Ser criança e ter infância: uma análise a partir dos novos estudos sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Fernanda Lourenço de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5146
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal analisar as concepções de infância e criança na visão de professores de Educação Infantil da cidade de Aparecida-PB. A partir desse objetivo foram delineados outros quatro que deram mais especificidade ao nosso trabalho, os quais são: discutir as categorias de infância e criança a partir dos novos estudos sociais; investigar as concepções de professores acerca da infância e suas implicações na prática docente; compreender o lugar do brincar em meios aos processos de socialização na Educação Infantil, bem como refletir acerca da importância da formação inicial para um trabalho de qualidade na Educação Infantil. A pesquisa surgiu a partir do seguinte questionamento: quais são as concepções de criança e infância de professores da rede pública da cidade de Aparecida-PB, e o que isso implica na sua prática no âmbito da Educação Infantil? Na metodologia utilizamos a pesquisa qualitativa através de uma entrevista semiestruturada contendo cinco questões-temas. Os dados foram analisados a partir do procedimento de Análise Temática. Participaram da pesquisa quatro professoras da rede pública municipal da cidade de Aparecida-PB, com idade entre 30 e 50 anos. Os resultados dos dados coletados nos mostram que é comum vermos os termos criança e infância serem entendidos como possuindo o mesmo significado, de modo que é primordial que profissionais da educação saibam diferenciar essas concepções, para que realmente entendam a criança como ela é de fato, ou seja, como um ator social capaz de transformar o meio em que está inserida. E a infância como uma construção social, que é vivenciada de modo particular e individual por cada criança.
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