56Z2019-07-222019-07-22T12:29:56Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2017.tccartigo.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4980SILVA, Naidilene Teófilo da. Práticas de curas e benzedeiras e suas representações: o caso do distrito de Santa Luzia do Cariri-PB. 2017. 73f. 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