Crianças e experiências brincantes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola no campo.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29417 |
Resumo: | Esta dissertação apresenta como objeto de estudo as experiências brincantes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola no campo. A pesquisa de qual resulta a dissertação insere-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), sendo vinculada à linha 2, “Práticas educativas e diversidade” e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (GRÃO/DGP-CNPq). O termo experiências brincantes refere-se às ações e vivências brincantes livres e espontâneas das crianças, experimentadas na relação com os brinquedos e as brincadeiras, com os seus pares e com os aspectos que constituem, na especificidade de nossa pesquisa, o contexto escolar no campo. A investigação insere-se no âmbito dos Novos Estudos da Infância e da Criança, dialogando com o Paradigma da Educação do Campo. Objetivamos analisar como as experiências brincantes são vivenciadas por crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental e percebidas pelas professoras dessa etapa educacional em uma escola no campo. Para tanto, delimitamos como objetivos específicos: a) Conhecer as experiências brincantes vivenciadas por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; b) Compreender a relação entre essas experiências e o contexto escolar no campo; c) Identificar a percepção de professoras dos anos iniciais sobre as experiências brincantes das crianças. A investigação apresenta abordagem qualitativa e caracteriza-se como sendo de natureza explicativa, desenvolvida em duas etapas: a primeira exploratória, a segunda uma pesquisa de campo. Nosso lócus investigativo foi uma escola situada numa comunidade rural do município de Arara-PB, e os participantes da pesquisa são crianças e adolescentes que frequentavam a escola no ano de 2017 e as três professoras que atualmente lecionam nessa etapa na referida instituição. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de triangulação de dados. Em nosso trabalho, refletimos como a noção de diversidade, característica dos Novos Estudos da Infância e da Educação do Campo, ainda não contempla verdadeiramente toda a pluralidade de experiências infantis vinculadas a territórios campesinos, fato que evidencia a relevância de nossa proposta investigativa ao pesquisar, apresentar e discutir características das infâncias do sítio, os brincares de um grupo formado por crianças e adolescentes de uma realidade local e particular, ainda pouco conhecida. Ao concluir nosso trabalho, percebemos que as crianças e os adolescentes que frequentavam os anos iniciais do ensino fundamental gostavam de brincar e conseguiam criar tempos e espaços para vivenciarem suas experiências brincantes. As professoras, por sua vez, identificaram e afirmaram que os sujeitos brincavam e gostavam de brincar na escola, que costumavam inventar brinquedos (principalmente os maiores, que frequentavam o 4o e 5o anos) e que tinham uma preferência por brincar juntos, coletivamente, de brincadeiras de “antigamente”, como a roda e a bolinha de gude. |
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Crianças e experiências brincantes nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola no campo.Children and playful experiences in the early years of elementary school in a rural school.Niños y experiencias lúdicas en los primeros años de primaria en una escuela rural.Ensino fundamentalEducaçãoEnsino fundamental - anos iniciaisExperiências brincantesEscola no campoPráticas educativasElementary SchoolEducationElementary education - early yearsPlayful experiencesSchool in the countrysideEducational practicesEnseñanza fundamentalEducaciónEducación primaria - primeros añosExperiencias lúdicasEscuela en el campoPrácticas educativasEducaçãoEsta dissertação apresenta como objeto de estudo as experiências brincantes de crianças dos anos iniciais do ensino fundamental de uma escola no campo. A pesquisa de qual resulta a dissertação insere-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), sendo vinculada à linha 2, “Práticas educativas e diversidade” e ao Grupo de Estudos e Pesquisas Infâncias, Educação Infantil e Contextos Plurais (GRÃO/DGP-CNPq). O termo experiências brincantes refere-se às ações e vivências brincantes livres e espontâneas das crianças, experimentadas na relação com os brinquedos e as brincadeiras, com os seus pares e com os aspectos que constituem, na especificidade de nossa pesquisa, o contexto escolar no campo. A investigação insere-se no âmbito dos Novos Estudos da Infância e da Criança, dialogando com o Paradigma da Educação do Campo. Objetivamos analisar como as experiências brincantes são vivenciadas por crianças que frequentam os anos iniciais do ensino fundamental e percebidas pelas professoras dessa etapa educacional em uma escola no campo. Para tanto, delimitamos como objetivos específicos: a) Conhecer as experiências brincantes vivenciadas por crianças dos anos iniciais do ensino fundamental; b) Compreender a relação entre essas experiências e o contexto escolar no campo; c) Identificar a percepção de professoras dos anos iniciais sobre as experiências brincantes das crianças. A investigação apresenta abordagem qualitativa e caracteriza-se como sendo de natureza explicativa, desenvolvida em duas etapas: a primeira exploratória, a segunda uma pesquisa de campo. Nosso lócus investigativo foi uma escola situada numa comunidade rural do município de Arara-PB, e os participantes da pesquisa são crianças e adolescentes que frequentavam a escola no ano de 2017 e as três professoras que atualmente lecionam nessa etapa na referida instituição. Para analisar os dados, utilizamos a técnica de triangulação de dados. Em nosso trabalho, refletimos como a noção de diversidade, característica dos Novos Estudos da Infância e da Educação do Campo, ainda não contempla verdadeiramente toda a pluralidade de experiências infantis vinculadas a territórios campesinos, fato que evidencia a relevância de nossa proposta investigativa ao pesquisar, apresentar e discutir características das infâncias do sítio, os brincares de um grupo formado por crianças e adolescentes de uma realidade local e particular, ainda pouco conhecida. Ao concluir nosso trabalho, percebemos que as crianças e os adolescentes que frequentavam os anos iniciais do ensino fundamental gostavam de brincar e conseguiam criar tempos e espaços para vivenciarem suas experiências brincantes. As professoras, por sua vez, identificaram e afirmaram que os sujeitos brincavam e gostavam de brincar na escola, que costumavam inventar brinquedos (principalmente os maiores, que frequentavam o 4o e 5o anos) e que tinham uma preferência por brincar juntos, coletivamente, de brincadeiras de “antigamente”, como a roda e a bolinha de gude.This dissertation presents, as an object of study, the playing experiences of children from the first grade of a rural elementary school. The research is part of the Postgraduate Program in Education from Federal University of Campinha Grande (PPGEd/UFCG), and it’s linked to the line of research 2 (Educational Practices and Diversity) and to the Children Studies and Researches Group, Early Childhood Education and Plural Contexts (GRÃO/DGP-CNPq). The term “Playing Experiences” refers to actions and free and spontaneous playing lives of children, experimented in their relationship with toys and playing moments, joined by their schoolmates and inserted in the aspects that contribute, on the specificity of our study, the scholar context in rural zone. The research is based on the New Childhood and Child Studies, dialoguing with the Rural Education Paradigm. We aim to analyze how the playing experiences are lived by children from the first grade of an elementary rural school and what is the point of view of their teacher about these same experiences. For this, we choose the following specific objectives: a) to know the playing experiences of children from the first grade of an elementary rural school; b) to comprehend the relationship between these experiences and scholar context on rural zone; c) to identify the perception of teachers that are working in the first grade about the playing experiences of children. The research is classified as a qualitative and explicative study, and it was developed in two steps: the first one, exploratory, and, the second one, exploratory and field research. The lócus where we did the investigation was a school situated in a rural community in the small city of Arara, in Paraíba state, in Brazil. The participants of the study were children and teenagers that attended the school in the year of 2017, and the three teachers that currently teach in the first grade at the abovementioned institution. To analyze the database, we used the Triangulation Database Technique. In our study, we reflected about how the notion of diversity, a feature of the New Childhood and Rural Education Studies, doesn’t include, in a true way, all the plurality of children's experiences related to rural zones yet, which shows up the importance of our investigation by deciding to research, to present and to discuss the characteristics of the childhood in rural zone and the playing of a group formed by children and teenagers from a local and particular reality that’s still little-known. When we finished the study, we found that the children and the teenagers that attended the early years of such elementary school liked to play and could find time and spaces where they could live their playing experiences. The teachers, for their part, stated that the students used to like to play at the school, to invent toys (especially the ones from 4o and 5o degree) and to have the preference for playing old games together (circle time and marbles games).Esta disertación presenta como objeto de estudio las experiencias de juego de los niños de primeros años de primaria en una escuela rural. La búsqueda a partir de la cual La tesis es parte del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Campina Grande (PPGEd/UFCG), vinculándose a la línea 2, “Prácticas educativas y diversidad” y Grupo de Estudios e Investigación en Infancia, Educación Niños y Contextos Plurales (GRÃO/DGP-CNPq). El término experiencias lúdicas se refiere a a las acciones y experiencias lúdicas libres y espontáneas de los niños, vividas en la relación con juguetes y juegos, con sus pares y con los aspectos que constituyen, en especificidad de nuestra investigación, el contexto escolar en el campo. La investigación se enmarca dentro del alcance de los Nuevos Estudios de la Niñez y la Infancia, dialogando con el Paradigma de Educación de Campo. Nuestro objetivo fue analizar cómo se viven las experiencias de juego por los niños que cursan los primeros años de la escuela primaria y percibidos por los docentes de esta etapa educativa en una escuela rural. Por lo tanto, delimitamos como objetivos específicos: a) Conocer las experiencias de juego vividas por los niños de primeros años de la escuela primaria; b) Comprender la relación entre estas experiencias y la contexto escolar en el campo; c) Identificar la percepción de los docentes de los primeros años sobre la Experiencias de juegos infantiles. La investigación presenta un enfoque cualitativo y se caracteriza por ser de carácter explicativo, desarrollado en dos etapas: la primera exploratorio, el segundo una investigación de campo. Nuestro lugar de investigación fue una escuela ubicado en una comunidad rural del municipio de Arara-PB, y los participantes de la investigación son niños, niñas y adolescentes que asistieron a la escuela en 2017 y los tres maestros que actualmente imparte clases en esta etapa en dicha institución. Para analizar los datos, utilizamos el técnica de triangulación de datos. En nuestro trabajo, reflexionamos sobre cómo la noción de diversidad, característica de los Nuevos Estudios de Educación Infantil y Rural, aún no contempla realmente toda la pluralidad de experiencias infantiles vinculadas a los territorios campesinos, hecho que resalta la pertinencia de nuestra propuesta investigativa a la hora de indagar, presentar y discutir características de la infancia en el sitio, los juegos de un grupo formado por niños y adolescentes desde una realidad local y particular, aún poco conocida. Hacia concluir nuestro trabajo, nos dimos cuenta que los niños, niñas y adolescentes que asistieron a la primeros años de primaria les gustaba jugar y eran capaces de crear tiempos y espacios para compartir sus experiencias lúdicas. Los docentes, a su vez, identificaron y afirmaron que los sujetos jugaban y les gustaba jugar en la escuela, que solían inventar juguetes (principalmente los más grandes, que se usaban en 4º y 5º de primaria) y que tenían preferencia por jugar juntos, colectivamente, en juegos de “viejos tiempos”, como la rueda y la canica.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFCGLEAL, Fernanda de Lourdes Almeida.LEAL, F. L. A.LEAL, FERNANDA DE LOURDES ALMEIDA.http://lattes.cnpq.br/3903592587935367SILVA, Maria do Socorro.SANTOS, Sandro Vinícius Sales dos.SANTOS, S.V.S.SANTOS, SANDRO VINICIUS SALES DOS.SANTOS, S. V. 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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29417porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-04-19T11:57:29Zoai:localhost:riufcg/29417Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-04-19T11:57:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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